|
|
Clipping: notícias recentes
|
|
Desde o dia 27 de Agosto de 2015, o Metrô de Brasília iniciou uma experiência de despachar 2 trens para a Linha Verde, a cada 1 trem para a Linha Laranja, nos horários de pico da tarde (das 16h45 às 20h15).
Mantida a frequência de 1 trem a cada 330, isto significa:
Aumento de 33% na oferta de trens para as 8 estações da Linha Verde em Águas Claras (Concessionárias) Taguatinga e Ceilândia (de 50% para 67% do total), com intervalos alternados de 330 e 7 [A nota oficial do Metrô DF cita intervalos precisos de 720 (antes), e agora de 333 e 706 para a Linha Verde].
Redução de 33% na oferta de transporte para as 4 estações da Linha Verde em Taguatinga Sul e Samambaia (de 50% para 33% do total), com intervalos de 1030 [Cálculo meu. A nota oficial do Metrô DF não cita o novo intervalo para a Linha Laranja (FRC)].
Para o usuário da Linha Principal da estação Central até Águas Claras, o resultado esperado seriam trens com lotação mais equilibrada.
|
Ou seja, não tão mais lotados para a Linha Verde, nem tão menos lotados para a Linha Laranja.
O intervalo entre as estações Central e Águas Claras permanecerá em 333.
Na próxima semana, a mudança deve ser testada também no horário de maior movimentação da manhã (das 6h às 8h45), partindo de Ceilândia, diz a nota do Metrô.
Ainda não foram adiantadas informações sobre outras alterações, nos demais horários.
De acordo com o Metrô de Brasília, a Linha Verde tem 3 vezes mais usuários do que a Linha Laranja gerando uma desproporção pelo sistema de operação tradicional, em que os trens dos dois ramais se alternavam, com frequências iguais.
Em determinados horários, não indicados, a proporção chega a 5 usuários na Linha Verde para 1 usuário na Linha Laranja.
Os horários a seguir são extraídos dos dados EXIF das fotos:
|
As observações mais recentes que tenho do Metrô DF datam de 3 semanas antes dessa alteração, e não foram feitas com foco na diferença de lotação entre os trens das linhas Verde e Laranja.
Precisava ir da Plataforma Rodoviária de Brasília até a estação Concessionárias, a primeira da Linha Verde, portanto, logo após a bifurcação das linhas na estação Águas Claras, no início da noite do dia 4 de Agosto.
De acordo com o calendário da Fundação Educacional, as aulas tinham recomeçado na véspera.
A fila para compra de bilhetes na estação Central parecia enorme, mas algumas fotos (desfocadas), feitas de outro ângulo, mostram grande espaçamento entre as pessoas. A demora não foi tão grande.
Sem pensar em maior ou menor lotação, optei por descer na estação Shopping, ao invés de Águas Claras, para aguardar o trem seguinte, rumo à Linha Verde.
Tenho a impressão (não anotei) que o trem da Linha Verde (1091-1094) estava mais lotado, e por isso desisti de fotografar a extensão maior do interior.
A lotação aumentou na estação Águas Claras, ao ponto de me preocupar em ficar o mais perto possível da porta, para desembarcar na Concessionárias.
Ferreomodelismo Backlight em maquetes de ferreomodelismo - 5 Nov. 2017 Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016 Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015 Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015 Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015 GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015 Decais para G12 e C22-7i MRN - 7 Jun. 2015 Cabine de sinalização em estireno - 19 Dez. 2014 Cabine de sinalização em palito de fósforo - 17 Dez. 2014 O vagão Frima Frateschi de 1970 - 3 Jun. 2014 Decais Trem Rio Doce | Decais Trem Vitória-Belo Horizonte - 28 Jan. 2014 Alco FA1 e o lançamento Frateschi (1989) na RBF - 21 Out. 2013 |
Bibliografia A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016 Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015 Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015 The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015 História do transporte urbano no Brasil - 19 Mar. 2015 Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015 Batalhão Mauá: uma história de grandes feitos - 1º Dez. 2014 Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014 A Era Diesel na EF Central do Brasil - 13 Mar. 2014 Guia Geral das Estradas de Ferro - 1960 - 13 Fev. 2014 Sistema ferroviário do Brasil - 1982 - 12 Fev. 2014 |
Bibliografia
|
Legislação Estrutura da Valec - Decreto 8.134, de 28 Out. 2013 Open access e atuação da Valec - Decreto 8.129, de 23 Out. 2013 Sistema Nacional de Viação - Lei 12.379, de 6 Jan. 2011 Aviso RFFSA - Trens turísticos - 7 Out. 1992 Moedas | Medidas |
|
|
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home |