Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Trens turísticos

Trem do Corcovado
São João del Rei
Campos do Jordão
Ouro Preto - Mariana
Trem das Águas
Trem da Mantiqueira
Trem das Termas
Montanhas Capixabas
Barra do Rio Grande
Teleférico de Ubajara

Em projeto

Expresso Pai da Aviação
Trem ecoturístico da Mata Atlântica
Locomotiva Zezé Leone

Antigos trens turísticos

São Paulo - Santos
Cruzeiro - São Lourenço
Trem da Mata Atlântica
Trem dos Inconfidentes
Trem Curitiba - Lapa

Calendário 1987
VFCJ | Bitolinha | Lapa | Inconfidentes | Trem da Serra | Paranapiacaba
  

Trens de passageiros

Vitória - Belo Horizonte
São Luís - Parauapebas

Antigos trens de passageiros

Xangai
Barrinha
Expresso da Mantiqueira
Barra Mansa a Lavras
Trem de Prata
Trem Húngaro
Automotrizes Budd
Litorinas Fiat
Cruzeiro do Sul
Trem Farroupilha
Trem de aço da Paulista

Plataforma de embarque: 1995

Trens turísticos e passeios ferroviários
Trens de passageiros
Museus ferroviários
Maquetes ferroviárias
Eventos

  

Ferreoclipping

• Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016

• Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016

• Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015

• Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015

• EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015

  

Legislação

• Estrutura da Valec - Decreto 8.134, de 28 Out. 2013

• “Open access” e atuação da Valec - Decreto 8.129, de 23 Out. 2013

• Sistema Nacional de Viação - Lei 12.379, de 6 Jan. 2011

• Aviso RFFSA - Trens turísticos - 7 Out. 1992

Moedas | Medidas
  

Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

   

Para uma história do ferreomodelismo
Centro-Oeste nº 80
1º de Julho de 1993

Flavio R. Cavalcanti - 29 Set. 2015

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Ferreomodelismo

  • A operação da mini-ferrovia live-steam (Arnaldo Bottan)
  • Lionel em Juiz de Fora (Hugo Caramuru)

Maquetismo

Ferreomodelo

Pátios & Fotos

  • Cruzamento na Luz (J. E. Buzelin)
  • Vagão PES coberto (Kelso Médici)
  • Locomotivas n° 806 VFRGS e n° 12 EFBM (J.-M. Marmy)
  • Russa 2-D+D-2 da Fepasa (J.-M. Marmy)

Protótipo

Quadro de Avisos

Cruzeiro - Em 7 Jun., o prefeito de Cruzeiro recebeu da RFFSA a confirmação da viagem inaugural do trem turístico para São Lourenço em 26 Jun., a menos de 3 semanas. O trem terá prazo de 90 dias para dar retorno econômico.

De acordo com o jornal Vale Paraibano de 9 Jun., até o dia 26, funcionários das prefeituras conveniadas — Cruzeiro, Passa-Quatro, Itanhandu, Pouso Alto, São Sebastião do Rio Verde e São Lourenço — trabalhariam para limpar e restaurar as estações do trecho.

As prefeituras têm 90 dias para promover — e conseguir — a demanda de passageiros, através de agências de viagens e sindicatos hoteleiros. Elas ainda pensam em promover espaços culturais nas estações, com comidas típicas, artesanato, folclore, para atrair turistas.

O trem é formado por uma locomotiva diesel-elétrica, 1 carro bagageiro, 3 de passageiros e 1 restaurante. O percurso de 80 km será operado aos Sábados e Domingos, e a passagem de US$ 10 pode ser adquirida na estação de Cruzeiro.

A EF Campos do Jordão — da Secretaria de Turismo do Estado de SP — também participa do convênio, cabendo-lhe o “controle da venda das passagens e fluxo de turistas”.

Livro (I) - O Vapor nas Ferrovias do Brasil - é o livro que deverá ser lançado em Agosto por Benício Guimarães, com cerca de 200 fotografias, relatando a trajetória destas locomotivas nas ferrovias do Pará ao Rio Grande do Sul.

A edição será limitada, já que O Vapor nas Ferrovias do Brasil é uma iniciativa pessoal do autor. Será impresso em Petrópolis, onde os custos são menores, e colocado à venda nas livrarias do Rio de Janeiro, onde o autor tem amplo relacionamento. A livraria Padrão ficará com a distribuição para os demais Estados.

Livro (II) - Estão sendo negociados com as editoras: O Brasil e o Trem - história das principais ferrovias brasileiras, com bom material iconográfico; e Estações Ferroviárias do Brasil nos Cartões Postais.

Em O Brasil e o Trem, Benício Guimarães incluiu um estudo especial sobre ferrovia e café; outro sobre o trabalho escravo nas ferrovias, pois há dúvidas a respeito do assunto; e é abordado outro tema pouco conhecido: - A morte de trabalhadores chineses na construção da EF Dom Pedro II (EFCB), citada pelo historiador Paula Pessoa.

Livro (III) - Para 1994, o autor pretende escrever um livro sobre o grupo Brasil Railway, de Percival Farquhar, que em 1906 já operava 9,5 mil km de vias férreas no País. Nos editoriais do Diário de Notícias, na época, o empreendimento era tratado como a maior "escroquerie do século".

Benício Guimarães é o autor do livro do Preserfe sobre a Central do Brasil e a Leopoldina (Catálogo do Museu do Engenho de Dentro); além de Os 50 Anos da Eletrificação dos Trens de Subúrbios do Rio de Janeiro, editado em 1987 pela CBTU; e A História das Ferrovias através dos Selos, editado em 1978 pela RFFSA.

RSC1 - A cor da locomotiva na última capa do CO-78 é gren bem escuro, com letras e números em amarelo vivo. Nenhuma das quatro chegou ao Brasil com a inscrição "São Paulo Railway". Ano: - 1947 (José Pascon Rocha, Santos, SP).

Soviet - Quanto à dúvida sobre a Soviet (CO-78), ela realmente tinha 7 eixos acoplados, conforme os livros World Railways e Locomotivas a vapor. Pelas fotos, parece que tinha mesmo só 2 cilindros (Arnaldo Bottan, SP/SP).

Exposição - No mês de Maio, realizou-se uma Feira do Livro no Sinos Shopping de São Leopoldo, organizado pela Fundação Cultural, que é o órgão municipal a que o Museu do Trem está subordinado. O Museu apresentou uma exposição fotográfica e eu fui convidado a expor meu material de ferreomodelismo. Entre o material exposto - na maioria, locomotivas e vagões Frateschi -, estava também alguns modelos confeccionados por mim, além da última aquisição feita através da Strambi & Frenhi: - A locomotiva FA1 com pintura Union Pacific (Fernando L. Lucas, São Leopoldo, RS).

Carga (I) - Os vagões de carga expressa da Fepasa, com a mesma pintura dos carros (CO-78/13), foram adaptados para correr a 90 km/h. Ver na Revista Ferroviária de Abril, pág. 8 (José Pascon Rocha, Santos, SP).

Passagens - Após a Fepasa anunciar a redução de 50% nas passagens de Campinas - Uberaba, em Maio/4, no dia seguinte suspendeu vários trens devido à epidemia de cólera. A passagem custava Cr$ 157 mil, e este trem não foi suspenso (Joel G. Pires, SP/SP).

Plantas - Domingo passado, tentei iniciar o desenho da locomotiva a vapor n° 418 da VFFLB, uma Mikado construída em Nova Iorque em 1917 e recebida pela Leste Brasileiro em 1959, que hoje apodrece do lado de fora do Museu de Ciências e Tecnologia da Bahia.

Nunca desenhei uma locomotiva a vapor, e consegui cópias das plantas esquemáticas de algumas locomotivas da VFFLB com o João Bosco Setti. Entretanto, parei com o desenho, pois notei discrepâncias entre as medidas mostradas na cópia da planta - muito ruim e mal desenhada - e o protótipo que fotografei. É impossível desenhá-la de forma correta. As medidas não batem.

Me parece que as plantas, desenhadas pelas nossas ferrovias são péssimas, desproporcionais, mal-feitas. Raras são as que se salvam, como as da SR6 e as da antiga CPEF. Dá gosto ver os desenhos de locomotivas e material rodante nas revistas e livros dos EUA e Europa. É outro mundo (Alexandre Santurian, Salvador, BA).

Sorocabana - A peça transportada no vagão prancha rebaixado (foto no CO-78/23) é uma pá de rotor para a usina hidrelétrica de Jupiá. Esta peça seguiu pelas linhas da Sorocabana e Noroeste; e a foto foi batida nos primeiros dias de Junho de 1970. Tenho o recorte de uma reportagem sobre esta viagem. A locomotiva estava com pintura da Sorocabana, pois na época ainda não existia a Fepasa (José Pascon Rocha, Santos, SP).

Cantareira - A linha da Cantareira, SP/SP, aparece na sequência final do filme Uma pulga na balança, em frente à penitenciária do Carandiru; e no filme Sinhá Moça, onde a estação do Mandaqui virou Araruna. Passaram na TV Cultura, sessão Cine Brasil, Domingo, 15h. São filmes P/B, dos anos 50.

Aliás, na novela Sinhá Moça, atualmente reprisada após o Jornal Hoje (Rede Globo), aparecem trechos da bitolinha e da Leopoldina (Joel Gomes Pires, SP/SP).

Ferronorte - Estão reformando a linha da antiga EF Araraquara, para conectá-la com a Ferronorte, que está em construção. Já está sendo construída a ponte sobre o rio Paraná. Em Abril pp., vi maquete 1:500 e também um diorama HO (1:87) desta ponte, na estação Júlio Prestes (Joel G. Pires, SP/SP).

Visita (III) - Em Mai/15, visitei o amigo Eduardo Coelho, no Rio, e ele me mostrou um vídeo sobre a construção da variante do Parateí e a renovação dos subúrbios da Central no Rio e São Paulo, tudo nos anos 50.

O Eduardo me deu 4 edições do Trem de Ferro, que eu não conhecia. Não sei como o pessoal da ABPF-RJ deixou morrer essa ótima publicação. Tomara que volte; eu assino.

Não deu para ir a Niterói, ver o Sérgio Pinho. O Marcelo Lordeiro (MR Custom Service) estava nos EUA. Não pude andar no trem do Corcovado, devido à greve (Joel G. Pires, SP/SP).

Chico - Por falar em Chico (CO-79/22), o filme Chico Fumaça foi feito na Leopoldina. Ele descobre que a chuva levou a terra de baixo dos trilhos, e corre para salvar o trem. Será coincidência? (César Arruda, Lorena, SP).

Velocidade - Em 1988 /Jan/26, fiz em 6h45m os 485 km entre Uberaba, MG, e Campinas, SP, no trem da Fepasa com carros de aço carbono dos anos 60 e a locomotiva G-12 n° 6377. Um maquinista encontrado no restaurante disse que, na linha da ex-Mogiana, era mole fazer 100 km/h. Não senti desconforto algum (Joel G. Pires, SP/SP).

Carga (II) - Os vagões com pintura igual à dos carros da Fepasa (CO-78/13) andam engatados na cauda dos trens noturnos de passageiros, como ocorria antigamente com o Peixeiro. Volto mais tarde, com o assunto do Peixeiro (Joel Gomes Pires, SP/SP).

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Publicações da história do ferreomodelismo brasileiro
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Ferrovias para você construir | Estatutos da SBF | Catálogos Frateschi | Esporte Modelismo | Centro-Oeste
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Dormente de Ferro | Taipin | Dormente de Ferro | Trem de Ferro | SD40-2 | Jornal do Ferreomodelista
Guindastes ferroviários no Brasil | ABC do Ferreomodelismo | Como divulgar o hobby?
Publicações marcam períodos de expansão | Centro-Oeste inaugura sua tipografia eletrônica | Publicações listadas até 1991
   

Ferreofotos

• Estação Aimorés - Trem Vitória a Minas - 27 Set. 2017

• EFSPRG - A ferrovia na guerra do Contestado - 25 Set. 2017

• Toshiba DNPVN - Porto do Rio Grande - 11 Jul. 2017

• A volta da locomotiva "Velha Senhora" (1981) - 18 Fev. 2017

• Reconstrução da Rotunda de São João del Rei (1983-1984) - 8 Dez. 2016

• Trem do centenário do cerco da Lapa (1993) - 2 Dez. 2016

• Embarque de blindados em vagões Fepasa (1994) - 27 Nov. 2016

• Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 23 Nov. 2016

• G12 canadenses “espartanas” nº 4103-4196 na ALL - 7 Set. 2016

• Locomotivas “Loba” GE 1-C+C-1 nº 2001 a 2025 Fepasa - 5 Set.. 2016

  

Ferrovias

• Estrada de Ferro Goiás - 30 Jul. 2018

• Locomotiva GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017

• Trem Vitória - Belo Horizonte - pontos de venda - 2 Out. 2017

• Horários do Trem Vitória - Belo Horizonte - 28 Set. 2017

• Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017

• Trem das Águas - ABPF Sul de Minas - 15 Set. 2017

• Fases de pintura das locomotivas English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017

• A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017

• Horários do Trem turístico S. João del Rei - 6 Dez. 2016

• Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016

• Trem turístico a vapor Curitiba - Lapa (1986) - 26 Nov. 2016

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

  

Ferreomodelismo

• Backlight em maquetes de ferreomodelismo - 5 Nov. 2017

• Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016

• Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015

• Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015

• Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015

• GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015

• Decais para G12 e C22-7i MRN - 7 Jun. 2015

• Cabine de sinalização em estireno - 19 Dez. 2014

• Cabine de sinalização em palito de fósforo - 17 Dez. 2014

• O vagão Frima Frateschi de 1970 - 3 Jun. 2014

• Decais Trem Rio Doce | Decais Trem Vitória-Belo Horizonte - 28 Jan. 2014

• Alco FA1 e o lançamento Frateschi (1989) na RBF - 21 Out. 2013

  

Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• História do transporte urbano no Brasil - 19 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Batalhão Mauá: uma história de grandes feitos - 1º Dez. 2014

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

• A Era Diesel na EF Central do Brasil - 13 Mar. 2014

• Guia Geral das Estradas de Ferro - 1960 - 13 Fev. 2014

• Sistema ferroviário do Brasil - 1982 - 12 Fev. 2014

  

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