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Trem Xangai passando pela represa da Cemig (Centrais Elétricas de Minas Gerais) no rio Paraibuna, no trecho entre Juiz de Fora e Matias Barbosa, após a estação de Retiro
Trem Xangai passando pela represa da Cemig (Centrais Elétricas de Minas Gerais) no rio Paraibuna, no trecho entre Juiz de Fora e Matias Barbosa, após a estação de Retiro
Foto: Hugo Caramuru, 1988

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Trens de passageiros - 1993
“Xangai ainda resiste”


 
Hugo Caramuru
Centro-Oeste nº 79 — 1º-Jun-1993

Em 1993, o trem Xangai, entre Benfica e Matias Barbosa, ainda resistia, com apenas um horário (exceto domingos e feriados) e reduzido a três vagões de passageiros

Aqui ainda temos um trem diário de passageiros — exceto domingos e feriados — ligando Benfica (km 288) a Matias Barbosa (km 252).

A viagem inicia-se às 5h da manhã, em Matias Barbosa, com 1 locomotiva (geralmente U-20C); 1 vagão-madrinha; e 3 carros de aço-carbono na pintura azul e branca.

Matias Barbosa é pé-de-serra, com altitude de 477 metros acima do nível do mar. O trem segue passando por Cedofeita, Retiro, Juiz de Fora (km 275, à cota de 678 metros do nível do mar).

Segue pelo subúrbio desta cidade, passando por Mariano Procópio, Francisco Bernardino, Barbosa Lage, Setembrino de Carvalho, Coronel Felício Lima, e finalmente Benfica, na cota de 685 metros do nível do mar.

A viagem dura 1 hora e 30 minutos. Em 12/abril, a passagem era de Cr$ 5 mil no surbúrbio Benfica - Juiz de Fora; e de Cr$ 9 mil no trecho inteiro.

O trem retorna partindo de Benfica às 17h; passa por Juiz de Fora às 17h30; e chega às 18h30 a Matias Barbosa, onde pernoita, partindo novamente às 5h da manhã seguinte.

O trem tem o apelido de Xangai, em analogia com o Transiberiano, uma vez que Juiz de Fora era considerada "a Manchester brasileira", por suas grandes indústrias; e por existir em Benfica uma fábrica de munições. Os operários eram transportados por esse trem, assim como os soldados de um quartel existente em Nova Era — estação de Setembrino de Carvalho.

O Xangai já foi rebocado por Mikados possantes; passou pelas RS-1 e RS-3; prosseguiu rebocado pelas U-5B; e recentemente pelas U-20C. De vez em quando, as U-23C, as SD-38 e SD-18 se revezam com as U-20C na sua tração.

As Biribas (FA-1), por não terem fácil manejo de ré, só passavam por aqui tracionando o "expressinho" que ligava Santos Dumont, MG, a Três Rios, RJ, com ramificação para Lima Duarte, MG, porque nestes locais faziam a reversão nos triângulos e rotundas.

Há cerca de 3 anos, o Xangai tinha mais um horário, saindo de Benfica às 11h e retornando de Matias Barbosa às 13h, mas foi suprimido, ao mesmo tempo em que o horário restante teve o número de carros reduzido de 5 para 4, depois para 3, em seguida 2, e recentemente voltou a fixar-se em 3 carros.

Esta é uma viagem que deve ser feita antes que acabem com o trem. O melhor período é o verão, pois toda a viagem transcorre com dia claro.

Chegando a Matias Barbosa às 18h30, o visitante não precisa preocupar-se com o retorno, pois existem linhas de ônibus para Juiz de Fora de 15 em 15 minutos, até as 23h.

   

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Trem Xangai na estação ferroviária de Juiz de Fora. Foto: Hugo Caramuru, 1988
Trem Xangai na estação ferroviária de Juiz de Fora. Foto: Hugo Caramuru, 1988
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