Flavio R. Cavalcanti - 28 Set. 2015Xsdkjnfjdfksflaj MaquetismoOficina
Protótipo
Vitrine
Quadro de AvisosMuseu - Já estou com as chaves do local para o Museu Ferroviário de Ponta Grossa, na antiga estação ferroviária (R. Benjamin Constant), que já foi tombada pelo patrimônio histórico estadual. A sala está com as paredes em mau estado, vidros quebrados. Além de pintura, faltam armários, mesas, prateleiras. Até agora, estou custeando pessoalmente a faxina. // Gostaria que alguém me fornecesse um "roteiro" a seguir para a criação formal (oficial) do museu. // Em Abr/30, mais uma exposição de ferreomodelismo, desta vez em Uvaranas, junto com Nelson Kiriam, sócio do Clube da Maria Fumaça, presidente da Associação dos Ferroviários e candidato a vereador (José F. Pavelec, Ponta Grossa, PR). N. R.: O tombamento dos 2 prédios da antiga estação de Ponta Grossa foi uma vitória duramente conquistada pelo Clube da Maria Fumaça, de Curitiba. José F. Pavelec é o vice-presidente regional do CMF em sua cidade. Mineração - A revista "Brasil Mineral" está apresentando, nos meses de abril a julho, reportagens especiais sobre a Mineração Rio do Norte (MRN), a Indústria e Comércio de Minérios (Icomi) e a Cia. Vale do Rio Doce (CVRD). É bom ficar de olho. A revista "Engenharia", do Instituto de Engenharia de São Paulo, dedicou seu n° 488 à "Eletro-Eletrônica do Metrô de São Paulo". Indo pessoalmente ao instituto, Av. Dante Pazzanese, 120, Cep 04012-180 SP/SP, pode-se retirar graciosamente um exemplar. Através da Engenho Editora Técnica Ltdª, R. Áurea, 285, Cep 04015-070 SP/SP, o número avulso custa Cr$ 2,5 mil (Márcio Hipólito, SP/SP).
Francesas - Em 87/Set/30, chegaram ao porto de Santos, nos navios François Villon e Pioneiro, 2 das 80 locomotivas elétricas bi-frontais EC-362 que a Fepasa encomendou na França. Foram levadas para as oficinas de Araraquara, para serem montadas, mas não tenho mais notícias dessas máquinas. Sei que uma delas, a n° 2201, está montada, mas nunca as vi circulando, nem em nenhuma oficina. Onde estão essas locos? (Evaldo Alves, Jaú, SP). N. R.: As máquinas Alsthom seriam montadas no Brasil pela Emaq. O contrato foi rompido, a Emaq fechou, e o "negócio" vem se arrastando há anos. Creio que a Revista Ferroviária publicou algumas matérias sobre o assunto, recentemente, mas não consegui localizar. Mais recentemente, ainda, o companheiro Leonel Motta (Litográfica Paulista - CO-64/6) conseguiu fotografar as locos n° 2201 e 2202 trabalhando em duplex. Note que as "francesas" formariam 2 séries, na Fepasa: a série 2200 (2201 em diante) em bitola métrica; e a série 6200 (6201 em diante) na bitola de 1,60 metro. Só as locos n° 2201 e 2202 constam do cadastro de material rodante da Fepasa - "Locomotivas existentes" -, no final da série 2050 - GE elétricas B-B (FRC). Ferrugem - Tive oportunidade de voltar a Paranapiacaba em Fev/9, e fiquei surpreso pois o sistema funicular da serra nova não estava funcionando. Pela ferrugem nos trilhos e roldanas, tive a impressão de que há muito tempo não passa um trem por lá. Ao menos a viagem não foi perdida, e pude ver de perto os trens Cometa, Planeta e Estrela - que estão em estado deplorável (Rubens Ueda, SP/SP). Estranho - O caso das English Electric da SR-4, citado pelo Alexandre Santurian, é mais estranho do que parece. Ora elas aparecem, ora elas somem e nem nas oficinas são vistas. Não dá para entender o que está acontecendo (Evaldo Alves, Jaú, SP). Texas (I) - A Texas n° 302 da Ferrovia do Carvão (ex-EF Donna Thereza Christina), que pertenceu à EF Central do Brasil, bitola métrica, está sendo levada para a cidade de Bananal, RJ (DC-9-10), onde ficará exposta, estática, na praça da estação. Não faz nenhum sentido, já que em Bananal a bitola é de 1,60 metro (Eduardo Lamego, Rio, RJ). Texas (II) - Encaminho uma foto da loco n° 302, estacionada no pátio de Barra Mansa, RJ. Ela veio de Tubarão, SC, e deverá ser encaminhada à estação de Bananal, RJ (DC-9-10), de acordo com as informações que obtive (Luiz C. Rodrigues, Volta Redonda, RJ). Livros (I) - Gostei do livro "127 Anos de Ferrovia", do eng° Eduardo G. David, sobre a Central do Brasil. Em fevereiro pp., tive o privilégio de conhecê-lo - atualmente, é assessor da presidência da RFFSA -, quando esteve em Salvador para a reunião mensal do Conselho de Usuários da SR-7, e conversamos um pouco no intervalo. // Já o livro "Teresa Cristina - A Ferrovia do Carvão", de Walter Zumblick (Editora da UFSC, Florianópolis, SC), é um pouco enfadonho, pois se detém muito em estatísticas, publicações de relatórios, e listas de pessoas cujos terrenos foram desapropriados no século passado para a construção da ferrovia. Também contém poucas ilustrações de interesse (Alexandre Santurian, Salvador, BA). Segurança - Gostaria de esclarecer ao Kelso Médici que, até onde sei, as ferrovias, vagões, carros, construções de beira de linha e tudo que se relaciona com a via férrea é considerado de interesse da segurança nacional. O motivo é muito simples: em caso de guerra, a ferrovia tem importante valor estratégico no transporte de tropas, peças de artilharia, aviões desmontados, remédios etc. Logo, uma composição é considerada comboio de guerra. Daí a dificuldade de fotografar na SR-4 (Luiz S. Souza, Rio, RJ). N. R.: O esclarecimento do companheiro é importante, pois muitos modelistas não sabem desse detalhe. Para ser mais exato, trata-se de uma lei dos tempos da II Guerra Mundial, quando a fotografia terrestre de instalações ferroviárias ainda podia ser considerada artes de espionagem. Hoje, essa lei só permanece por inércia, como aquela de Nova Iorque que deixa ao cidadão a responsabilidade de tirar seus bens da calçada, ao sinal de boiada. Jamais encontrei um guarda ferroviário ou engenheiro que soubesse por quê as fotos são proibidas. Conversando com o assessor jurídico do presidente da RFFSA, em 1985, constatei que ele era o primeiro a não saber, não querer saber, e ter raiva de quem sabe. O que o Kelso e todos nós queremos, é que essa lei seja revogada, mesmo porque diariamente somos sobrevoados por 200 satélites, que fotografam até alfinete. E, a depender de nossas ferrovias, já perdemos a guerra antes de começar... (FRC). Exílio - O "exílio" em Tocantins valeu a experiência. Mas tínhamos TV por satélite, onde vimos a 4-4-0 da Estácio de Sá ao vivo. Assisti muito a TV-JP (SP/SP, Canal 22), com filmes sobre os trens de alta velocidade alemães, franceses e japoneses, além dos "amarelos" da Rio Grande & Denver, com suas Mikado 2-8-2. Domingo, Mai/31, a TV Cultura (SP/SP) exibiu no programa Vitória uma viagem São Paulo - Jundiaí a bordo da English Electric n° 9008, e trechos da VFCJ (ABPF-Campinas), com a n° 222 (Joel G. Pires, SP/SP). Engates - O Paulo Modé (CO-67/8) e o Alberto del Bianco (RBF-10) não se lembraram - ou desconheciam - que as locos a vapor da EF Araraquara tiveram 2 tipos de engate na bitola larga (1,60 m), o americano (EFCB) e o inglês (São Paulo Railway), pois o alargamento da bitola ocorreu na fase de transição entre um sistema e o outro. // Em 1958 ou 59, vi carros da bitola métrica da EFA serem transferidos para a EF Sorocabana, seção Cantareira. Lá ficaram até a extinção da linha, em 1965 (Joel G. Pires, SP/SP). Livros (II) - Como faço para adquirir o livro citado no CO-65/16, sobre a EF Central do Brasil e a EF Leopoldina? Posso pedir por reembolso postal, ou como faço para remeter o pagamento? (José A. Assis, Alegre, ES). N. R.: O livro pode ser adquirido diretamente no Museu do Engenho de Dentro (Preserfe / RFFSA), mas não creio que tenham qualquer esquema pronto, para vendas por reembolso. Escreva ao museu, R. Arquias Cordeiro, 1046, Rio, RJ, tel.: 021-269-5545; ou à sede do Preserfe, Pça. Cristiano Otoni, s/n°, sala 640, Rio, RJ, tel.: 021-263-5473 (FRC). Águas - Amigos que estavam no Sul, nas recentes inundações, viram só os tetos dos vagões da SR-5 na estação de Mafra, SC. Lembraram-se da inundação (mais uma) em Ribeirão Vermelho, SC, no início do ano, fotografada pelo Flávio Lage, BH/MG, que venceu o concurso de fotos da I Mostra CP (Joel G. Pires, SP/SP). «» ª Centro-Oeste
|
Acompanhe no FB |
|
|
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home |