Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Troca da locomotiva LEW pela U20C nº 3897 Fepasa em Evangelista de Souza
Troca da locomotiva LEW pela U20C nº 3897 Fepasa em Evangelista de Souza

Viagens charter

O trem de passageiros São Paulo - Santos — desativada em 1977 — foi reinaugurado pela Fepasa em 30 Out. 1990, na estação ferroviária de Samaritá (São Vicente); e começou a circular na Sexta-feira, 2 Nov. 1990, no sistema charter.

Partiria sempre aos Sábados, Domingos e Feriados — inicialmente, às 6:35 h, — da Barra Funda, com paradas, em Pinheiros, Largo 13 de Maio, Evangelista de Souza (troca de locomotiva) e outras 4 estações. Retornaria às 19:35, com percurso de 3h30min.

As agências de viagens Dominus e Redetur pagariam 5,1 mil BTNs por viagem; e cobravam, de início, Cr$ 2,5 mil pela passagem de ida e volta [FSP, 30 Out. 1990; Centro-Oeste DC-8, 10 Dez. 1990].

Em meados de Dezembro, os horários foram alterados, passando a sair da Barra Funda às 8:15 [Shopping News, 16 Dez. 1990, via Joel G. Pires].

  

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Ferreoclipping

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Antigos trens de passageiros
Descendo a serra no trem da Fepasa

Kelso Médici
Centro-Oeste DC-9-10 — 31 Jan. 1991

Conforme noticiado no DC-8, o trem da serra do Mar voltou a operar aos sábados, domingos e feriados. Em 23 Dez. 1990, comprei a passagem de ida e volta no guichê da estação da Barra Funda — junto ao Memorial da América Latina, — sem ter feito reserva antecipada, por Cr$ 2,5 mil (só ida ou só a volta custava Cr$ 1,5 mil).

Tentei pagar com cheque, mas só aceitam dinheiro. Aliás, deve-se prever uma reserva em dinheiro para passagem, almoço, estacionamento e algum passeio em Santos, pois o tempo livre lá é de cerca de 5h30min.

Junto ao terminal intermodal há estacionamento fechado, a descoberto, pelo qual paguei Cr$ 400 no período das 7h45 às 21h, porém este valor cobre até as 24h. O horário de partida estava previsto para as 8h15 e foi cumprido pontualmente.

Inicialmente, os 3 carros de aço foram puxados por uma locomotiva LEW, bitola métrica, cruzando com vários trens UI (unidade inox, aqueles lançados pela Frateschi), até Evangelista de Souza, local da primeira parada. Durante esse trajeto, a velocidade é reduzida (região dos subúrbios), pois há muitos cruzamentos em nível.

Chegamos a Evangelista por volta das 9h45 e a LEW foi trocada por uma locomotiva U20C. Há um pequeno bar na estação e a parada durou cerca de 30 min. Pode-se apreciar as manobras para troca de locomotiva, tendo a LEW sido engatada a uma composição de carga com destino a SP/SP. Também foram trocadas as equipes.

Deixando Evangelista, inicia-se a descida da serra em bitola mista — está sendo construída a duplicação da via, também em bitola mista. Muito atencioso, o pessoal da Fepasa — maquinistas, auxiliares, chefes de trem — permitiu que eu viajasse na cabine do maquinista, na descida da serra, de onde filmei parte do percurso até a cachoeira (não anotei o quilômetro), onde é feita uma parada de 30 a 40 min, para apreciação, fotos e filmagens.

Eu não quis viajar na cabine da LEW, no trecho inicial, pois achei que não teria um bom ângulo para filmagem, mas agora me arrependo de não ter filmado os trens UI cruzando nosso trem.

A 60 km/h, continuamos a descida, desfrutando a beleza da serra do Mar, passando ainda por outras cachoeiras e 27 túneis — e não 26, como noticiou a Folha, — construídos pela EF Sorocabana entre 1931 e 1934, com largura já prevendo a duplicação da via.

No pé da serra, está a pequena estação de Paratinga, porém o movimento de vagões deve ser grande. Ali, as linhas se bifurcam, seguindo em bitola mista para Piaçagüera (Cubatão) e margem esquerda do porto de Santos; e na bitola métrica para a margem direita. Em Paratinga, na volta, encontrei escondido entre os vagões um que há muito tempo eu não via: um caboose, usado nos trens de amônia juntamente com 10 vagões-tanque.

Seguimos pela bitola métrica em direção a Santos, parando ainda em Samaritá para aguardar a passagem do subúrbio. Este trem é formado por antigos carros japoneses, reformados pela Fepasa, tracionados por uma Alco (creio que RSD8) com pintura própria, diferente das locomotivas vermelhas, seguindo o padrão de pintura dos carros. Estas locomotivas foram adaptadas, recebendo comando para abertura das portas dos carros, e também comando para serem controladas a partir do último carro do trem, onde há cabine e controles para o maquinista, embora não sendo motorizado. Ou seja, o trem não é virado. No sentido Santos-subúrbios, a locomotiva puxa o trem; no sentido inverso, ela empurra, controlada pelo maquinista a partir do carro traseiro.

Passamos ainda por São Vicente, onde há um pequeno túnel (o 28°) e chegamos ao ponto final por volta das 12h: a estação da Av. Ana Costa, em Santos. Dali, os cargueiros ainda seguem para a margem direita do porto.

A saída de volta também se deu pontualmente, às 17h30. Com somente uma parada, em Evangelista de Souza, para a substituição da locomotiva, ainda foi possível apreciar a paisagem na subida da serra que, além da mata Atlântica, também inclui a vista da baixada santista, dos canais do mangue e das obras de arte da rodovia dos Imigrantes. Devido ao horário de verão, só começou a escurecer quando o trem já passava pelo bairro de Santo Amaro, já em SP/SP.

Se avisado com antecedência, o chefe do trem permite paradas em outras estações para embarque ou desembarque de passageiros. Entre 20h30 e 21h, chegamos ao final da viagem, no terminal da Barra Funda. Valeu a pena. Gastei quase uma fita de vídeo, um filme fotográfico e descarreguei duas baterias da filmadora.

O que me chama a atenção nessas viagens de trem é que crianças, adultos e pessoas idosas param o que estão fazendo e saem às portas e às janelas — e carros param — para ver o trem passar (Kelso Médici, S. José dos Campos, SP).

Novos horários

Segundo o Shopping News, 16 Dez. 1990, a saída do terminal da Barra Funda (SP/SP) foi transferida das 6h35 para as 8h15, o que permite usar o metrô para chegar lá. A composição chega ao terminal de Santos às 12h05 e torna a partir às 17h30, o que permite apreciar a paisagem também na volta, — pelo menos durante o verão, pois ainda é dia claro, — chegando a Barra Funda às 20h55.

A passagem para adultos custa Cr$ 2,5 mil (ida e volta), Cr$ 1,5 mil (ida) e Cr$ 1 mil (só volta). Para crianças de 5 a 10 anos, custa respectivamente Cr$ 1 mil, Cr$ 600 e Cr$ 500. O telefone para informações em Barra Funda é 011-66-1677 (Joel G. Pires, SP/SP).

Passeios turísticos e Trens de passageiros
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Restaurante série 800
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Ferreomodelismo:
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Ferreosfera

  

Legislação

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• “Open access” e atuação da Valec - Decreto 8.129, de 23 Out. 2013

• Sistema Nacional de Viação - Lei 12.379, de 6 Jan. 2011

• Aviso RFFSA - Trens turísticos - 7 Out. 1992

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