|
|
Para uma história do ferreomodelismo
|
|
Xsdkjnfjdfksflaj
|
Ponte (II) - As chuvas fortes na madrugada e na tarde de Fev/7 provocaram o rompimento da ponte ferroviária sobre o rio Paraíba do Sul em São José dos Campos, SP, durante a passagem de uma composição de minério. Caíram no rio 77 vagões e 2,5 mil toneladas de minério de ferro.
Ponte (I) - A Rede prevê uma demora de 3 meses para consertar a ponte; e de 20 dias para colocar em ordem a antiga linha-tronco por Jacareí e Mogi das Cruzes, que está desativada há muito tempo (Kelso Médici, São José dos Campos, SP).
ABPF-RJ - A nova diretoria da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária - Regional Rio de Janeiro (ABPF-RJ), eleita em Jan/08, é formada por José Luís Valle Fróes (Adm.), Luiz Romero Crespo Veloso (Tes.) e Moysés Naime Neto (Prom.).
Rodrigo Carvas é agora o responsável pela edição (por computador) do Informativo ABPF-RJ.
Marumbi - Gostaria que algum amigo pudesse explicar por que o trem Marumbi só faz viagem de ida (Evaldo Alves, Jaú, SP).
Feriadões - Nos chamados feriadões, a RFFSA tem posto em circulação trens de São Paulo a Santos e vice-versa, com 3 horários. Só que por falta de divulgação os trens têm circulado vazios, enquanto a rodoviária de Santos fica entupida de gente; os ônibus não dão vazão; e a Via Anchieta fica engarrafada. O preço é o mesmo (José Pascon Rocha, Santos, SP).
Vale - A EF Vitória a Minas já iniciou o transporte de automóveis de pessoas que viajam em férias, entre Belo Horizonte e Vitória. O embarque é feito, com hora marcada, e não existe risco de pedrada, pois os vagões são fechados.
Café - Adquiri em Dezembro o livro "Café e Ferrovias" diretamente da Pontes Editores, R. dos Bandeirantes, 243, tel.: 0192-52-6661, Fax 0192-52-6011, Caixa Postal 1301. Está na 4ª edição (José Pascon Rocha, Santos, SP).
Reunião - No Domingo, Fev/06, o trem das 12h para Marília encontrou no caminho outro trem que havia deixado São Paulo às 8h05. Os dois foram unidos e seguiram viagem. O que mais se ouvia dentro do trem retardatário, eram comentários de "nunca mais viajo no trem" (Evaldo Alves, Jaú, SP).
De repente - As automotrizes Budd canibalizadas que foram transferidas de São Diogo (Rio de Janeiro) para o Horto Florestal (Belo Horizonte) estão sendo reformadas. Comenta-se que farão um trem de passageiros de Juiz de Fora a Santos Dumont, na Linha do Centro.
As automotrizes não-canibalizadas - ED-11, ED-51 e M-553 - estão em Santos Dumont, na Linha do Centro.
Mini-saia - Nunca vi Mini-saia trafegando escoteira (sozinha), nem mesmo em manobras. Será que o acoplamento é necessário? (Evaldo Alves, Jaú, SP).
Engenharia - Reportando-me ao CO-84/9, sobre livros de engenharia ferroviária, indico a existência de um "Manual de Engenharia Ferroviária", Editora Globo, 1957, de Áttila do Amaral. Muito bom para a época, hoje está ultrapassado nos capítulos de material rodante e estatísticas ferroviárias, entre outros (José Pascon Rocha, Santos, SP).
Ferrovia - Belas fotos a cores feitas por Paulo Eduardo Lande dos Santos são a capa (locomotiva em Anhumas) e o poster (locobreque em Paranapiacaba) da revista "Ferrovia" n° 149, distribuído em Fev/02 pela Associação dos Engenheiros da EFSJ.
Armazém - Depois de vários anos desativado, o armazém da Fepasa em Jaú voltou a funcionar. Mas um forte temporal destruiu parcialmente o prédio, que voltou a ser desativado (Evaldo Alves, Jaú, SP).
CBTU - Pela primeira vez na vida, viajei num trem de subúrbio da CBTU em SP, da Luz até São Caetano. Apesar de ser daqueles mais antigos, o estado de conservação era ótimo. Tudo funcionava.
Chamou-me atenção o número de ambulantes vendendo de tudo, bebidas, doces, giletes, tesouras, revistas, loteria. São tantos que chegam a trombar uns com os outros.
Na hora de pico, os trens ficam superlotados. Em todas as estações é comum ver centenas de pessoas pulando os alambrados. Pelo menos 95% dos passageiros viajam sem pagar (Evaldo Alves, Jaú, SP).
Verde - Cansada de esperar pela ajuda do governo, a regional da RFFSA em Bauru decidiu produzir seus próprios dormentes. Num projeto denominado "Cinturão Verde", a regional vai plantar 600 mil pés de eucalipto ao longo do trecho entre Bauru e Corumbá (Evaldo Alves, Jaú, SP).
BBC - A TV Cultura de São Paulo havia anunciado 7 filmes da série "Grandes Viagens de Trem", mas parou nos 4 primeiros, devendo retornar em Maio, sem previsão de horário (Kelso Médici, São José dos Campos, SP).
Semana - Recebi os 44 Informativos Frateschi, e deparei-me no n° 6 com uma reportagem dizendo que o então governador Abreu Sodré havia instituído a Semana da Ferrovia, de 24 a 30 de Abril. Por coincidência, este ano a semana cairá exatamente nos mesmos dias (João H. Javaro, Avaré, SP).
GP-18 - O amigo José Ricardo Deccó cometeu um engano no CO-83/23: - As GP-18 pertenciam à Araraquarense, não à Sorocabana; e a troca das GPs pelas V-8 acontece em Araraquara, não em Itirapina (Evaldo Alves, Jaú, SP).
Eucalipto - Foi reaberto em Dez/1° o Museu do Eucalipto, no Horto Florestal de Rio Claro. De acordo com o "Jornal da Fepasa" de 93/Dez, realiza atividades produtiva e científica, e leva o nome do eng° agrônomo Edmundo Navarro de Andrade, que trouxe a árvore da Austrália para o Brasil.
Recorde - A regional gaúcha da RFFSA transportou 3,1 toneladas X quilômetros úteis (TKU) em 1993, resultado 6% maior que o realizado em 1992. Imagine, se a SR-6 não estivesse com 50% de suas 157 locomotivas imobilizadas por falta de peças (FRC).
Marília - A Fepasa colocou um trem comum no lugar do expresso para Marília. Penso que este trem devia ir até Panorama, mesmo porque sua chegada coincide com a partida de outro para Panorama, com as mesmas locos. Funcionários e passageiros, na maioria, também fazem baldeação (Evaldo Alves, Jaú, SP).
Locomotiva - Vi no trecho da ex-Sorocabana uma loco que nunca tinha visto circulando. Lembra um pouco aquelas pequenas diesel B-B que ficam em Jundiaí e na Luz. Um de seus vidros dianteiros é triangular. Não pude ver maiores detalhes. Vi uma em Assis, e outra em Botucatu, aparentemente baixada. Que máquina é essa? (Evaldo Alves, Jaú, SP).
Segurança - Sindicalistas que acompanhavam a fiscalização do Ministério do Trabalho na Fepasa, em Sorocaba, foram presos em Dez/20, sob pretexto de terem "invadido" as dependências da empresa, e... fotografarem sem autorização!
Chegando na delegacia, porém, o argumento da "invasão" não pôde ser mantido.
O jeito foi, mesmo, fincar pé nas fotografias.
A situação piorou um pouco, ao ser constatado que a máquina estava sem filme.
O jornal "O Sorocabano", do Sindicato dos Ferroviários da Sorocabana, fez a gozação que tinha direito, em seu n° 42, de Janeiro.
Postais - Abril/26 é o Dia do Cartão Postal, e alguns eventos poderão oferecer pistas para localizar postais com motivos ferroviários.
Em 1993 a Associação de Cartofilia do Rio promoveu exposição "Janela do Tempo - 113 Anos do Cartão Postal no Brasil", com o Museu do Telephone, R. 2 de Dezembro, 63, Flamengo.
O Centro-Oeste tentou contactar por carta e por telefone as "empresas" responsáveis pelos cartões postais da Curitiba-Paranaguá, Corcovado, Campos do Jordão, Teresa Cristina etc.
Por carta, a única resposta veio da Cluposil, Campina Grande, PB, responsável por um postal (esgotado) do plano inclinado de Salvador.
Por telefone, os números mostraram pertencer a farmácias, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil etc.
Cegonhas - Os vagões citados pelo César Arruda (CO-87/31) estavam estacionados no ramal do Parateí, entre Guararema e Mogi das Cruzes, e dirigiam-se para o Horto Florestal, em Belo Horizonte (Kelso Médici, São José dos Campos, SP).
Incrível - Em Jan/23 o PP-8 da Fepasa entre Panorama e São Paulo circulou com 11 carros, quando o normal são 5. No mesmo dia, o PP-3 de São Paulo a Marília circulou com apenas 2 carros superlotados. Dá para acreditar? (Evaldo Alves, Jaú, SP).
Petrolina - Houve ferrovias (algumas com nomes até pomposos) que construíram alguns quilômetros e ficaram nisso mesmo. A EF Petrolina-Teresina, por exemplo fez apenas 100 km entre Petrolina (PE) e Paulistana (PI); depois foi incorporada à VFF Leste Brasileiro; em 1970 teve o tráfego suspenso; e em 1975 os trilhos foram arrancados (Joel G. Pires, SP/SP).
N. R.: Hoje, a ligação de Salvador a São Luiz pela EFPT poderia levar o desenvolvimento ao interior do Nordeste. Salvador, com o polo petroquímico, e São Luiz, com o polo metalúrgico, são centros de desenvolvimento com portos para grandes navios, e teriam uma ligação em linha reta.
Além disso, as ferrovias do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco dirigem-se para Petrolina, onde poderão interligar-se pela construção de pequenos trechos adicionais (Transnordestina). Essa teia seria centrada em Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), que ligam-se pela hidrovia do São Francisco à Grande Belo Horizonte - importante polo industrial do Sudeste, ponta da Linha do Centro e da EF Vitória a Minas.
Melhorar a malha nordestina e construir os poucos trechos que faltam, seria uma ocupação muito mais nobre, para as tradicionais frentes de trabalho, do que fazer açudes de barro batido que são levados pela primeira chuva (FRC).
Ferreofotos Estação Aimorés - Trem Vitória a Minas - 27 Set. 2017 EFSPRG - A ferrovia na guerra do Contestado - 25 Set. 2017 Toshiba DNPVN - Porto do Rio Grande - 11 Jul. 2017 A volta da locomotiva "Velha Senhora" (1981) - 18 Fev. 2017 Reconstrução da Rotunda de São João del Rei (1983-1984) - 8 Dez. 2016 Trem do centenário do cerco da Lapa (1993) - 2 Dez. 2016 Embarque de blindados em vagões Fepasa (1994) - 27 Nov. 2016 Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 23 Nov. 2016 G12 canadenses “espartanas” nº 4103-4196 na ALL - 7 Set. 2016 Locomotivas “Loba” GE 1-C+C-1 nº 2001 a 2025 Fepasa - 5 Set.. 2016 |
Ferrovias Estrada de Ferro Goiás - 30 Jul. 2018 Locomotiva GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017 Trem Vitória - Belo Horizonte - pontos de venda - 2 Out. 2017 Horários do Trem Vitória - Belo Horizonte - 28 Set. 2017 Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017 Trem das Águas - ABPF Sul de Minas - 15 Set. 2017 Fases de pintura das locomotivas English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017 A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017 Horários do Trem turístico S. João del Rei - 6 Dez. 2016 Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016 Trem turístico a vapor Curitiba - Lapa (1986) - 26 Nov. 2016 Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016 |
Bibliografia A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016 Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015 Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015 The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015 Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015 Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014 |
Ferreomodelismo Backlight em maquetes de ferreomodelismo - 5 Nov. 2017 Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016 Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015 Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015 Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015 GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015 Decais para G12 e C22-7i MRN - 7 Jun. 2015 Cabine de sinalização em estireno - 19 Dez. 2014 Cabine de sinalização em palito de fósforo - 17 Dez. 2014 O vagão Frima Frateschi de 1970 - 3 Jun. 2014 Decais Trem Rio Doce | Decais Trem Vitória-Belo Horizonte - 28 Jan. 2014 Alco FA1 e o lançamento Frateschi (1989) na RBF - 21 Out. 2013 |
Legislação Estrutura da Valec - Decreto 8.134, de 28 Out. 2013 Open access e atuação da Valec - Decreto 8.129, de 23 Out. 2013 Sistema Nacional de Viação - Lei 12.379, de 6 Jan. 2011 Aviso RFFSA - Trens turísticos - 7 Out. 1992 Moedas | Medidas |
Byteria |
|
|
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home |