Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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O trem ‘Ouro Branco’ em antiga publicação da Sorocabana. Foto reprodução: Fepasa
O trem ‘Ouro Branco’ em antiga publicação da Sorocabana. Foto reprodução: Fepasa

  

Ferrovias

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• Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016

   

Estrada de Ferro Sorocabana
Trem ‘Ouro Branco’


 
Centro-Oeste n° 88

Legenda original da foto (acima): - Trem unidade “Ouro Branco”, da antiga EF Sorocabana, que fazia o percurso entre São Paulo e Peruíbe, no litoral, até o ano de 1960. A seguir, foi desativado e sucateado. Foto: Fepasa (CO-88).

“No ano de 1945, a EF Sorocabana planejou introduzir o mais rápido horário até hoje estabelecido em linhas brasileiras de bitola métrica. A composição "Ouro Branco", trem de baixo centro de gravidade e de construção especial, desenvolvia velocidades que se aproximavam das acelerações alcançadas pelos mais velozes trens de bitola larga que circulavam no país em princípios de 1969. O Quadro 13 justifica esta asserção”.

Quadro 13 - Desempenho comparativo do trem Ouro Branco
Ferrovia Sorocabana Paulista e EFSJ
Bitola Métrica Larga
Trem R-1 (Ouro Branco) SC-1 (trem unidade elétrico)
Percurso São Paulo – Sorocaba São Paulo – Campinas
Distância 105 km 105 km
Tempo 101 minutos 86 minutos
Paradas 2 4
Velocidade média 62,3 km/h (b) 73,2 km/h (a)
Índice de velocidade 84,1 (100b/a) 100 (100a/a)
Nota: os dados acima não permitem comparação perfeita, porque os horários são de junho de 1945 para a EFS e de setembro de 1965 para a CP e a EFSJ. Essas duas últimas estradas dispõem de linhas em muito boas condições técnicas, o que não sucedia com a EFS em 1945. Além disso, os raios mínimos são mais reduzidos na EFS. As informações relativas à EF Sorocabana foram prestadas ao autor, em dezembro de 1968, pelo dr. Romualdo Januário de Azevedo, diretor de Operações da EF Sorocabana.

Araújo, Délio. A bitola métrica no sistema ferroviário brasileiro: Tentativa de caracterização econômico-qualitativa. Faculdade de Ciências Econômicas, Universidade Católica de Goiás (datilografado). Tese de Doutoramento. Maio de 1970, p. 149.


“O nome do trem ‘Ouro Branco’, da Estrada de Ferro Sorocabana, refere-se a um específico trem unidade fabricado na Alemanha e que entrou em operação em 1939, com registros de sua circulação até os anos 1960”.

Buzelin, José E. Carros Budd no Brasil (vol. I): Os trens que marcaram época


   

Ferreomodelismo

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Ferreofotos

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Estrada de Ferro Sorocabana
Minissaia | AS616 | DH Krupp | Ouro Branco | GMDH1 | Henschel 0-8-0 nº 71 a 78
Vagão prancha rebaixado | Guindaste GF-104L | Guindaste GF-110L | Grua | Desmontado
Restaurante série 800
Mapas: 1995 | 1984 | 1970 | 1954 || 1907: Ituana | Sorocabana || 1898
Estações:
1986: Pai Matias | Samaritá | São Vicente | Ana Costa | Estuário
Pedro Taques | Mongaguá | Vila Atlântica | Camburiú | Peruíbe
1982 | 1960 || Ituanas | Piquerobi | Presidente Epitácio
Ferreomodelismo:
Locomotiva "Minissaia" | Trem Toshiba | Vagão prancha rebaixado (I)
Vagão prancha rebaixado (II) | Vagão-cegonha
Estações ferroviárias
2015 | 1986 | 1982 | 1960 | 1930
Mapas ferroviários
1991 | 1984 (RFFSA) | 1974 | 1970 | 1965 | 1954 | 1927 | 1898
Quadros das ferrovias
1960 (Nomes) | 1956 | 1954 | 1952 | 1945 | 1940-1945 | 1937 | 1927 | 1907
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