|
Longe de ser o catálogo de um museu ou o resumo histórico de uma ferrovia, este livro (23,8 x 19,7 cm) é o relatório — leve e bem ilustrado — de um arquiteto sobre a restauração de um prédio histórico (entre 1983 e 1984), dentro do projeto maior de restauração e revitalização do conjunto arquitetônico do pátio de São João del Rei como extensão do Museu Ferroviário, pólo de turismo e centro de convenções.
Em época tardia, comparativamente aos demais CPHF e publicações similares da RFFSA — o "Preserve" já se havia transformado em "Preserfe" — o autor observa que "a preservação do pátio ferroviário de SJR foi um dos primeiros trabalhos de preservação histórica realizado pela RFFSA, abrangendo não só prédios com diversas características e finalidades, como também equipamentos, máquinas e a via permanente". Creio que foi, também, o último trabalho desse porte, e imagino que sua conclusão se deva, em grande parte, à articulação política da cidade.
Em linguagem acessível, o arquiteto apresenta a rotunda — em torno do girador — como solução prática e econômica para manutenção de locomotivas (diagramas mostram outras soluções).
Em seguida lista as rotundas construídas no Brasil, na área ainda abrangida pela RFFSA (é omitida a da EFMM em Porto Velho, por exemplo), com a indicação das que ainda estavam em funcionamento, as desativadas e as já demolidas — documentando-as com fotos de várias épocas.
Uma página desdobrável apresenta a planta geral do pátio e das ruas próximas.
Um capítulo dá o balanço da escassez de informações reunidas sobre o prédio, sua história e sua arquitetura. A primeira referência mais detalhada — um desenho de 1947 — mostra-se incompatível com as medidas apuradas no local.
O último capítulo apresenta os detalhes da reconstrução, bem como documentação fotográfica das soluções adotadas.
Reconstrução da Rotunda de São João del Rei
Sérgio Santos Morais
Preserfe / RFFSA
Rio de Janeiro, 1987
63 p.
Os livros publcados pelo Preserve / Preserfe, além de uma coleção de cartões postais com antigas fotos de locomotivas a vapor, podiam ser encontrados nos museus de história ferroviária da antiga RFFSA:
Rio Grande do Sul
Rio de Janeiro
Curitiba
São João Del Rei
Reconstrução da Rotunda de São João Del Rei
A História das Ferrovias através dos Selos
50 Anos da Eletrificação dos Trens de Subúrbios do Rio de Janeiro
50 Anos da Eletrificação dos Trens de Subúrbios do Rio de Janeiro – Depoimentos
Trem do Corcovado
São João del Rei
Campos do Jordão
Ouro Preto - Mariana
Trem das Águas
Trem da Mantiqueira
Trem das Termas
Montanhas Capixabas
Barra do Rio Grande
Teleférico de Ubajara
Vitória - Belo Horizonte
São Luís - Parauapebas
A volta da Velha Senhora
São Paulo - Santos
Cruzeiro - São Lourenço
Trem da Mata Atlântica
Trem dos Inconfidentes
Trem Curitiba - Lapa
|
Estação de S. João del Rei (à esq.) e a Rotunda de locomotivas (dir.) |