|
|
Estações ferroviárias em 1982
|
|
Xsdkjnfjdfksflaj
Linha de Casa Branca Mayrink – Casa Branca (Bitola de 1,00 m) |
SP | ||||
---|---|---|---|---|---|
Nº | Estação | Dist. (km) |
Alt. (m) |
Inaug. | Município |
- | Mayrink (Ver nº 005 da UR-1 e UR-7) |
0 | 832 | 1897 | Mayrink |
1 | Moreiras – PE | 11 | 834 | 1897 | |
2 | Dona Catarina – PC | 23 | 810 | 1897 | |
3 | Pirapitingui – PC | 37 | 664 | 1897 | Itu |
4 | Itu | 53 | 552 | 17/04/1873 | |
5 | Salto | 60 | 520 | 02/04/1873 | Salto |
6 | Pimenta – PC | 71 | 544 | 14/11/1872 | Indaiatuba |
7 | Itaici (Início do Ramal de Piracicaba) |
77 | 554 | 11/02/1879 | |
8 | Viracopos | 91 | … | Campinas | |
(Bitolas de 1,00 m e 1,60 m) | |||||
9 | Boa Vista (Ver Linha de Itirapina) |
107 | 637 | 27/08/1975 | Campinas |
10 | Paulínia (Início do Ramal de Replan) |
120 | 560 | 19/09/1972 | Paulínia |
(Bitola de 1,00 m) | |||||
11 | Jaguariúna | 140 | 569 | 15/12/1945 | Jaguariúna |
12 | Guedes | 144 | 573 | 15/12/1945 | |
13 | Posse de Ressaca | 153 | 602 | 28/08/1875 | Santo Antônio da Posse |
14 | Conselheiro Martins Francisco – PE | 164 | 588 | 06/12/1892 | Mogi Mirim |
15 | Mogi Mirim – PC (Início do Ramal de Sapucaí) |
173 | 611 | 27/08/1875 | |
16 | Mogi Guaçu | 182 | 588 | 14/01/1875 | Mogi Guaçu |
17 | Estiva Mogiana – PC | 195 | 593 | 10/08/1897 | |
18 | Mato Seco – PC | 212 | 735 | 14/01/1878 | |
19 | Aguaí (Início do Ramal de Poços de Caldas) |
224 | 653 | 01/10/1886 | Aguaí |
20 | Orindiúva – PC | 239 | 627 | 07/07/1899 | Casa Branca |
21 | Lagoa Branca – PC | 249 | 703 | 19/09/1891 | |
22 | Casa Branca (Início do Ramal de S. Sebastião do Paraíso e Ver UR-6) |
267 | 706 | 1951 | |
Ramal de Piracicaba Itaici – Piracicaba (Bitola de 1,00 m) |
SP | ||||
Nº | Estação | Dist. (km) |
Alt. (m) |
Inaug. | Município |
- | Itaici (Ver nº 07) |
77 | 554 | 11/02/1879 | Indaiatuba |
23 | Capivari | 122 | 509 | 21/10/1875 | Capivari |
24 | Quilômetro (Ver km 44 – UR-6 – Ligação a Piracicaba) |
167 | … | 17/04/1980 | Piracicaba |
25 | Piracicaba | 168 | 524 | 29/07/1922 | |
Ramal de Replan Paulínia-Replan (Bitola de 1,00 m e 1,60 m) |
SP | ||||
Nº | Estação | Dist. (km) |
Alt. (m) |
Inaug. | Município |
- | Paulínia (Ver nº 10 da UR-2) |
120 | 560 | 19/09/1972 | Paulínia |
26 | Replan | 128 | … | 09/01/1972 | |
Ramal de Sapucaí Mogi Mirim – Sapucaí (Bitola de 1,00 m) |
SP | ||||
Nº | Estação | Dist. (km) |
Alt. (m) |
Inaug. | Município |
- | Mogi Mirim – PC (Ver nº 15) | 173 | 611 | 27/08/1875 | Mogi Mirim |
27 | Itapira | 191 | 629 | 30/06/1882 | Itapira |
- | Sapucaí (Ver nº 189 – RFFSA SR-2) |
223 | 663 | 01/08/1898 | Jacutinga |
Ramal de Poços de Caldas Aguai – Poços de Caldas (Bitola de 1,00 m) |
SP | ||||
Nº | Estação | Dist. (km) |
Alt. (m) |
Inaug. | Município |
- | Aguaí (Ver nº 19) |
224 | 653 | 01/10/1886 | Aguaí |
28 | São João da Boa Vista | 253 | 729 | 01/10/1886 | São João da Boa |
29 | Águas da Prata | 266 | 818 | 01/10/1886 | Vista Águas da Prata |
MG | |||||
30 | Bauxita | 289 | 1.239 | 11/01/1945 | Poços de Caldas |
31 | Poços de Caldas | 299 | 1.186 | 01/10/1886 | |
Ramal de São Sebastião do Paraíso Casa Branca – São Sebastião do Paraíso (Bitola de 1,00 m) |
SP | ||||
Nº | Estação | Dist. (km) |
Alt. (m) |
Inaug. | Município |
- | Casa Branca (Ver nº 22) |
267 | 706 | 1951 | Casa Branca |
32 | São José do Rio Pardo | 307 | 675 | 31/07/1889 | São José do Rio Par |
33 | Itaiquara | 327 | 727 | 01/06/1903 | Tapiratiba |
MG | |||||
34 | Guaxupé | 358 | 821 | 15/05/1904 | Guaxupé |
35 | Guaranésia – PC | 373 | 769 | Guaranésia | |
36 | Monte Santo de Minas – PC | 405 | 894 | 09/03/1913 | Monte Santo de Minas |
37 | Itamogi – PC | 427 | 996 | 05/08/1913 | Itamogi |
- | São Sebastião do Paraíso (Ver nº 28 da UR-6) |
456 | 940 | 15/05/1911 | São Sebastião do Paraíso |
Linha de Itirapina Jundiaí – Itirapina (Bitola de 1,60 m) |
SP | ||||
Nº | Estação | Dist. (km) |
Alt. (m) |
Inaug. | Município |
- | Jundiaí (Ver RFFSA nº 31 – CES-SP) |
0 | 706 | 16/02/1876 | Jundiaí |
38 | Louveira | 15 | 666 | 31/03/1872 | Louveira |
39 | Vinhedo | 23 | 702 | 31/03/1872 | Vinhedo |
40 | Valinhos | 31 | 659 | 31/03/1872 | Valinhos |
(Bitolas de 1,00 m e 1,60 m) | |||||
41 | Samambaia – PC | 41 | 717 | 01/02/1893 | Campinas |
42 | Campinas | 44 | 693 | 11/08/1872 | |
- | Boa Vista (Ver nº 09) (107 km de Mayrink) |
53 | 636 | 27/08/1875 | |
(Bitola de 1,60 m) | |||||
43 | Hortolândia | 63 | 559 | 01/04/1917 | Sumaré |
44 | Sumaré | 70 | 547 | 27/08/1875 | |
45 | Nova Odessa | 76 | 540 | 01/08/1907 | Nova Odessa |
46 | Recanto – PC (Início da Ligação a Piracicaba) |
78 | 529 | 07/10/1916 | |
47 | Americana | 82 | 527 | 27/08/1875 | Americana |
48 | Tatu | 94 | 511 | 30/06/1876 | Limeira |
49 | Limeira | 105 | 540 | 30/06/1876 | |
50 | Cordeirópolis (Início do Ramal de Descalvado) |
117 | 630 | 11/08/1876 | Cordeirópolis |
51 | Santa Gertrudes – PC | 126 | 570 | 01/02/1887 | Santa Gertrudes |
52 | Quilômetro 128 – PC (Início da Variante a Itirapina) |
128 | … | … | |
53 | Rio Claro – PC | 131 | … | 01/04/1974 | Rio Claro |
54 | Quilômetro 139 – PC (1) | 144 | |||
55 | Camaquã – PC (1) | 150 | … | 01/04/1974 | |
56 | Graúna – PC (1) | 162 | … | 01/04/1974 | Itirapina |
- | Itirapina (Ver UR-3 nº 1 e UR-4) (1) |
175 | … | 01/07/1885 | |
(1) Distância pela linha antiga | |||||
Ligação a Piracicaba Recanto – Piracicaba (Bitola de 1,60 m) |
SP | ||||
Nº | Estação | Dist. (km) |
Alt. (m) |
Inaug. | Município |
- | Recanto – PC (Ver nº 46) |
78 | 529 | 07/10/1916 | Nova Odessa |
57 | Santa Bárbara d'Oeste | 91 | 529 | 14/07/1917 | Santa Bárbara d’Oeste |
(Bitola de 1,00 m e 1,60 m) | |||||
- | Quilômetro 44 (Ver nº 24) |
123 | … | 17/04/1980 | Piracicaba |
- | Piracicaba (Ver nº 25) |
124 | 540 | 29/07/1922 | |
Ramal de Descalvado Cordeirópolis – Descalvado (Bitola de 1,60 m) |
SP | ||||
Nº | Estação | Dist. (km) |
Alt. (m) |
Inaug. | Município |
- | Cordeirópolis (Ver nº 50) |
117 | 630 | 11/08/1876 | Cordeirópolis |
58 | Araras | 135 | 611 | 10/04/1877 | Araras |
59 | Leme – PC | 162 | 610 | 30/09/1877 | Leme |
60 | Piraçununga | 185 | 634 | 24/10/1878 | Piraçununga |
61 | Porto Ferreira | 205 | 549 | 15/01/1880 | Porto Ferreira |
62 | Descalvado | 224 | 647 | 07/11/1881 | Descalvado |
Variante de Itirapina (Linha Nova) Quilômetro 128 – Itirapina (Bitola de 1,60 m) |
SP | ||||
Nº | Estação | Dist. (km) |
Alt. (m) |
Inaug. | Município |
- | Quilômetro 128 – PC (Ver nº 52) |
128 | … | … | Santa Gertrudes |
63 | Rio Claro Novo | 134 | … | … | Rio Claro |
64 | Camaquã Novo – PE | 144 | … | … | |
65 | Graúna Nova – PC | 157 | … | … | Itirapina |
- | Itirapina (Ver nº 1 da UR-3 e UR-4) |
170 | 758 | 01/07/1885 |
Ferreoclipping Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016 Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016 Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015 Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015 EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015 |
Ferrovias Estrada de Ferro Goiás - 30 Jul. 2018 Locomotiva GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017 Trem Vitória - Belo Horizonte - pontos de venda - 2 Out. 2017 Horários do Trem Vitória - Belo Horizonte - 28 Set. 2017 Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017 Trem das Águas - ABPF Sul de Minas - 15 Set. 2017 Fases de pintura das locomotivas English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017 A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017 Horários do Trem turístico S. João del Rei - 6 Dez. 2016 Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016 Trem turístico a vapor Curitiba - Lapa (1986) - 26 Nov. 2016 Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016 |
Ferreofotos Estação Aimorés - Trem Vitória a Minas - 27 Set. 2017 EFSPRG - A ferrovia na guerra do Contestado - 25 Set. 2017 Toshiba DNPVN - Porto do Rio Grande - 11 Jul. 2017 A volta da locomotiva "Velha Senhora" (1981) - 18 Fev. 2017 Reconstrução da Rotunda de São João del Rei (1983-1984) - 8 Dez. 2016 Trem do centenário do cerco da Lapa (1993) - 2 Dez. 2016 Embarque de blindados em vagões Fepasa (1994) - 27 Nov. 2016 Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 23 Nov. 2016 G12 canadenses “espartanas” nº 4103-4196 na ALL - 7 Set. 2016 Locomotivas “Loba” GE 1-C+C-1 nº 2001 a 2025 Fepasa - 5 Set.. 2016 |
Legislação Estrutura da Valec - Decreto 8.134, de 28 Out. 2013 Open access e atuação da Valec - Decreto 8.129, de 23 Out. 2013 Sistema Nacional de Viação - Lei 12.379, de 6 Jan. 2011 Aviso RFFSA - Trens turísticos - 7 Out. 1992 Moedas | Medidas |
Bibliografia A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016 Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015 Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015 The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015 História do transporte urbano no Brasil - 19 Mar. 2015 Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015 Batalhão Mauá: uma história de grandes feitos - 1º Dez. 2014 Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014 A Era Diesel na EF Central do Brasil - 13 Mar. 2014 Guia Geral das Estradas de Ferro - 1960 - 13 Fev. 2014 Sistema ferroviário do Brasil - 1982 - 12 Fev. 2014 |
Ferreosfera |
|
|
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home |