Informações de 14 Nov. 2012Preços | Onde comprar | Horários do tremO trem de passageiros da Vale na Estrada de Ferro Carajás parte, em dias alternados, de São Luís (MA) e de Parauapebas (PA), pontos extremos da linha *[sem considerar a extensão até a mina de ferro].
Devido ao grande número de trens de minério, que exigem horários rígidos de funcionamento ao longo de toda ferrovia, o Trem de Passageiros faz paradas de apenas três minutos na maioria das estações (tal como ocorre também na EFVM). Decorre daí uma característica interessante o carro salão, que permite “acomodar melhor passageiros portadores de deficiências e proporcionar maior flexibilidade de embarque nos pontos de parada – onde não existe estação ferroviária”. A explicação: “Com o carro salão, todos embarcam, o trem segue seu curso e os comissários, de forma tranqüila, podem emitir os bilhetes de passagem de acordo com os trechos de destino de cada um” [Trem de Passageiros da Companhia Vale do Rio Doce: um comboio de muitas histórias de vida]. Há uma indicação, portanto, de Paradas “onde não existe estação ferroviária”.
|
2004 - Estações e Paradas da EF Carajás | |||||
---|---|---|---|---|---|
Estações | São Luís | Santa Inês | Açailândia | Marabá | Parauapebas |
Paradas | Arari | Vitória do Mearim | Alto Alegre | Mineirinho | Auzilândia |
Altamira | Presa de Porco | Nova Vida | São Pedro | Itainópolis |
As paradas mais longas do Trem (10 minutos) ocorrem em Santa Inês, Açailândia e Marabá, indicadas na reportagem como as estações de maior movimento ao longo da Estrada de Ferro Carajás além de São Luís e Parauapebas.
Existe um ponto de venda de passagens em Imperatriz que fica longe do percurso do trem, mas é origem e destino de boa parte de seus usuários.
O Trem de Passageiros tem tarifas até 50% mais baratas que as dos ônibus, e transporta 1.100 pessoas por dia (exceto às quartas-feiras).
Em 2010, transportou um total de 339.790 pessoas.
Isto indica uma redução acentuada do número de passagerios, tendência que já se observa há nada menos que uma década desde o ano de 2001, quando o Trem de Passageiros da Vale na EF Carajás transportou 473 mil pessoas, pouco menos que as 474 mil do ano anterior:
Passageiros transportados pelo Trem da EF Carajás |
|
---|---|
Ano | Passageiros |
1999 | 459.440 |
2000 | 474.897 |
2001 | 473.655 |
2002 | 449.194 |
2003 | 441.516 |
Em 2004, a média era de 1.500 passageiros por dia 336 passageiros na classe Executiva e 1.164 passageiros na Classe Econômica.
O Trem de Passageiros circula desde 1986
Um carro lanchonete (em baixa temporada) ou dois carros lanchonete (em alta temporada)
Fraldário para a higienização dos bebês.
O trem tem um vagão ambulatório para atendimento de primeiros socorros [reportagem de 2008 indicava que havia sido suprimido].
N.W.: As informações iniciais sobre preços, horários de chegada e partida das estações ao longo da ferrovia, e pontos de venda de passagens, indicados nesta seção foram obtidas em visitas ao site da Vale em 21 Jul. 2011 e novamente em 11 Ago. 2011.
Ferrovias Estrada de Ferro Goiás - 30 Jul. 2018 Locomotiva GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017 Trem Vitória - Belo Horizonte - pontos de venda - 2 Out. 2017 Horários do Trem Vitória - Belo Horizonte - 28 Set. 2017 Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017 Trem das Águas - ABPF Sul de Minas - 15 Set. 2017 Fases de pintura das locomotivas English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017 A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017 Horários do Trem turístico S. João del Rei - 6 Dez. 2016 Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016 Trem turístico a vapor Curitiba - Lapa (1986) - 26 Nov. 2016 Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016 |
Ferreomodelismo Backlight em maquetes de ferreomodelismo - 5 Nov. 2017 Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016 Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015 Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015 Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015 GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015 Decais para G12 e C22-7i MRN - 7 Jun. 2015 Cabine de sinalização em estireno - 19 Dez. 2014 Cabine de sinalização em palito de fósforo - 17 Dez. 2014 O vagão Frima Frateschi de 1970 - 3 Jun. 2014 Decais Trem Rio Doce | Decais Trem Vitória-Belo Horizonte - 28 Jan. 2014 Alco FA1 e o lançamento Frateschi (1989) na RBF - 21 Out. 2013 |
Bibliografia A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016 Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015 Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015 The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015 História do transporte urbano no Brasil - 19 Mar. 2015 Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015 Batalhão Mauá: uma história de grandes feitos - 1º Dez. 2014 Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014 A Era Diesel na EF Central do Brasil - 13 Mar. 2014 Guia Geral das Estradas de Ferro - 1960 - 13 Fev. 2014 Sistema ferroviário do Brasil - 1982 - 12 Fev. 2014 |
|
|
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home |