Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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O Cristo Redentor de braços abertos sobre o Rio de Janeiro e toda a Guanabara
O Cristo Redentor de braços abertos sobre o Rio de Janeiro e toda a Guanabara

Trem do Corcovado

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do Corcovado

1972~79: Reconstrução
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1954
1932
1910: Eletrificação
  • Locomotivas
  • Equipamentos
1907
1898
Locomotivas a vapor
Percurso
1883-1889
Debret

Debret, 1824*

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Trens turísticos

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Plataforma de embarque: 1995

Trens turísticos e passeios ferroviários
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Ferreoclipping

• Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016

• Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016

• Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015

• Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015

• Estação Pirajá completa a Linha 1 do Metrô de Salvador - 28 Nov. 2015

• Metrô DF direciona 2/3 dos trens para a Ceilândia - 27 Ago. 2015

• EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015

Programação de Corpus Christi nos trens turísticos da ABPF Sul de Minas - 25 Mai. 2015

Passagens do trem para Vitória esgotam-se 15 dias antes do feriado - 22 Mar. 2015

  

Legislação

• Estrutura da Valec - Decreto 8.134, de 28 Out. 2013

• “Open access” e atuação da Valec - Decreto 8.129, de 23 Out. 2013

• Sistema Nacional de Viação - Lei 12.379, de 6 Jan. 2011

• Aviso RFFSA - Trens turísticos - 7 Out. 1992

Moedas | Medidas
  
   

Estrada de Ferro do Corcovado
Trem turístico e
monumento ao Cristo Redentor
Parque Nacional da Tijuca


 
Trem do Corcovado
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O monumento ao Cristo Redentor, — com sua vista deslumbrante do Rio de Janeiro, — é hoje a mais famosa atração turística do Brasil, conhecida em todo o mundo e eleita, em 2007, uma das Sete Maravilhas do Mundo atual.

Por isso, o Trem do Corcovado pode ser considerado, hoje, como apenas um “meio”, — e não mais o único, — para se chegar ao Cristo Redentor.

Desde 17 Nov. 1936, foi aberta uma rota alternativa para o Cristo Redentor, — a estrada das Paineiras, — que a princípio moveu concorrência ao Trem do Corcovado.

Hoje, a estrada das Paineiras tornou-se um complemento, — indispensável, para atender à demanda dos turistas.

O Trem do Corcovado, — com 3 automotrizes conjugadas e 3 desvios de cruzamento, — trabalha praticamente no limite de sua capacidade, transportando cerca de 600 mil turistas a cada ano, com partidas e chegadas a cada 30 minutos.

Cristo Redentor visto de uma rua do Rio de Janeiro
Cristo Redentor visto de uma rua do Rio de Janeiro

Ferrovia turística

Na verdade, a Estrada de Ferro Corcovado foi construída, — com fins turísticos, — muito antes do monumento ao Cristo Redentor.

Seu primeiro trecho entrou em operação em 9 Out. 1884, — bem a tempo para a temporada de verão, — e sua grande atração era o “hotel restaurant nas Paineiras servido pela acreditada casa Pascoal”.

Mais do que o mirante do Corcovado, a aposta inicial foi na hospedagem, — a salvo do calor e das epidemias que então assolavam o Rio de Janeiro no verão, — e no programa dominical de almoçar fora.

Trem do Corcovado na subida ao Cristo Redentor
Trem do Corcovado na subida ao Cristo Redentor

Mirante

O mirante do Corcovado, — objetivo final da Estrada de Ferro do Corcovado, — era bem conhecido, pelo menos, desde a Independência, quando o imperador D. Pedro I ali instalou um “telégrafo” por sinalização visual, para receber avisos da aproximação de navios avistados desde o Cabo Frio.

Debret registra que, desde então, “a viagem ao Corcovado tornou-se um passeio para a Corte, os estrangeiros e o resto da população ativa, que a isso consagrava o domingo”.

No entanto, maior tempo se dedicava às “deliciosas paradas” do caminho, “frequentadas por grupos numerosos que aí passam de bom grado um dia inteiro”. [Debret p. 282-287].

Cristo Redentor

Não se trata de uma “estátua”, — mas, sim, de um monumento, montado, peça por peça, em torno de uma estrutura, como um prédio de 11 andares.

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Trem do Corcovado
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1970 | 1954 | 1932 | Eletrificação | 1907 | 1898 | Vapor | 1883-1889
A conquista da Montanha de Deus | 100 anos da eletrificação | Debret
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Ferreofotos

• Alco RSD8 Fepasa - 29 Fev. 2016

• G12 200 Acesita - 22 Fev. 2016

• “Híbrida” GE244 RVPSC - 21 Fev. 2016

• U23C modernizadas C30-7MP - 17 Fev. 2016

• C36ME MRS | em BH | Ferronorte - 14 Fev. 2016

• Carregamento de blocos de granito na SR6 RFFSA (1994) - 7 Fev. 2016

• G12 4103-6N SR6 RFFSA - 6 Fev. 2016

• Toshiba nº 14 DNPVN em Rio Grande - 25 Jan. 2016

• Encarrilamento dos trens do Metrô de Salvador (2010) - 14 Nov. 2015

• Incêndio de vagões tanque em Mogi Mirim (1991) - 9 Nov. 2015

• Trem Húngaro nas oficinas RFFSA Porto Alegre (~1976) - 21 Out. 2015

  

Ferrovias

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

• Estação de Cachoeiro de Itapemirim | Pátio ferroviário (1994) - 28 Fev. 2016

• Caboose, vagões de amônia e locomotivas da SR7 em Alagoinhas (1991) - 25 Fev. 2016

• Locomotivas U23C modificadas para U23CA e U23CE (Numeração e variações) - 17 Fev. 2016

• A chegada da ponta dos trilhos a Brasília (1967) - 4 Fev. 2016

• Livro “Memória histórica da EFCB” - 7 Jan. 2016

• G8 4066 FCA no trem turístico Ouro Preto - Mariana (Girador | Percurso) - 26 Dez. 2015

• Fontes e fotos sobre a locomotiva GMDH1 - 18 Dez. 2015

• Locomotivas Alco RS no Brasil - 11 Dez. 2015

  

Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• História do transporte urbano no Brasil - 19 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Batalhão Mauá: uma história de grandes feitos - 1º Dez. 2014

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

• A Era Diesel na EF Central do Brasil - 13 Mar. 2014

• Guia Geral das Estradas de Ferro - 1960 - 13 Fev. 2014

• Sistema ferroviário do Brasil - 1982 - 12 Fev. 2014

  

Ferreomodelismo

• Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016

• Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015

• Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015

• Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015

• GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015

• Decais para G12 e C22-7i MRN - 7 Jun. 2015

• Cabine de sinalização em estireno - 19 Dez. 2014

• Cabine de sinalização em palito de fósforo - 17 Dez. 2014

• O vagão Frima Frateschi de 1970 - 3 Jun. 2014

• Decais Trem Rio Doce | Decais Trem Vitória-Belo Horizonte - 28 Jan. 2014

• As locomotivas Alco FA1 e o lançamento Frateschi (1989) na RBF - 21 Out. 2013

• A maquete do Trem turístico Ouro Preto - Mariana (Trem da Vale) - 12 Out. 2013

  

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