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Locomotivas diesel-elétricas
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O assunto já é meio velho, mas vamos esclarecer as dúvidas a respeito das U23C.
A primeira série, tinha 180 toneladas e tanque de 4000 galões. Estas saíram de fábrica numeradas de 3801 a 3880.
A segunda série, deveria ter 165 toneladas — para isso, usando inclusive tanque de combustível menor (de 3250 galões), — porém a RFFSA pediu para deixar apenas as primeiras 20 locomotivas (que eram importadas) com esse peso, e solicitou que o resto (70 máquinas) fosse deixado com 180 toneladas também. Daí tivemos:
A numeração ficou assim, com o SIGO:
3801 a 3880 | 3201 a 3280 | 180 ton / 4000 galões |
3921 a 3957 | 3281 a 3317 | 180 ton / 3250 galões |
3961 a 3990 | 3318 a 3347 | 180 ton / 4000 galões |
3901 a 3920 | 3381 a 3400 | 165 ton / 3250 galões |
3958 a 3960 | 3361 a 3363 | 176 ton / 3250 galões |
As duas têm o mesmo tamanho, existem apenas algumas diferenças estéticas, como o tipo de trinco das portas da cabina do diesel e caixa do farol (quadrado nas 3800 e arredondado nas 3900).
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De 3601 a 3627 são as U23CA originais feitas em Campinas. As 3628/29/30 foram feitas em Contagem com peças das três baixadas em um acidente e usando plataformas de outras três U23C.
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Vale ressaltar que tanto para as CA quanto para as C30, essas diferenças de peso e tanque de combustível foram eliminadas.
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