Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home
  
   
   
Troca da locomotiva LEW pela U20C nº 3897 Fepasa em Evangelista de Souza
Troca da locomotiva LEW pela U20C nº 3897 Fepasa em Evangelista de Souza

Viagens charter

O trem de passageiros São Paulo - Santos — desativada em 1977 — foi reinaugurado pela Fepasa em 30 Out. 1990, na estação ferroviária de Samaritá (São Vicente); e começou a circular na Sexta-feira, 2 Nov. 1990, no sistema charter.

Partiria sempre aos Sábados, Domingos e Feriados — inicialmente, às 6:35 h, — da Barra Funda, com paradas, em Pinheiros, Largo 13 de Maio, Evangelista de Souza (troca de locomotiva) e outras 4 estações. Retornaria às 19:35, com percurso de 3h30min.

As agências de viagens Dominus e Redetur pagariam 5,1 mil BTNs por viagem; e cobravam, de início, Cr$ 2,5 mil pela passagem de ida e volta [FSP, 30 Out. 1990; Centro-Oeste DC-8, 10 Dez. 1990].

Em meados de Dezembro, os horários foram alterados, passando a sair da Barra Funda às 8:15 [Shopping News, 16 Dez. 1990, via Joel G. Pires].

  

Trens turísticos

Trem do Corcovado
São João del Rei
Campos do Jordão
Ouro Preto - Mariana
Trem das Águas
Trem da Mantiqueira
Trem das Termas
Montanhas Capixabas
Barra do Rio Grande
Teleférico de Ubajara

Em projeto

Expresso Pai da Aviação
Trem ecoturístico da Mata Atlântica
Locomotiva Zezé Leone

Antigos trens turísticos

São Paulo - Santos
Cruzeiro - São Lourenço
Trem da Mata Atlântica
Trem dos Inconfidentes
Trem Curitiba - Lapa

Calendário 1987
VFCJ | Bitolinha | Lapa | Inconfidentes | Trem da Serra | Paranapiacaba
  

Trens de passageiros

Vitória - Belo Horizonte
São Luís - Parauapebas

Antigos trens de passageiros

Xangai
Barrinha
Expresso da Mantiqueira
Barra Mansa a Lavras
Trem de Prata
Trem Húngaro
Automotrizes Budd
Litorinas Fiat
Cruzeiro do Sul
Trem Farroupilha
Trem de aço da Paulista

Plataforma de embarque: 1995

Trens turísticos e passeios ferroviários
Trens de passageiros
Museus ferroviários
Maquetes ferroviárias
Eventos

  

Ferreoclipping

• Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016

• Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016

• Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015

• Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015

• EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015

   

Antigos trens de passageiros
Descendo a serra no trem da Fepasa


 
Kelso Médici
Centro-Oeste DC-9-10 — 31 Jan. 1991

Conforme noticiado no DC-8, o trem da serra do Mar voltou a operar aos sábados, domingos e feriados. Em 23 Dez. 1990, comprei a passagem de ida e volta no guichê da estação da Barra Funda — junto ao Memorial da América Latina, — sem ter feito reserva antecipada, por Cr$ 2,5 mil (só ida ou só a volta custava Cr$ 1,5 mil).

Tentei pagar com cheque, mas só aceitam dinheiro. Aliás, deve-se prever uma reserva em dinheiro para passagem, almoço, estacionamento e algum passeio em Santos, pois o tempo livre lá é de cerca de 5h30min.

Junto ao terminal intermodal há estacionamento fechado, a descoberto, pelo qual paguei Cr$ 400 no período das 7h45 às 21h, porém este valor cobre até as 24h. O horário de partida estava previsto para as 8h15 e foi cumprido pontualmente.

Inicialmente, os 3 carros de aço foram puxados por uma locomotiva LEW, bitola métrica, cruzando com vários trens UI (unidade inox, aqueles lançados pela Frateschi), até Evangelista de Souza, local da primeira parada. Durante esse trajeto, a velocidade é reduzida (região dos subúrbios), pois há muitos cruzamentos em nível.

Chegamos a Evangelista por volta das 9h45 e a LEW foi trocada por uma locomotiva U20C. Há um pequeno bar na estação e a parada durou cerca de 30 min. Pode-se apreciar as manobras para troca de locomotiva, tendo a LEW sido engatada a uma composição de carga com destino a SP/SP. Também foram trocadas as equipes.

Deixando Evangelista, inicia-se a descida da serra em bitola mista — está sendo construída a duplicação da via, também em bitola mista. Muito atencioso, o pessoal da Fepasa — maquinistas, auxiliares, chefes de trem — permitiu que eu viajasse na cabine do maquinista, na descida da serra, de onde filmei parte do percurso até a cachoeira (não anotei o quilômetro), onde é feita uma parada de 30 a 40 min, para apreciação, fotos e filmagens.

Eu não quis viajar na cabine da LEW, no trecho inicial, pois achei que não teria um bom ângulo para filmagem, mas agora me arrependo de não ter filmado os trens UI cruzando nosso trem.

A 60 km/h, continuamos a descida, desfrutando a beleza da serra do Mar, passando ainda por outras cachoeiras e 27 túneis — e não 26, como noticiou a Folha, — construídos pela EF Sorocabana entre 1931 e 1934, com largura já prevendo a duplicação da via.

No pé da serra, está a pequena estação de Paratinga, porém o movimento de vagões deve ser grande. Ali, as linhas se bifurcam, seguindo em bitola mista para Piaçagüera (Cubatão) e margem esquerda do porto de Santos; e na bitola métrica para a margem direita. Em Paratinga, na volta, encontrei escondido entre os vagões um que há muito tempo eu não via: um caboose, usado nos trens de amônia juntamente com 10 vagões-tanque.

Seguimos pela bitola métrica em direção a Santos, parando ainda em Samaritá para aguardar a passagem do subúrbio. Este trem é formado por antigos carros japoneses, reformados pela Fepasa, tracionados por uma Alco (creio que RSD8) com pintura própria, diferente das locomotivas vermelhas, seguindo o padrão de pintura dos carros. Estas locomotivas foram adaptadas, recebendo comando para abertura das portas dos carros, e também comando para serem controladas a partir do último carro do trem, onde há cabine e controles para o maquinista, embora não sendo motorizado. Ou seja, o trem não é virado. No sentido Santos-subúrbios, a locomotiva puxa o trem; no sentido inverso, ela empurra, controlada pelo maquinista a partir do carro traseiro.

Passamos ainda por São Vicente, onde há um pequeno túnel (o 28°) e chegamos ao ponto final por volta das 12h: a estação da Av. Ana Costa, em Santos. Dali, os cargueiros ainda seguem para a margem direita do porto.

A saída de volta também se deu pontualmente, às 17h30. Com somente uma parada, em Evangelista de Souza, para a substituição da locomotiva, ainda foi possível apreciar a paisagem na subida da serra que, além da mata Atlântica, também inclui a vista da baixada santista, dos canais do mangue e das obras de arte da rodovia dos Imigrantes. Devido ao horário de verão, só começou a escurecer quando o trem já passava pelo bairro de Santo Amaro, já em SP/SP.

Se avisado com antecedência, o chefe do trem permite paradas em outras estações para embarque ou desembarque de passageiros. Entre 20h30 e 21h, chegamos ao final da viagem, no terminal da Barra Funda. Valeu a pena. Gastei quase uma fita de vídeo, um filme fotográfico e descarreguei duas baterias da filmadora.

O que me chama a atenção nessas viagens de trem é que crianças, adultos e pessoas idosas param o que estão fazendo e saem às portas e às janelas — e carros param — para ver o trem passar (Kelso Médici, S. José dos Campos, SP).

Novos horários

Segundo o Shopping News, 16 Dez. 1990, a saída do terminal da Barra Funda (SP/SP) foi transferida das 6h35 para as 8h15, o que permite usar o metrô para chegar lá. A composição chega ao terminal de Santos às 12h05 e torna a partir às 17h30, o que permite apreciar a paisagem também na volta, — pelo menos durante o verão, pois ainda é dia claro, — chegando a Barra Funda às 20h55.

A passagem para adultos custa Cr$ 2,5 mil (ida e volta), Cr$ 1,5 mil (ida) e Cr$ 1 mil (só volta). Para crianças de 5 a 10 anos, custa respectivamente Cr$ 1 mil, Cr$ 600 e Cr$ 500. O telefone para informações em Barra Funda é 011-66-1677 (Joel G. Pires, SP/SP).

Passeios turísticos e Trens de passageiros
Vitória - Belo Horizonte | São Luís - Parauapebas
Trem do Corcovado | São João del Rei | Ouro Preto - Mariana
Campos do Jordão | Trem das Águas | Trem da Mantiqueira
Trem das Termas | Montanhas Capixabas | Ubajara
Estrada de Ferro Sorocabana
Minissaia | AS616 | DH Krupp | Ouro Branco | GMDH1 | Henschel 0-8-0 nº 71 a 78
Vagão prancha rebaixado | Guindaste GF-104L | Guindaste GF-110L | Grua | Desmontado
Restaurante série 800
Mapas: 1995 | 1984 | 1970 | 1954 || 1907: Ituana | Sorocabana || 1898
Estações:
1986: Pai Matias | Samaritá | São Vicente | Ana Costa | Estuário
Pedro Taques | Mongaguá | Vila Atlântica | Camburiú | Peruíbe
1982 | 1960 || Ituanas | Piquerobi | Presidente Epitácio
Ferreomodelismo:
Locomotiva "Minissaia" | Trem Toshiba | Vagão prancha rebaixado (I)
Vagão prancha rebaixado (II) | Vagão-cegonha
   

Ferreofotos

• Alco RSD8 Fepasa - 29 Fev. 2016

• G12 200 Acesita - 22 Fev. 2016

• “Híbrida” GE244 RVPSC - 21 Fev. 2016

• U23C modernizadas C30-7MP - 17 Fev. 2016

• C36ME MRS | em BH | Ferronorte - 14 Fev. 2016

• Carregamento de blocos de granito na SR6 RFFSA (1994) - 7 Fev. 2016

• G12 4103-6N SR6 RFFSA - 6 Fev. 2016

• Toshiba nº 14 DNPVN em Rio Grande - 25 Jan. 2016

• Encarrilamento dos trens do Metrô de Salvador (2010) - 14 Nov. 2015

• Incêndio de vagões tanque em Mogi Mirim (1991) - 9 Nov. 2015

• Trem Húngaro nas oficinas RFFSA Porto Alegre (~1976) - 21 Out. 2015

  

Ferrovias

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

• Estação de Cachoeiro de Itapemirim | Pátio ferroviário (1994) - 28 Fev. 2016

• Caboose, vagões de amônia e locomotivas da SR7 em Alagoinhas (1991) - 25 Fev. 2016

• Locomotivas U23C modificadas para U23CA e U23CE (Numeração e variações) - 17 Fev. 2016

• A chegada da ponta dos trilhos a Brasília (1967) - 4 Fev. 2016

• Livro “Memória histórica da EFCB” - 7 Jan. 2016

• G8 4066 FCA no trem turístico Ouro Preto - Mariana (Girador | Percurso) - 26 Dez. 2015

• Fontes e fotos sobre a locomotiva GMDH1 - 18 Dez. 2015

• Locomotivas Alco RS no Brasil - 11 Dez. 2015

  

Ferreosfera

  

Legislação

• Estrutura da Valec - Decreto 8.134, de 28 Out. 2013

• “Open access” e atuação da Valec - Decreto 8.129, de 23 Out. 2013

• Sistema Nacional de Viação - Lei 12.379, de 6 Jan. 2011

• Aviso RFFSA - Trens turísticos - 7 Out. 1992

Moedas | Medidas

Acompanhe no FB

  

Busca no site
  
       
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home
Sobre o site Centro-Oeste | Contato | Publicidade | Política de privacidade