Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Locomotiva elétrica 1Do1 Brown-Boveri n° 320 da Cia. Paulista de Estradas de Ferro
Locomotiva elétrica 1Do1 Brown-Boveri n° 320 da Cia. Paulista de Estradas de Ferro. Cortesia: J.-M. Marmy

Ferreofotos

• Estação Aimorés - Trem Vitória a Minas - 27 Set. 2017

• EFSPRG - A ferrovia na guerra do Contestado - 25 Set. 2017

• Toshiba DNPVN - Porto do Rio Grande - 11 Jul. 2017

• A volta da locomotiva "Velha Senhora" (1981) - 18 Fev. 2017

• Reconstrução da Rotunda de São João del Rei (1983-1984) - 8 Dez. 2016

• Trem do centenário do cerco da Lapa (1993) - 2 Dez. 2016

• Embarque de blindados em vagões Fepasa (1994) - 27 Nov. 2016

• Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 23 Nov. 2016

• G12 canadenses “espartanas” nº 4103-4196 na ALL - 7 Set. 2016

• Locomotivas “Loba” GE 1-C+C-1 nº 2001 a 2025 Fepasa - 5 Set.. 2016

  

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• Estrada de Ferro Goiás - 30 Jul. 2018

• Locomotiva GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017

• Trem Vitória - Belo Horizonte - pontos de venda - 2 Out. 2017

• Horários do Trem Vitória - Belo Horizonte - 28 Set. 2017

• Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017

• Trem das Águas - ABPF Sul de Minas - 15 Set. 2017

• Fases de pintura das locomotivas English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017

• A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017

• Horários do Trem turístico S. João del Rei - 6 Dez. 2016

• Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016

• Trem turístico a vapor Curitiba - Lapa (1986) - 26 Nov. 2016

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

  

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Ferreoclipping

• Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016

• Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016

• Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015

• Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015

• EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015

  

Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• História do transporte urbano no Brasil - 19 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Batalhão Mauá: uma história de grandes feitos - 1º Dez. 2014

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

• A Era Diesel na EF Central do Brasil - 13 Mar. 2014

• Guia Geral das Estradas de Ferro - 1960 - 13 Fev. 2014

• Sistema ferroviário do Brasil - 1982 - 12 Fev. 2014

  

Legislação

• Estrutura da Valec - Decreto 8.134, de 28 Out. 2013

• “Open access” e atuação da Valec - Decreto 8.129, de 23 Out. 2013

• Sistema Nacional de Viação - Lei 12.379, de 6 Jan. 2011

• Aviso RFFSA - Trens turísticos - 7 Out. 1992

Moedas | Medidas
   

CPEF - Cia. Paulista de Estradas de Ferro
Numerações das locomotivas
elétricas da Cia. Paulista

Flavio R. Cavalcanti - 20 Set. 2015

Esta lista das locomotivas elétricas da antiga CPEF — de especial interesse pela correspondência entre três numerações sucessivas ao longo de períodos históricos não especificados — foi recebida do Alberto H. del Bianco, em meados de 1986, e imediatamente disponibilizada como publicação avulsa (9 pág., xerox) a partir do Centro-Oeste nº 16, de Jun. 1986.

As primeiras 5 páginas tabulavam as locomotivas e litorinas da Fepasa — com as respectivas faixas de numeração, fabricante, faixa de numeração dos fabricantes, ano, rodagem, modelo, ferrovia anterior e faixa de numeração na ferrovia anterior.

As 4 páginas seguintes tabulavam os dados (abaixo) das locomotivas elétricas da CPEF — individualizadas, uma a uma, com até 3 numerações sucessivas.

É possível que haja falhas — e a ausência de citação de fontes (não era hábito) dificulta a verificação, além de deixar no esquecimento um encadeamento de pesquisadores que, com certeza, contribuíram para se chegar a um levantamento tão completo e detalhado.

Como leigo em Cia. Paulista e assuntos técnicos em geral, me chamam a atenção dois ou três pontos, que talvez venha a entender melhor quando a organização dos meus arquivos estiver bem mais adiantada do que hoje:

  • A indicação de uma numeração anterior (nº 231) da locomotiva 1-D-1 Brown Boveri nº 320, de 1929. Isto significaria que a foto estampada na Revue Brown Boveri de Nov./Dez. 1932 não fosse uma “foto de fábrica”, mas feita mais tarde, no Brasil. [Aliás, ainda não levantei os momentos em que ocorreram as re-numerações da Paulista]. Até a data de hoje, a página da Wikipedia sobre a frota da CPEF também não registra a existência de tal número anterior, apesar do ritmo intenso de edições, de 4 Mar. 2009 a 31 Ago. 2015 [Frota da Companhia Paulista de Estradas de Ferro, salva em 20 Set. 2015].

  • Há duas locomotivas Alco / GE de 1947 com o mesmo nº fabr. “28.604”, provavelmente por falha de datilografia.

  • Essas locomotivas Alco / GE de 1947 são classificadas como “B-B” — com hífen, e não com “+”, — coisa que ultrapassa meus limitados conhecimentos.

    • Sobre esta última dúvida, Ricardo Melo Araújo sugere a página AAR wheel arrangement da Wikipedia. Ainda não pude estudá-la com calma, nessas poucas horas, mas a primeira percepção é de que ali não existe “B+B puro” mas, tampouco, “C+C puro”, — só “B-B” e “C-C”, — exceto em combinação com mais rodeiros e/ou truques [FRC, 20 Set. 2015].

«» • — “”
1º Nº 2º Nº 3º Nº Fabric. Nº Fabr. Ano
Fabr.
Rod. Obs.
200 300   GE 8.010 1921 2-B+B-2  
201 301   GE 8.011 1921 2-B+B-2  
202 302   GE 8.012 1921 2-B+B-2  
203 303   GE 8.013 1921 2-B+B-2 Preservada pela Fepasa
204 400   GE 8.002 1921 B+B  
205 401   GE 8.003 1921 B+B  
206 402   GE 8.004 1921 B+B  
207 403   GE 8.005 1921 B+B  
208 404   GE 8.006 1921 B+B  
209 405   GE 8.007 1921 B+B  
210 406   GE 8.008 1921 B+B  
211 407   GE 8.009 1921 B+B  
212 310   Baldwin 54.673 1921 1-B+B-1  
213 311   Baldwin 54.674 1921 1-B+B-1  
216 312   Baldwin 58.667 1925 1-B+B-1  
214 410   Baldwin 24.432 1921 C+C  
215 411   Baldwin 54.433 1921 C+C  
218 412   Baldwin 59.167 1926 C+C  
219 413   Baldwin 59.219 1926 C+C  
220 414   Baldwin 59.274 1926 C+C  
221 415   Baldwin 59.275 1926 C+C  
222 416   Baldwin 59.911 1927 C+C  
223 417   Baldwin 59.912 1927 C+C  
224 418   Baldwin 59.913 1927 C+C  
225 419   Baldwin 59.914 1927 C+C  
217 330   M. Vickers 3.126 1925 1-C+C-1 Engº Francisco Monlevade
231 320   Brown Boveri 2.591 1929 1-D-1  
226 350 428 GE 10.369 1927 1-C+C-1  
227 351 427 GE 10.370 1928 1-C+C-1  
228 352 426 GE 10.371 1929 1-C+C-1  
229 353 423 GE 10.930 1930 1-C+C-1  
230 354 424 GE 10.642 1928 1-C+C-1  
231 355 425 GE 10.619 1928 1-C+C-1  
    420 GE 10.927 1930 1-C+C-1  
    421 GE 10.928 1930 1-C+C-1  
    422 GE 10.929 1930 1-C+C-1  
300 400 500 GE / Alco 9.406 1924 B-B  
301 401 501 GE / Alco 9.407 1924 B-B  
302 402 502 GE / Alco 9.408 1924 B-B  
303 403 503 GE / Alco 9.409 1924 B-B  
304 404 504 GE / Alco 9.410 1924 B-B  
305 405 505 GE / Alco 9.865 1926 B-B  
306 406 506 GE / Alco 9.866 1926 B-B  
307 407 507 GE / Alco 9.867 1926 B-B  
308 408 508 GE / Alco 9.868 1926 B-B  
    510 GE / Alco 28.600 1947 B-B  
    511 GE / Alco 28.601 1947 B-B  
    512 GE / Alco 28.602 1947 B-B  
    513 GE / Alco 28.603 1947 B-B  
    514 GE / Alco 28.606 1947 B-B  
    515 GE / Alco 28.604 1947 B-B  
    516 GE / Alco 28.607 1947 B-B  
    517 GE / Alco 28.604 1947 B-B  
    370 GE 12.450 1940 2-C+C-2 Cons. Antônio Prado
    371 GE 12.452 1940 2-C+C-2  
    372 GE 12.453 1940 2-C+C-2  
    373 GE 12.454 1940 2-C+C-2  
    374 GE 27.771 1946 2-C+C-2  
    375 GE 27.772 1946 2-C+C-2  
    376 GE 27.773 1946 2-C+C-2  
    377 GE 27.776 1946 2-C+C-2  
    378 GE 27.774 1946 2-C+C-2  
    379 GE 27.775 1946 2-C+C-2  
    380 GE 27.777 1946 2-C+C-2  
    381 GE 27.778 1946 2-C+C-2  
    382 GE 27.780 1946 2-C+C-2  
    383 GE 27.779 1946 2-C+C-2  
    384 GE 27.781 1946 2-C+C-2  
    385 GE 27.782 1946 2-C+C-2  
    386 GE 28.571 1948 2-C+C-2  
    387 GE 28.570 1948 2-C+C-2  
    388 GE 28.572 1948 2-C+C-2  
    389 GE 28.573 1948 2-C+C-2  
    390 GE 28.574 1948 2-C+C-2  
    391 GE 28.575 1948 2-C+C-2  
    450 GE 29.923 1951 2-D+D-2  
    451 GE 29.914 1951 2-D+D-2  
    452 GE 29.915 1951 2-D+D-2  
    453 GE 29.913 1951 2-D+D-2  
    454 GE 29.924 1951 2-D+D-2 Engº Jayme Cintra
    350 GE-Br   1967 C+C  
    351 GE-Br   1967 C+C  
    352 GE-Br   1967 C+C  
    353 GE-Br   1967 C+C  
    354 GE-Br   1967 C+C  
    355 GE-Br   1967 C+C  
    356 GE-Br   1967 C+C  
    357 GE-Br   1967 C+C  
    358 GE-Br   1967 C+C  
    359 GE-Br   1967 C+C  
Fonte: Lista recebida de Alberto H. del Bianco em meados de 1986
   

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Bibliografia
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Itinerário de Riobaldo Tatarana - 27 Out. 2014

Notícia geral da capitania de Goiás em 1783 - 26 Out. 2014

Memórias do desenvolvimento - 19 Out. 2014

Preexistências de Brasília - 13 Out. 2014

Viagem pela Estrada Real dos Goyazes - 9 Out. 2014

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Estrada Colonial no Planalto Central - 27 Set. 2014

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