CPEF - Cia. Paulista de Estradas de Ferro
Numerações das locomotivas
elétricas da Cia. Paulista
Flavio R. Cavalcanti - 20 Set. 2015
Esta lista das locomotivas elétricas da antiga
CPEF
de especial interesse pela correspondência entre três numerações sucessivas ao longo de períodos históricos não especificados foi recebida do Alberto H. del Bianco, em meados de 1986, e imediatamente disponibilizada como publicação avulsa (9 pág., xerox) a partir do Centro-Oeste nº 16, de Jun. 1986.
As primeiras 5 páginas tabulavam as locomotivas e litorinas da
Fepasa
com as respectivas faixas de numeração, fabricante, faixa de numeração dos fabricantes, ano, rodagem, modelo, ferrovia anterior e faixa de numeração na ferrovia anterior.
As 4 páginas seguintes tabulavam os dados (abaixo) das locomotivas elétricas da
CPEF
individualizadas, uma a uma, com até 3 numerações sucessivas.
É possível que haja falhas e a ausência de citação de fontes (não era hábito) dificulta a verificação, além de deixar no esquecimento um encadeamento de pesquisadores que, com certeza, contribuíram para se chegar a um levantamento tão completo e detalhado.
Como leigo em Cia. Paulista e assuntos técnicos em geral, me chamam a atenção dois ou três pontos, que talvez venha a entender melhor quando a organização dos meus arquivos estiver bem mais adiantada do que hoje:
A indicação de uma numeração anterior (nº 231) da locomotiva 1-D-1 Brown Boveri nº 320, de 1929. Isto significaria que a foto estampada na Revue Brown Boveri de Nov./Dez. 1932 não fosse uma foto de fábrica, mas feita mais tarde, no Brasil. [Aliás, ainda não levantei os momentos em que ocorreram as re-numerações da Paulista]. Até a data de hoje, a página da Wikipedia sobre a frota da
CPEF
também não registra a existência de tal número anterior, apesar do ritmo intenso de edições, de 4 Mar. 2009 a 31 Ago. 2015 [Frota da Companhia Paulista de Estradas de Ferro, salva em 20 Set. 2015].
Há duas locomotivas Alco / GE de 1947 com o mesmo nº fabr. 28.604, provavelmente por falha de datilografia.
Essas locomotivas Alco / GE de 1947 são classificadas como B-B com hífen, e não com +, coisa que ultrapassa meus limitados conhecimentos.
Sobre esta última dúvida, Ricardo Melo Araújo sugere a página AAR wheel arrangement da Wikipedia. Ainda não pude estudá-la com calma, nessas poucas horas, mas a primeira percepção é de que ali não existe B+B puro mas, tampouco, C+C puro, só B-B e C-C, exceto em combinação com mais rodeiros e/ou truques [FRC, 20 Set. 2015].
«»
1º Nº
2º Nº
3º Nº
Fabric.
Nº Fabr.
Ano
Fabr.
Rod.
Obs.
200
300
GE
8.010
1921
2-B+B-2
201
301
GE
8.011
1921
2-B+B-2
202
302
GE
8.012
1921
2-B+B-2
203
303
GE
8.013
1921
2-B+B-2
Preservada pela Fepasa
204
400
GE
8.002
1921
B+B
205
401
GE
8.003
1921
B+B
206
402
GE
8.004
1921
B+B
207
403
GE
8.005
1921
B+B
208
404
GE
8.006
1921
B+B
209
405
GE
8.007
1921
B+B
210
406
GE
8.008
1921
B+B
211
407
GE
8.009
1921
B+B
212
310
Baldwin
54.673
1921
1-B+B-1
213
311
Baldwin
54.674
1921
1-B+B-1
216
312
Baldwin
58.667
1925
1-B+B-1
214
410
Baldwin
24.432
1921
C+C
215
411
Baldwin
54.433
1921
C+C
218
412
Baldwin
59.167
1926
C+C
219
413
Baldwin
59.219
1926
C+C
220
414
Baldwin
59.274
1926
C+C
221
415
Baldwin
59.275
1926
C+C
222
416
Baldwin
59.911
1927
C+C
223
417
Baldwin
59.912
1927
C+C
224
418
Baldwin
59.913
1927
C+C
225
419
Baldwin
59.914
1927
C+C
217
330
M. Vickers
3.126
1925
1-C+C-1
Engº Francisco Monlevade
231
320
Brown Boveri
2.591
1929
1-D-1
226
350
428
GE
10.369
1927
1-C+C-1
227
351
427
GE
10.370
1928
1-C+C-1
228
352
426
GE
10.371
1929
1-C+C-1
229
353
423
GE
10.930
1930
1-C+C-1
230
354
424
GE
10.642
1928
1-C+C-1
231
355
425
GE
10.619
1928
1-C+C-1
420
GE
10.927
1930
1-C+C-1
421
GE
10.928
1930
1-C+C-1
422
GE
10.929
1930
1-C+C-1
300
400
500
GE / Alco
9.406
1924
B-B
301
401
501
GE / Alco
9.407
1924
B-B
302
402
502
GE / Alco
9.408
1924
B-B
303
403
503
GE / Alco
9.409
1924
B-B
304
404
504
GE / Alco
9.410
1924
B-B
305
405
505
GE / Alco
9.865
1926
B-B
306
406
506
GE / Alco
9.866
1926
B-B
307
407
507
GE / Alco
9.867
1926
B-B
308
408
508
GE / Alco
9.868
1926
B-B
510
GE / Alco
28.600
1947
B-B
511
GE / Alco
28.601
1947
B-B
512
GE / Alco
28.602
1947
B-B
513
GE / Alco
28.603
1947
B-B
514
GE / Alco
28.606
1947
B-B
515
GE / Alco
28.604
1947
B-B
516
GE / Alco
28.607
1947
B-B
517
GE / Alco
28.604
1947
B-B
370
GE
12.450
1940
2-C+C-2
Cons. Antônio Prado
371
GE
12.452
1940
2-C+C-2
372
GE
12.453
1940
2-C+C-2
373
GE
12.454
1940
2-C+C-2
374
GE
27.771
1946
2-C+C-2
375
GE
27.772
1946
2-C+C-2
376
GE
27.773
1946
2-C+C-2
377
GE
27.776
1946
2-C+C-2
378
GE
27.774
1946
2-C+C-2
379
GE
27.775
1946
2-C+C-2
380
GE
27.777
1946
2-C+C-2
381
GE
27.778
1946
2-C+C-2
382
GE
27.780
1946
2-C+C-2
383
GE
27.779
1946
2-C+C-2
384
GE
27.781
1946
2-C+C-2
385
GE
27.782
1946
2-C+C-2
386
GE
28.571
1948
2-C+C-2
387
GE
28.570
1948
2-C+C-2
388
GE
28.572
1948
2-C+C-2
389
GE
28.573
1948
2-C+C-2
390
GE
28.574
1948
2-C+C-2
391
GE
28.575
1948
2-C+C-2
450
GE
29.923
1951
2-D+D-2
451
GE
29.914
1951
2-D+D-2
452
GE
29.915
1951
2-D+D-2
453
GE
29.913
1951
2-D+D-2
454
GE
29.924
1951
2-D+D-2
Engº Jayme Cintra
350
GE-Br
1967
C+C
351
GE-Br
1967
C+C
352
GE-Br
1967
C+C
353
GE-Br
1967
C+C
354
GE-Br
1967
C+C
355
GE-Br
1967
C+C
356
GE-Br
1967
C+C
357
GE-Br
1967
C+C
358
GE-Br
1967
C+C
359
GE-Br
1967
C+C
Fonte: Lista recebida de Alberto H. del Bianco em meados de 1986