Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Ferreofotos

• Alco RSD8 Fepasa - 29 Fev. 2016

• G12 200 Acesita - 22 Fev. 2016

• “Híbrida” GE244 RVPSC - 21 Fev. 2016

• U23C modernizadas C30-7MP - 17 Fev. 2016

• C36ME MRS | em BH | Ferronorte - 14 Fev. 2016

• Carregamento de blocos de granito na SR6 RFFSA (1994) - 7 Fev. 2016

• G12 4103-6N SR6 RFFSA - 6 Fev. 2016

• Toshiba nº 14 DNPVN em Rio Grande - 25 Jan. 2016

• Encarrilamento dos trens do Metrô de Salvador (2010) - 14 Nov. 2015

• Incêndio de vagões tanque em Mogi Mirim (1991) - 9 Nov. 2015

• Trem Húngaro nas oficinas RFFSA Porto Alegre (~1976) - 21 Out. 2015

  

Ferrovias

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

• Estação de Cachoeiro de Itapemirim | Pátio ferroviário (1994) - 28 Fev. 2016

• Caboose, vagões de amônia e locomotivas da SR7 em Alagoinhas (1991) - 25 Fev. 2016

• Locomotivas U23C modificadas para U23CA e U23CE (Numeração e variações) - 17 Fev. 2016

• A chegada da ponta dos trilhos a Brasília (1967) - 4 Fev. 2016

• Livro “Memória histórica da EFCB” - 7 Jan. 2016

• G8 4066 FCA no trem turístico Ouro Preto - Mariana (Girador | Percurso) - 26 Dez. 2015

• Fontes e fotos sobre a locomotiva GMDH1 - 18 Dez. 2015

• Locomotivas Alco RS no Brasil - 11 Dez. 2015

  

Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

   
Map do Ramal de Prata d Estrada de Ferro Bragança
Mapa do Ramal de Prata da Estrada de Ferro Bragança, ampliado da planta do município de Igarapé Açu,
da Enciclopédia dos municípios brasileiros (IBGE), in Stiel

Estrada de Ferro de Bragança
Ramal do Prata


 
Flavio R. Cavalcanti

Stiel [p. 139] data de Fev. 1907 o início das obras de uma linha de bondes (tração animal), "no sistema Decauville", bitola 0,60 metro e extensão de 20,777 km, para ligar a estação de Igarapé Açu da Estrada de Ferro de Bragança ao Instituto da Infância Desvalida de Santo Antônio do Prata, estabelecido "na antiga colônia do Prata", no estado do Pará.

Em meados de 1907 teria sido aberto o tráfego provisório em mais da metade da linha.

Em 26 Jun. 1908 foi inaugurado o serviço com a presença do governador Augusto Montenegro, que também havia criado o instituto.

Essa linha de bondes teria sido extinta "em meados da segunda década do novo século" [+/-1915], com a construção do Ramal de Prata da própria Estrada de Ferro de Bragança.

Embora citando apenas Stiel na bibliografia sobre o bonde de Santo Antônio do Prata, Morrison [p. 39, 184] precisa em 1914 a abertura do ramal da estrada de ferro.

O levantamento do DNEF [RF, 1945] situa em 1910 a abertura do Ramal do Prata.

A relação geral das estradas de ferro do Brasil [RF, 1945] atribui a bitola de 0,60 metro a 47 quilômetros da ferrovia, que correspondem à soma dos ramais do Prata e de Benjamin Constant.

No I Centenário das ferrovias brasileiras (1954), Moacir M. F. Silva e Flavio Vieira atribuem a bitola de 0,60 metro aos ramais de Prata e de Benjamin Constant.

Estrada de Ferro de Bragança
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• Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016

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• Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015

• Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015

• EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015

  

Ferreomodelismo

• Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016

• Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015

• Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015

• Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015

• GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015

• Decais para G12 e C22-7i MRN - 7 Jun. 2015

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