Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Ferreofotos

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• EFSPRG - A ferrovia na guerra do Contestado - 25 Set. 2017

• Toshiba DNPVN - Porto do Rio Grande - 11 Jul. 2017

• A volta da locomotiva "Velha Senhora" (1981) - 18 Fev. 2017

• Reconstrução da Rotunda de São João del Rei (1983-1984) - 8 Dez. 2016

• Trem do centenário do cerco da Lapa (1993) - 2 Dez. 2016

• Embarque de blindados em vagões Fepasa (1994) - 27 Nov. 2016

• Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 23 Nov. 2016

• G12 canadenses “espartanas” nº 4103-4196 na ALL - 7 Set. 2016

• Locomotivas “Loba” GE 1-C+C-1 nº 2001 a 2025 Fepasa - 5 Set.. 2016

  

Ferrovias

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• Trem Vitória - Belo Horizonte - pontos de venda - 2 Out. 2017

• Horários do Trem Vitória - Belo Horizonte - 28 Set. 2017

• Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017

• Trem das Águas - ABPF Sul de Minas - 15 Set. 2017

• Fases de pintura das locomotivas English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017

• A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017

• Horários do Trem turístico S. João del Rei - 6 Dez. 2016

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• Trem turístico a vapor Curitiba - Lapa (1986) - 26 Nov. 2016

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

  

Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

   
Map do Ramal de Prata d Estrada de Ferro Bragança
Mapa do Ramal de Prata da Estrada de Ferro Bragança, ampliado da planta do município de Igarapé Açu,
da Enciclopédia dos municípios brasileiros (IBGE), in Stiel

Estrada de Ferro de Bragança
Ramal do Prata


 
Flavio R. Cavalcanti

Stiel [p. 139] data de Fev. 1907 o início das obras de uma linha de bondes (tração animal), "no sistema Decauville", bitola 0,60 metro e extensão de 20,777 km, para ligar a estação de Igarapé Açu da Estrada de Ferro de Bragança ao Instituto da Infância Desvalida de Santo Antônio do Prata, estabelecido "na antiga colônia do Prata", no estado do Pará.

Em meados de 1907 teria sido aberto o tráfego provisório em mais da metade da linha.

Em 26 Jun. 1908 foi inaugurado o serviço com a presença do governador Augusto Montenegro, que também havia criado o instituto.

Essa linha de bondes teria sido extinta "em meados da segunda década do novo século" [+/-1915], com a construção do Ramal de Prata da própria Estrada de Ferro de Bragança.

Embora citando apenas Stiel na bibliografia sobre o bonde de Santo Antônio do Prata, Morrison [p. 39, 184] precisa em 1914 a abertura do ramal da estrada de ferro.

O levantamento do DNEF [RF, 1945] situa em 1910 a abertura do Ramal do Prata.

A relação geral das estradas de ferro do Brasil [RF, 1945] atribui a bitola de 0,60 metro a 47 quilômetros da ferrovia, que correspondem à soma dos ramais do Prata e de Benjamin Constant.

No I Centenário das ferrovias brasileiras (1954), Moacir M. F. Silva e Flavio Vieira atribuem a bitola de 0,60 metro aos ramais de Prata e de Benjamin Constant.

Estrada de Ferro de Bragança
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Ferreomodelismo

• Backlight em maquetes de ferreomodelismo - 5 Nov. 2017

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• Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015

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