|
|
Fepasa - Ferrovias Paulistas - 1986
|
|
A planta da Fepasa — preservada pelo sr. Ivo Arias, que gentilmente autorizou sua digitalização por Vanderlei A. Zago — fixou no tempo os trilhos do pátio ferroviário do Parque Industrial Samambaia em 1986, com dos desvios para as instalações das empresas Anderson Clayton, Gessy Lever, Duratex e Matarazzo.
De acordo com o Relatório de 1986 sobre as estações da Fepasa, “Samambaia Nova” era, então, apenas uma cabine de controle que operava sistema de bloqueio.
O bloqueio operava no trecho até Campinas, da Linha Tronco Jundiaí - Itirapina.
Dali por diante: CTC de Campinas a Nova Odessa; Staff até Cordeirópolis; e CTC dali até Itirapina.
Naquele momento, a estação de “Samambaia Velha”, de 1893 [e não 1983, como no Relatório], já estava desativada, abandonada e em ruínas, restando apenas algumas paredes, e a plataforma cobertas pelo mato.
Estava cercada por uma favela que já tinha invadido a faixa em alguns pontos.
Ferrovias Estrada de Ferro Goiás - 30 Jul. 2018 GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017 Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017 Fases de pintura das English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017 A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017 Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016 |
|
|
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home |