|
Estrada de Ferro
|
Ferreoclipping Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016 Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016 Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015 Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015 EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015 |
Ferreofotos Estação Aimorés - Trem Vitória a Minas - 27 Set. 2017 EFSPRG - A ferrovia na guerra do Contestado - 25 Set. 2017 Toshiba DNPVN - Porto do Rio Grande - 11 Jul. 2017 A volta da locomotiva "Velha Senhora" (1981) - 18 Fev. 2017 Reconstrução da Rotunda de São João del Rei (1983-1984) - 8 Dez. 2016 Trem do centenário do cerco da Lapa (1993) - 2 Dez. 2016 Embarque de blindados em vagões Fepasa (1994) - 27 Nov. 2016 Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 23 Nov. 2016 G12 canadenses “espartanas” nº 4103-4196 na ALL - 7 Set. 2016 Locomotivas “Loba” GE 1-C+C-1 nº 2001 a 2025 Fepasa - 5 Set.. 2016 |
Ferrovias Estrada de Ferro Goiás - 30 Jul. 2018 Locomotiva GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017 Trem Vitória - Belo Horizonte - pontos de venda - 2 Out. 2017 Horários do Trem Vitória - Belo Horizonte - 28 Set. 2017 Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017 Trem das Águas - ABPF Sul de Minas - 15 Set. 2017 Fases de pintura das locomotivas English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017 A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017 Horários do Trem turístico S. João del Rei - 6 Dez. 2016 Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016 Trem turístico a vapor Curitiba - Lapa (1986) - 26 Nov. 2016 Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016 |
Estrada de Ferro do Corcovado
|
|
A descrição do trajeto adotado pela Estrada de Ferro do Corcovado é hoje, exatamente a mesma da época de sua implantação.
Não sofreu qualquer alteração nas duas reconstruções por que passou.
Sobre a primeira reconstrução, durante a eletrificação, em 1909-1910, diz o relatório do Ministério da Viação e Obras Públicas (MVOP) referente a 1910:
O leito da estrada não sofreu modificação alguma. A superestrutura foi, porém, renovada em quase sua totalidade. Foram substituídos todos os trilhos, grampos e chapas de junção e quase todos os dormentes.
Foi melhorado o nivelamento em alguns pontos em que foi possível diminuir a rampa, aumentando a respectiva extensão [MVOP ref. 1910, p. 184].
Sobre a segunda reconstrução, em 1977-1979, entre a entrega pela Light à União (1970) e o novo arrendamento à iniciativa privada (1984), afirma Semenovitch que:
“(…) o percurso da ferrovia foi tão bem planejado, que se pode dizer que é praticamente perfeito. Na época da reconstrução total da EFC, empreendida em 1977-1979, nem se cogitou de mehorar o roteiro. Com toda a técnica moderna, não se encontraria, provavelmente, melhor traçado para a ferrovia do que o trajeto determinado há mais de um século” [Semenovitch p. 19-20].
É ele quem fornece a descrição mais completa do trajeto em relação ao relevo da montanha infelizmente, sem indicar a fonte, que pode ser, portanto, de qualquer época desde 1885:
“Partindo da estação do Cosme Velho, a 38 m acima do nível do mar, sobe pelo lado direito do vale do Silvestre e à esquerda da caixa d’água do Morro do Inglês; transpõe o mesmo vale sobre um viaduto de superestrutura metálica, com três vãos de 25 m cada um, e dois pilares de ferro de 10 m de altura, sobre socos de alvenaria; cruza o caminho da Carioca, na cota de 218 m (no Silvestre) e, vencendo por um grande corte o espigão que separa os vales do Silvestre e do rio Carioca, desenvolve-se pela encosta da margem direita deste rio; atravessa dois outros vales secundários em pontes de 25 m de vão cada uma, denominadas ‘Ponte das Velhas’ e ‘Ponte das Caboclas’, atingindo a estação das Paineiras, na cota de 464 m; segue pelo dorso da montanha, passando à direita do local denominado ‘Chapéu do Sol’ e, finalmente, atinge o ponto terminal à esquerda do cume do Corcovado, onde se situa a estação do Alto (670 m de altura)”.
“Dali até o ponto culminante, que fica a 710 m acima do nível do mar, subia-se a pé, por um caminho aladeirado, onde posteriormente foram construídos, em alguns locais, degraus rudimentares” [Semenovitch p. 20].
A planta e o perfil oficiais do percurso da ferrovia aqui desdobrados em três partes, para melhor visualização fazem parte do acervo da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, cuja classificação aproximativa indica a década de 1890 [Memória da Eletricidade p. 21].
Vale observar que a rampa máxima indicada era de 30%, no quarto trecho a partir do alto.
Ferreofotos Estação Aimorés - Trem Vitória a Minas - 27 Set. 2017 EFSPRG - A ferrovia na guerra do Contestado - 25 Set. 2017 Toshiba DNPVN - Porto do Rio Grande - 11 Jul. 2017 A volta da locomotiva "Velha Senhora" (1981) - 18 Fev. 2017 Reconstrução da Rotunda de São João del Rei (1983-1984) - 8 Dez. 2016 Trem do centenário do cerco da Lapa (1993) - 2 Dez. 2016 Embarque de blindados em vagões Fepasa (1994) - 27 Nov. 2016 Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 23 Nov. 2016 G12 canadenses “espartanas” nº 4103-4196 na ALL - 7 Set. 2016 Locomotivas “Loba” GE 1-C+C-1 nº 2001 a 2025 Fepasa - 5 Set.. 2016 |
Bibliografia A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016 Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015 Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015 The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015 História do transporte urbano no Brasil - 19 Mar. 2015 Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015 Batalhão Mauá: uma história de grandes feitos - 1º Dez. 2014 Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014 A Era Diesel na EF Central do Brasil - 13 Mar. 2014 Guia Geral das Estradas de Ferro - 1960 - 13 Fev. 2014 Sistema ferroviário do Brasil - 1982 - 12 Fev. 2014 |
Ferreomodelismo Backlight em maquetes de ferreomodelismo - 5 Nov. 2017 Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016 Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015 Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015 Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015 GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015 Decais para G12 e C22-7i MRN - 7 Jun. 2015 Cabine de sinalização em estireno - 19 Dez. 2014 Cabine de sinalização em palito de fósforo - 17 Dez. 2014 O vagão Frima Frateschi de 1970 - 3 Jun. 2014 Decais Trem Rio Doce | Decais Trem Vitória-Belo Horizonte - 28 Jan. 2014 Alco FA1 e o lançamento Frateschi (1989) na RBF - 21 Out. 2013 |
|
|
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home |