Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Vagão de Primeira Classe do Trem de Aço da Companhia Paulista de Estradas de Ferro
Vagão de Primeira Classe do Trem de Aço da Companhia Paulista de Estradas de Ferro

Trens de passageiros

Vitória - Belo Horizonte
São Luís - Parauapebas

Antigos trens de passageiros

Xangai
Barrinha
Expresso da Mantiqueira
Barra Mansa a Lavras
Trem de Prata
Trem Húngaro
Automotrizes Budd
Litorinas Fiat
Cruzeiro do Sul
Trem Farroupilha
Trem de aço da Paulista

Plataforma de embarque: 1995

Trens turísticos e passeios ferroviários
Trens de passageiros
Museus ferroviários
Maquetes ferroviárias
Eventos

  

Ferreofotos

• Alco RSD8 Fepasa - 29 Fev. 2016

• G12 200 Acesita - 22 Fev. 2016

• “Híbrida” GE244 RVPSC - 21 Fev. 2016

• U23C modernizadas C30-7MP - 17 Fev. 2016

• C36ME MRS | em BH | Ferronorte - 14 Fev. 2016

• Carregamento de blocos de granito na SR6 RFFSA (1994) - 7 Fev. 2016

• G12 4103-6N SR6 RFFSA - 6 Fev. 2016

• Toshiba nº 14 DNPVN em Rio Grande - 25 Jan. 2016

• Encarrilamento dos trens do Metrô de Salvador (2010) - 14 Nov. 2015

• Incêndio de vagões tanque em Mogi Mirim (1991) - 9 Nov. 2015

• Trem Húngaro nas oficinas RFFSA Porto Alegre (~1976) - 21 Out. 2015

  

Ferrovias

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

• Estação de Cachoeiro de Itapemirim | Pátio ferroviário (1994) - 28 Fev. 2016

• Caboose, vagões de amônia e locomotivas da SR7 em Alagoinhas (1991) - 25 Fev. 2016

• Locomotivas U23C modificadas para U23CA e U23CE (Numeração e variações) - 17 Fev. 2016

• A chegada da ponta dos trilhos a Brasília (1967) - 4 Fev. 2016

• Livro “Memória histórica da EFCB” - 7 Jan. 2016

• G8 4066 FCA no trem turístico Ouro Preto - Mariana (Girador | Percurso) - 26 Dez. 2015

• Fontes e fotos sobre a locomotiva GMDH1 - 18 Dez. 2015

• Locomotivas Alco RS no Brasil - 11 Dez. 2015

  

Ferreomodelismo

• Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016

• Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015

• Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015

• Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015

• GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015

• Decais para G12 e C22-7i MRN - 7 Jun. 2015

   

Cia. Paulista de Estradas de Ferro
Os carros de aço da Cia. Paulista


 
João Paulo M. Camargo
Centro-Oeste nº 25 (Nov-1988)

Durante o ano de 1928, a Cia. Paulista de Estradas de Ferro (CP) adquiriu da empresa norte-americana American Car and Foundry (ACF), ligada à Alco, 22 carros de passageiros inteiramente construídos em aço, tornando-se a empresa pioneira a operar esse tipo de equipamento na América do Sul. Todos foram construídos no sistema de chapas duplas, oferecendo, assim, menor índice de ruído aos passageiros, e em seu interior, de aspecto sóbrio, foram usadas madeiras nacionais para a decoração, como a imbuia e o jacarandá, a fim de torná-los familiares aos dos outros carros empregados.

Optou-se pela importação dos carros inteiramente montados, devido à inovação do equipamento, o que possibilitou a rápida entrada em serviço, logo após a chegada do primeiro lote de 11 carros, em 9 de abril, em Santos. A 1º de maio, fizeram a viagem inaugural de São Paulo a Campinas.

Dos 32 carros adquiridos, 7 eram de primeira classe, 6 de segunda e 3 de luxo ("pullman"). Ainda vieram 2 restaurantes, 2 bagageiros e 2 correios, estes iguais aos usados nos EUA. As características eram as seguintes:

  • 1ª classe - truques de 3 eixos
    nº 151 a 157, lotação 80 lugares

  • 2ª classe - truques de 2 eixos
    251 a 256, lotação 98 lugares
  • Obs.: O carro 256, 2ª classe, foi convertido para bagageiro nº 456 em 1931; e convertido em 2ª classe nº 256 em 1941 quando foi entregue ao tráfego o primeiro babageiro construído pela CP, nº 453.

  • Pullman - truques de 3 eixos
    nº 51 a 53, lotação 18 lugares, com um reservado e uma sala para os fumantes

  • Restaurante - truques de 3 eixos
    851 a 852, lotação 36 lugares, alterada mais tarde para 48 lugares

  • Bagagem - truques de 2 eixos
    451 a 452, lotação 20.000 kg

  • Correio - truques de 2 eixos
    nº 551 a 552, lotação 20.000 kg

    Obs.: A partir de 1955, os carros de bagagem receberam um compartimento para correio, e os carros correio igualmente receberam compartimento para bagagem, tornando ambas as séries em carros de bagagem-correio. Os postais 551 e 552 passaram para 451 e 452. Bagagem 451 recebeu também compartimento para bufet, passando para 453; e 452 passou a 454.

Devido ao aumento dos passageiros nos trens noturnos, a Paulista adquiriu em 1929 mais 8 carros de aço carbono, todos dormitórios, com as seguintes características:

  • 751 a 758 - Lotação: 10 cabines com 2 leitos cada (20 leitos), sendo que os dois primeiros (751 e 752) foram encomendados à Middletown Car Company e os 6 restantes à ACF, todos com o mesmo desenho e truques de 3 eixos.

A partir da segunda metade da década de 1960, houve um aumento muito grande na procura de passagens, sobretudo na 1ª e 2ª classes. Como não foram adquiridos mais carros, devido à política de investimentos no setor ferroviário (nesta época o Estado de São Paulo já havia adquirido parte das ações da CP, com pretextos ainda dubitáveis), a Paulista viu-se obrigada a transformar seus carros "pullman" e restaurantes em carros de classe. Os 3 pullman ACF e o restaurante nº 852 foram transformados em carros de 2ª classe, junto com 6 dos 7 carros de 1ª classe. Os demais pullman e restaurantes fabricados pela CP na década de 1940 também foram transformados.

Em 1971 foi criada a Fepasa e a partir de 1977 / 1978 ela os encosta em vários pátios, sob a alegação de que são muito antigos, começando então a sofrerem violento processo de depredação, quando, em 1981, a ABPF solicita a guarda de alguns, para formar uma composição junto com a locomotiva a vapor 353 originária da Central do brasil.

Em 1983, a Fepasa cancela o pedido de cessão, com o propósito de recolocá-los no serviço ativo, pois não existem recursos para comprar carros novos.

Mudaram as administrações na Fepasa e praticamente nada aconteceu de substancial melhoria no serviço de passageiros. Pouco a pouco os carros foram sendo sucateados, em vários pátios, aqui e ali.

Hoje restam alguns dormitórios servindo ao socorro e VP em Bauru, São Carlos e Altino, pelo menos; e três carros (2 na 2ª classe e 1 na 1ª) que foram modernizados nos anos 1960, totalmente descaracterizados, com teto redondo, sem rebites à mostra, com truques de 2 eixos e mancais de rolamento...

Resta esperar que a RFFSA conserve os carros do Cruzeiro do Sul, que estão no Horto em Belo Horizonte, como se comenta, para formar composição com a "Velha Senhora", pois o sonho de ver outra vez montada a imponente composição verde-oliva do "Trem de Aço" da CP está praticamente impossível.

Bibliografia

Revista "Estrada de Ferro", 15-Maio-1928

Relatórios da CPEF de 1928 a 1931, de 1941, 1955, e de 1965 a 1970

Características de carros da bitola de 1,6 m da CPEF, 1932

Características de carros da bitola de 1,6 m da Fepasa, 1975

Boletin nº 3 da ABPF, jan/mar-1981

Fotos: 1ª classe nº 155 em duas épocas: Acima, em 1940, e embaixo, em 1928, no início da operação. Repare nos filetes (amarelo) em toda extensão, juntamente com o brasão da CP, nº e classe, que em 1928 eram pintados. Mais tarde, eram peças fundidas em latão cromado. Note-se também os respiros das toilettes, na cobertura dos carros.

   

Ferrovias

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

• Estação de Cachoeiro de Itapemirim | Pátio ferroviário (1994) - 28 Fev. 2016

• Caboose, vagões de amônia e locomotivas da SR7 em Alagoinhas (1991) - 25 Fev. 2016

• Locomotivas U23C modificadas para U23CA e U23CE (Numeração e variações) - 17 Fev. 2016

• A chegada da ponta dos trilhos a Brasília (1967) - 4 Fev. 2016

• Livro “Memória histórica da EFCB” - 7 Jan. 2016

• G8 4066 FCA no trem turístico Ouro Preto - Mariana (Girador | Percurso) - 26 Dez. 2015

• Fontes e fotos sobre a locomotiva GMDH1 - 18 Dez. 2015

• Locomotivas Alco RS no Brasil - 11 Dez. 2015

  

Trens turísticos

Trem do Corcovado
São João del Rei
Campos do Jordão
Ouro Preto - Mariana
Trem das Águas
Trem da Mantiqueira
Trem das Termas
Montanhas Capixabas
Barra do Rio Grande
Teleférico de Ubajara

Em projeto

Expresso Pai da Aviação
Trem ecoturístico da Mata Atlântica
Locomotiva Zezé Leone

Antigos trens turísticos

São Paulo - Santos
Cruzeiro - São Lourenço
Trem da Mata Atlântica
Trem dos Inconfidentes
Trem Curitiba - Lapa

Calendário 1987
VFCJ | Bitolinha | Lapa | Inconfidentes | Trem da Serra | Paranapiacaba
  

Ferreoclipping

• Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016

• Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016

• Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015

• Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015

• EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015

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