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Locomotivas U23CA 3616 e 3601 RFFSA no ramal de Águas Claras
Locomotivas U23CA 3616 e 3601 RFFSA no ramal de Águas Claras

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Locomotivas diesel-elétricas
Locomotivas U23C
– Variações & numerações


 
Rodrigo Cunha
no grupo Ferrovia_Global

O assunto já é meio velho, mas vamos esclarecer as dúvidas a respeito das U23C.

A primeira série, tinha 180 toneladas e tanque de 4000 galões. Estas saíram de fábrica numeradas de 3801 a 3880.

A segunda série, deveria ter 165 toneladas — para isso, usando inclusive tanque de combustível menor (de 3250 galões), — porém a RFFSA pediu para deixar apenas as primeiras 20 locomotivas (que eram importadas) com esse peso, e solicitou que o resto (70 máquinas) fosse deixado com 180 toneladas também. Daí tivemos:

  • algumas máquinas lastreadas para 180 ton, mas que têm o tanque pequeno;
  • algumas que puderam ser corrigidas e se parecem com a primeira série;
  • e um caso especial de 3 máquinas que foram lastreadas para receber o tanque grande, porém receberam o tanque pequeno (essas 3 ficaram com 176 toneladas).

A numeração ficou assim, com o SIGO:

     
3801 a 3880 3201 a 3280 180 ton / 4000 galões
3921 a 3957 3281 a 3317 180 ton / 3250 galões
3961 a 3990 3318 a 3347 180 ton / 4000 galões
3901 a 3920 3381 a 3400 165 ton / 3250 galões
3958 a 3960 3361 a 3363 176 ton / 3250 galões

As duas têm o mesmo tamanho, existem apenas algumas diferenças estéticas, como o tipo de trinco das portas da cabina do diesel e caixa do farol (quadrado nas 3800 e arredondado nas 3900).

As locomotivas U23C que viraram U23CA

Numeração
antiga
Numeração
Sigo
3601 3207
3602 3210
3603 3213
3604 3228 (baixada)
3605 3230
3606 3235
3607 3240
3608 3249
3609 3251
3610 3261
  
Numeração
antiga
Numeração
Sigo
3611 3302
3612 3317
3613 3341
3614 3362
3615 3224
3616 3217
3617 3253
3618 3281
3619 3363
3620 3269
  
Numeração
antiga
Numeração
Sigo
3621 3271 (baixada)
3622 3219
3623 3229
3624 3346
3625 3331 (baixada)
3626 3248
3627 3250
3628 3231 + 3604
3629 3238 + 3621
3630 3239 + 3625

De 3601 a 3627 são as U23CA originais feitas em Campinas. As 3628/29/30 foram feitas em Contagem com peças das três baixadas em um acidente e usando plataformas de outras três U23C.

As locomotivas U23C que viraram C30-7MP

Numeração
antiga
Numeração
Sigo
3701 3252
3702 3206
3703 3204
3704 3241
3705 3275
3706 3311
3707 3301
  
Numeração
antiga
Numeração
Sigo
3708 3361
3709 3393
3710 3294
3711 3400
3712 3259
3713 3208
  
Numeração
antiga
Numeração
Sigo
3714 3218
3715 3234
3716 3222
3717 3232
3718 3273
3719 3280

Vale ressaltar que tanto para as CA quanto para as C30, essas diferenças de peso e tanque de combustível foram eliminadas.

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Ferreomodelismo

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• Alco FA1 e o lançamento Frateschi (1989) na RBF - 21 Out. 2013

  

Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• História do transporte urbano no Brasil - 19 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Batalhão Mauá: uma história de grandes feitos - 1º Dez. 2014

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

• A Era Diesel na EF Central do Brasil - 13 Mar. 2014

• Guia Geral das Estradas de Ferro - 1960 - 13 Fev. 2014

• Sistema ferroviário do Brasil - 1982 - 12 Fev. 2014

  

Legislação

• Estrutura da Valec - Decreto 8.134, de 28 Out. 2013

• “Open access” e atuação da Valec - Decreto 8.129, de 23 Out. 2013

• Sistema Nacional de Viação - Lei 12.379, de 6 Jan. 2011

• Aviso RFFSA - Trens turísticos - 7 Out. 1992

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