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• Trem das Termas - 17 Mai. 2014

• A reativação da EFMM em 1981 - 7 Abr. 2014

• A fábrica de locomotivas Villares- 6 Abr. 2014

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Estrada de Ferro Carajás
O trem de passageiros
São Luís - Parauapebas


 

Informações de 14 Nov. 2012

Preços | Onde comprar | Horários do trem

O trem de passageiros da Vale na Estrada de Ferro Carajás parte, em dias alternados, de São Luís (MA) e de Parauapebas (PA), pontos extremos da linha *[sem considerar a extensão até a mina de ferro].

  • Partidas da Estação Ferroviária de São Luís às Segundas, Quintas e Sábados.

  • Partidas de Parauapebas às Terças, Sextas e Domingos, realiza o percurso de volta

Devido ao grande número de trens de minério, que exigem horários rígidos de funcionamento ao longo de toda ferrovia, o Trem de Passageiros faz paradas de apenas três minutos na maioria das estações (tal como ocorre também na EFVM).

Decorre daí uma característica interessante — o carro salão, que permite “acomodar melhor passageiros portadores de deficiências e proporcionar maior flexibilidade de embarque nos pontos de parada – onde não existe estação ferroviária”. A explicação: “Com o carro salão, todos embarcam, o trem segue seu curso e os comissários, de forma tranqüila, podem emitir os bilhetes de passagem de acordo com os trechos de destino de cada um[Trem de Passageiros da Companhia Vale do Rio Doce: um comboio de muitas histórias de vida]. Há uma indicação, portanto, de “Paradas” — “onde não existe estação ferroviária”.

Interior de um vagão da classe Executiva do Trem São Luís - Parauapebas
Interior de um vagão da classe Executiva do Trem São Luís - Parauapebas. Foto: Vale

O quadro a seguir indica quais eram as Estações e quais eram as Paradas da Estrada de Ferro Carajás em 2004:

2004 - Estações e Paradas da EF Carajás
Estações São Luís Santa Inês Açailândia Marabá Parauapebas
Paradas Arari Vitória do Mearim Alto Alegre Mineirinho Auzilândia
Altamira Presa de Porco Nova Vida São Pedro Itainópolis

As paradas mais longas do Trem (10 minutos) ocorrem em Santa Inês, Açailândia e Marabá, indicadas na reportagem como as estações de maior movimento ao longo da Estrada de Ferro Carajás — além de São Luís e Parauapebas.

Existe um ponto de venda de passagens em Imperatriz — que fica longe do percurso do trem, mas é origem e destino de boa parte de seus usuários.

Dados do site da Vale

O Trem de Passageiros tem tarifas até 50% mais baratas que as dos ônibus, e transporta 1.100 pessoas por dia (exceto às quartas-feiras).

Em 2010, transportou um total de 339.790 pessoas.

Isto indica uma redução acentuada do número de passagerios, tendência que já se observa há nada menos que uma década — desde o ano de 2001, quando o Trem de Passageiros da Vale na EF Carajás transportou 473 mil pessoas, pouco menos que as 474 mil do ano anterior:

Passageiros transportados pelo
Trem da EF Carajás
Ano Passageiros
1999 459.440
2000 474.897
2001 473.655
2002 449.194
2003 441.516

Em 2004, a média era de 1.500 passageiros por dia — 336 passageiros na classe Executiva e 1.164 passageiros na Classe Econômica.

  • O Trem de Passageiros circula desde 1986

  • Um carro lanchonete (em baixa temporada) ou dois carros lanchonete (em alta temporada)

  • Fraldário para a higienização dos bebês.

  • O trem tem um vagão ambulatório para atendimento de primeiros socorros [reportagem de 2008 indicava que havia sido suprimido].

  • Um vagão PCD, exclusivo para pessoas com deficiência. Este último possui duas alas: uma para cadeirantes e acompanhantes e outra para pessoas com mobilidade reduzida. Ambas com ar condicionado e televisão.

N.W.: As informações iniciais sobre preços, horários de chegada e partida das estações ao longo da ferrovia, e pontos de venda de passagens, indicados nesta seção foram obtidas em visitas ao site da Vale em 21 Jul. 2011 e novamente em 11 Ago. 2011.

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Ferrovias

• Cronologia, cidades e pátios da Ferrovia Norte-Sul - 24 Mai. 2014

• Trem das Termas - 17 Mai. 2014

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• Antigos carros de madeira EFVM: AD - Administração | AI - Inquérito | AP - Pagador | AR - Restaurante Administração | ESF - Correio Bagagem Condutor | B - Primeira Classe | BR - Primeira Classe Buffet | BC - Primeira e Segunda Classe | C - Segunda Classe | R - Restaurante - 14 Fev. 2014

 • Estações ferroviárias da Linha do Centro - SR3 RFFSA em 1982 - 12 Fev. 2014

  

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• O vagão Frima Frateschi de 1970 - 3 Jun. 2014

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• Despejo no Modelódromo do Ibirapuera - 20 Set. 2013

• Revista Centro-Oeste nº 96 online - 14 Set. 2013

• Revista Centro-Oeste nº 1 online - 10 Set. 2013

• Vagões prancha Phoenix (1992) - 3 Set. 2013

• Vagão madeireiro Phoenix (1991) - 3 Set. 2013

  

Bibliografia

• A Era Diesel na EF Central do Brasil - 13 Mar. 2014

• Guia Geral das Estradas de Ferro - 1960 - 13 Fev. 2014

• Sistema ferroviário do Brasil - 1982 - 12 Fev. 2014

• Viagem pitoresca e histórica ao Brasil - Jean Baptiste Debret - 15 Mai 2013

• Mad Maria - Marcio Souza - 2 Abr 2013

• Estrada de Ferro do Corcovado: 100 anos de eletrificação - Memória da Eletricidade - 22 Mar 2013

• Corcovado: a conquista da montanha de Deus - 16 Mar 2013

• Reconstrução da Estrada de Ferro do Corcovado - EFC - 6 Mar 2013

• Machado de Assis e a Administração Pública Federal - 16 Set. 2012

• O ciclo revolucionário do Ministério da Viação - 16 Set. 2012

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