Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Livros sob medida para o ferreomodelista

Dois livros de pesquisa & memória ferroviária lançados neste final de ano vão dividir o ferreomodelismo brasileiro em "antes" e "depois"
Flávio R. Cavalcanti — Centro-Oeste nº 85 (1º-fev-1994)
  

O Vapor nas ferrovias do Brasil

Com mais de 185 fotos, emblemas de 32 ferrovias e 22 mapas esquemáticos das antigas vias férreas, o livro de Benício Guimarães é o primeiro levantamento sistemático de nossas estradas de ferro com aplicação direta no ferreomodelismo — inclusive resumos históricos e uma lista das primeiras locos a vapor de 35 empresas entre 1884 e 1886.

O capítulo final apresenta dados e fotos sobre as usinas de açúcar e suas locomotivas.

O livro vai ainda mais longe. Historia para o iniciante o surgimento das máquinas a vapor que viabilizaram as estradas de ferro.

Apresenta de forma simples e clara as designações dos tipos e o sistema Whyte de classificação — American 4-4-0, Ten-Wheel 4-6-0, Pacific 4-6-2 etc.

As legendas das fotos ao longo do livro indicam os dados conhecidos sobre as locomotivas, tais como rodagem, numeração, fabricação e outros dados técnicos de maior interesse.

No capítulo sobre a EF Cantagalo, é mostrado o funcionamento do sistema de cremalheira, utilizado em subidas muito fortes.

Não quero criar falsas expectativas, dando a entender que se trate de um compêndio completo, super-detalhado ou luxuoso. Se você espera encontrar plantas em escala HO ou fotos feitas especificamente para mostrar os detalhes necessários à confecção de modelos, poderá se decepcionar.

Quando se busca informações sobre ferrovias afastadas do Centro-Sul, e em épocas tão remotas, sabemos que no Brasil é preciso contar com uma parcela de fotos não muito boas, ângulos pouco propícios, rodas na sombra, personagens da época fazendo pose na frente de algum detalhe que gostaríamos de ver melhor.

Da mesma forma nem todos os emblemas de todas as ferrovias puderam ser obtidos ou apresentados. A EF Cantagalo aparece com o emblema da Leopoldina Railway e a EF Rio D'Ouro com o da Central, por exemplo.

Ao cumprir o que os catálogos do Preserfe jamais realizaram — cobrir praticamente todas as ferrovias que já existiram no Brasil — o autor teve que optar por um texto bastante sintético e deixar guardadas em seu arquivo centenas de outras fotografias.

Não espere encontrar as peripécias da construção da EF Madeira-Mamoré, a dissenção da Ituana que fez nascer a Sorocabana, ou a disputa da Cia. Paulista com a Cia. Mogiana nas proximidades de Casa Branca. É um livro eminentemente fotográfico, não um texto maçudo.

Isso é mais do que compensado pelo leque de ferrovias abordadas, tais como EF Campista, EF Príncipe do Grão-Pará, Cia. Rio Claro, EF Perus-Pirapora, EF Monte Alto, EF Funilense, EF Bragança, EF Goiás, as tão esquecidas ferrovias do Nordeste (em 5 capítulos) e a pouco lembrada fase antiga da EF Vitória a Minas.

Também compensa em parte o pouco espaço dedicado às ferrovias gaúchas — aliás muito bem apresentadas no catálogo do Preserfe-RS, e mais tarde no livro Caminhos de Ferro do Rio Grande do Sul, de José Roberto Souza Dias, da ABPF (Editora Rios, SP/SP). Mas não há dúvida de que os modelistas do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais foram privilegiados.

O Vapor nas Ferrovias do Brasil é uma edição do autor, sem qualquer patrocínio financeiro, e isto com certeza impôs limites menores do que o autor e todos nós gostaríamos.

Suas 206 páginas formato 22 x 15,5 cm — com projeto gráfico profissional — são pouco para tanta sede que o autor e os leitores já acumulam.

Se não é uma biblioteca completa, é um ótimo primeiro passo, inclusive aplainando o caminho para quem está iniciando no culto do vapor. Novos livros estão em preparo.

Após ler o livro, você fica surpreso de saber que Benício Guimarães não é ferreomodelista. É jornalista profissional, autor do texto do catálogo do Preserfe-RJ, e de Os 50 Anos da Eletrificação da EF Central do Brasil (Edição CBTU, 1987). Merece especial destaque a colaboração do Preserfe, ao permitir a reprodução de inúmeras fotografias de seu arquivo (FRC).

   

Benício Guimarães

"Benício Domingues Guimarães é jornalista e profissional de relações públicas, atualmente desenvolvendo atividades no Departamento de Comunicação Social da CBTU. Militou em vários jornais do Rio de Janeiro e de São Paulo, entre os quais O Jornal, Agência Meridional, O Estado de S. Paulo, Tribuna de Santos, Revista Bancária e outros periódicos. Estudioso e pesquisador da história ferroviária, é autor da pesquisa e texto do catálogo 'Centro de Preservação Ferroviária do Rio de Janeiro'. Pretende publicar, proximamente, 'O Brasil e o Trem – Pioneirismo Ferroviário'."

(Mini-biografia extraída de "Os 50 anos da eletrificação dos trens de subúrbios do Rio de Janeiro - 1937-1987", CBTU, 1987)

Catálogos históricos

Estes livros devem ser procurados nos museus da antiga RFFSA (também há uma coleção de postais)

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