Mapa do Ramal de Prata da Estrada de Ferro Bragança, ampliado da planta do município de Igarapé Açu,
da Enciclopédia dos municípios brasileiros (IBGE), in Stiel
Estrada de Ferro de Bragança
Ramal do Prata
Flavio R. Cavalcanti
Stiel [p. 139] data de Fev. 1907 o início das obras de uma linha de bondes (tração animal), "no sistema Decauville", bitola 0,60 metro e extensão de 20,777 km, para ligar a estação de Igarapé Açu da Estrada de Ferro de Bragança ao Instituto da Infância Desvalida de Santo Antônio do Prata, estabelecido "na antiga colônia do Prata", no estado do Pará.
Em meados de 1907 teria sido aberto o tráfego provisório em mais da metade da linha.
Em 26 Jun. 1908 foi inaugurado o serviço com a presença do governador Augusto Montenegro, que também havia criado o instituto.
Essa linha de bondes teria sido extinta "em meados da segunda década do novo século" [+/-1915], com a construção do Ramal de Prata da própria Estrada de Ferro de Bragança.
Embora citando apenas Stiel na bibliografia sobre o bonde de Santo Antônio do Prata, Morrison [p. 39, 184] precisa em 1914 a abertura do ramal da estrada de ferro.
O levantamento do DNEF [RF, 1945] situa em 1910 a abertura do Ramal do Prata.
A relação geral das estradas de ferro do Brasil [RF, 1945] atribui a bitola de 0,60 metro a 47 quilômetros da ferrovia, que correspondem à soma dos ramais do Prata e de Benjamin Constant.
No I Centenário das ferrovias brasileiras (1954), Moacir M. F. Silva e Flavio Vieira atribuem a bitola de 0,60 metro aos ramais de Prata e de Benjamin Constant.
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