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Do Autor
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Bibliografia: ferrovia e história
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História do transporte urbano no Brasil
Summa Tranviariae Brasiliensis
História dos Bondes e Trólebus e das cidades onde eles trafegaram
Waldemar Corrêa Stiel
EBTU / Ed. Pini
Brasília / São Paulo, Abr. 1984
Stiel informa na Nota Preliminar ter identificado 85 cidades brasileiras que tiveram sistemas de bondes por tração animal, a vapor, elétrica e/ou de outros tipos, além de trólebus, porém não conseguiu reunir dados sobre várias delas, que por isso não foram abordadas no livro. [Infelizmente, não encontro lista das que faltaram].
Essa pesquisa ampla realizou-se após a publicação da História dos transportes coletivos em São Paulo, em 1978, diante da correspondência de várias partes do Brasil e do exterior solicitando mais informações. [Por ser uma ampliação, neste segundo livro as cidades paulistas foram abordadas de modo resumido].
![]() Capa do livro História do transporte urbano no Brasil |
Apesar do curto período para tamanha pesquisa, menos de 6 anos, com todas as dificuldades da época, História do transporte urbano no Brasil é um levantamento exaustivo, com 493 páginas ocupadas pelo texto em letras miúdas, 27 mapas e mais de 300 fotografias.
Entre as dificuldades citadas por Stiel está a destruição de arquivos, inclusive, intencional, em muitos casos, para melhor esquecimento dos sistemas de bondes, de modo a consolidar a ideia de que se resumiram a ser ruins ou a atrapalhar o progresso.
Embora a Editora Pini, que detém o copyright, tenha imprimido e encadernado o livro, sua realização deveu-se ao Preserve - Programa de Preservação do Patrimônio Histórico do Ministério dos Transportes [mais tarde, desmembrado por setores, dando origem ao Preserfe na área ferroviária]. Com autorização do ministro dos Transportes e do presidente da EBTU - Empresa Brasileira de Transportes Urbanos, coube à Assessoria de Comunicação Social desta última a edição ou editoração do livro, até o projeto gráfico da capa. Além de arcar com o custo de impressão, sem dúvida.
Isso permitiu ao Autor exercer suas melhores capacidades de organização, incluindo, além das tradicionais Tabela de conteúdo (2 pág.) e Bibliografia (6 pág.), um Índice onomástico completíssimo (11 pág.), Índice de mapas, Índice por estados e Índice de fotografias (6 pág.). Somando Apresentação, Abstract, Prefácio, Nota preliminar e Introdução, são 544 páginas, que documentam não só os bondes e trólebus, como a gênese da obra, sua época e o estágio da ideia de documentação na estrutura do Ministério dos Transportes.
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Os capítulos referentes às cidades (abaixo) são entremeados com muitas outras informações, tais como músicas, crônicas, relatos etc., omitidas aqui.
É do maior interesse, por exemplo, o capítulo Material rodante, que aborda os principais fornecedores estrangeiros; e descreve as duas indústrias brasileiras, Trajano de Medeiros; e Sampaio Correia, sua gênese e evolução.
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xxxxx xxxxx xxxxx xxxxx |
| Alagoas | Maceió |
| Penedo | |
| Amazonas | Manaus |
| Bahia | Cachoeira |
| Salvador | |
| Santo Amaro | |
| Ceará | Sobral |
| Espírito Santo | Cachoeiro do Itapemirim |
| Vitória | |
| Maranhão | São Luís |
| Mato Grosso | Cuiabá |
| Minas Gerais | Além Paraíba |
| Belo Horizonte | |
| Bom Sucesso | |
| Campanha | |
| Campinas | |
| Cataguases | |
| Caxambu | |
| Guarará | |
| Juiz de Fora | |
| Lavras | |
| Pedro Leopoldo | |
| Raposos / Nova Lima | |
| Sacramento | |
| São Lourenço | |
| Teófilo Otoni | |
| Ubá | |
| Pará | Belém |
| Igarapé-Açu | |
| Paraíba | Itabaiana |
| João Pessoa | |
| Paraná | Curitiba |
| Paranaguá | |
| Pernambuco | Afogados da Ingazeira |
| Pesqueira | |
| Recife | |
| Timbaúba | |
| Rio Grande do Norte | Natal |
| Rio Grande do Sul | Pelotas |
| Porto Alegre | |
| Rio Grande | |
| São Leopoldo | |
| Rio de Janeiro | Campos |
| Itaguaí | |
| Macaé | |
| Niterói | |
| Petrópolis | |
| Rio de Janeiro | |
| São Gonçalo | |
| Vassouras | |
| Santa Catarina | Florianópolis |
| Joinville | |
| Sergipe | Aracaju |
| São Paulo | Araraquara |
| Campos do Jordão | |
| Guaratinguetá | |
| Guarujá | |
| Jundiaí | |
| Piracicaba | |
| Piraju | |
| Ribeirão Preto | |
| Santo André | |
| Santos | |
| São Carlos | |
| São Paulo | |
| Sorocaba | |
| Taubaté |
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