Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Trens turísticos

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Expresso Pai da Aviação
Trem ecoturístico da Mata Atlântica
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Antigos trens turísticos

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Trem Curitiba - Lapa

Calendário 1987
VFCJ | Bitolinha | Lapa | Inconfidentes | Trem da Serra | Paranapiacaba
  

Ferreoclipping

• Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016

• Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016

• Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015

• Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015

• EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015

  

Ferreofotos

• Estação Aimorés - Trem Vitória a Minas - 27 Set. 2017

• EFSPRG - A ferrovia na guerra do Contestado - 25 Set. 2017

• Toshiba DNPVN - Porto do Rio Grande - 11 Jul. 2017

• A volta da locomotiva "Velha Senhora" (1981) - 18 Fev. 2017

• Reconstrução da Rotunda de São João del Rei (1983-1984) - 8 Dez. 2016

• Trem do centenário do cerco da Lapa (1993) - 2 Dez. 2016

• Embarque de blindados em vagões Fepasa (1994) - 27 Nov. 2016

• Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 23 Nov. 2016

• G12 canadenses “espartanas” nº 4103-4196 na ALL - 7 Set. 2016

• Locomotivas “Loba” GE 1-C+C-1 nº 2001 a 2025 Fepasa - 5 Set.. 2016

   

Para uma história do ferreomodelismo
Centro-Oeste nº 72
1º de Novembro de 1992

Flavio R. Cavalcanti - 28 Set. 2015

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Ferreomodelismo

Ferreomodelo

Pátios & Fotos

Protótipo

Quadro de Avisos

Porto Novo - Segundo o Farias, da oficina de Porto Novo (Além Paraíba, MG), onde estive em 92/Mar, as locomotivas a vapor estão espalhadas.

A 327 está lá em Porto Novo, sendo desmontada para uma revisão geral.

A 1424 está em Miguel Pereira, RJ, onde há um núcleo histórico.

A 1170 foi para Campos, RJ, onde está ao tempo. O Edmar, eng° responsável de Porto Novo, esteve em Campos e passou um esculacho no pessoal de lá.

A locomotiva n° 1170 é da oficina de Valença, RJ, e trafegava por Vassouras, junto com a 1194 e outras (Hugo Caramuru, Juiz de Fora, MG).

Bom Jesus - Desde Set/05, os trens da EF Vale do Bom Jesus - Estado de São Paulo - estão fazendo o percurso completo, de Pedregulho a Rifaina, com paradas nas estações de Chapadão e Igaçaba.

São 2 horários, com partidas de Pedregulho pela manhã e à tarde, nos sábados, domingos e feriados. O trajeto é feito em 1h 30 minutos.

Rifaina é uma cidade turística, lazer dos habitantes da região (ao norte de Franca, divisa com Minas Gerais). Sua estação tem uma bem montada lanchonete, que serve refeições completas.

A linha corta uma região muito bela, principalmente depois da estação do Chapadão. A ferrovia continua sendo administrada pelo ex-maquinista da EF Oeste de Minas, Benito Mussolini Grassi (Eduardo Peretto, Socorro, SP).

Melhorias - Estive em São José dos Campos, SP, e pude conferir na estação os melhoramentos indicados pelo Kelso no CO-71/3, inclusive os painéis fotográficos dispostos no saguão de entrada, com flagrantes históricos da saudosa Central do Brasil, em preto & branco (José E. Buzelin, BH/MG).

Atraso - Para melhorar os trens de passageiros, a Fepasa está entrevistando os usuários de longo percurso. Como era de se esperar, as maiores reclamações são sobre os atrasos, principalmente nos "expressos" (Evaldo Alves, Jaú, SP).

São Diogo - Interessante detalhe me chama a atenção no projeto do Luiz Sérgio de Souza (CO-71/8): - O pátio "São Diogo", última fase prevista de expansão, para estacionar sua composição do Santa Cruz.

Para quem não conhece, São Diogo é um depósito próximo à estação D. Pedro II (Rio, RJ), onde ficam locados os carros de formação dos trens Santa Cruz e Vera Cruz, além das automotrizes e, vez por outra, a RS-1 n° 3112, de 1945, com a clássica pintura 2ª fase da Central do Brasil (azul e amarelo).

Portanto, cabe reconhecer a homenagem do colega, em sua maquete, a esse depósito cuja história se confunde com a própria EF Central do Brasil, desde o tempo áureo das locomotivas a vapor - abrigadas ali em belíssima rotunda, há muito demolida (José E. Buzelin, BH/MG).

Consolidation - Na planta, a Consolidation n° 700 da EFCB pode não parecer muito maior que a n° 557. Mas era visivelmente maior. A montagem da classe 700 era alta, com uns 80 cm entre o topo das rodas e a caldeira.

A caldeira da 700 era de maior diâmetro, e mais longa. A fornalha era mais larga e mais comprida. Idem, quanto ao tênder.

As irmãs da 557, quando puxavam trens de gado de Belo Horizonte a Lafaiete, nunca passaram (pelo que vi há quase 50 anos) de 14 gaiolas por composição. Já as 700, rebocavam 20 gaiolas, e com muito mais facilidade e aceleração.

As locomotivas da classe da 557 eram de montagem baixa. A impressão visual, entre as duas, era realmente discrepante (Délio Araújo, Goiânia, GO).

Album - Na revista Trains (Kalmbach), 92/Ago, a Ron Books oferece os volumes 1 a 3 do Brazilian Steam Album, a US$ 13,50 cada. O porte é de US$ 3 por livro encomendado, e pode-se comprar através de cartões de crédito internacionais.

É uma boa pedida, pois os livros são ilustrados com as excelentes fotos de Carlheinz Hahmann. É lamentável que nenhuma editora brasileira tenha se interessado em traduzir e publicar aqui esses livros (Alexandre Santurian, Salvador, BA).

Cruzeiro - A automotriz Bandeirante será reformada e fará o transporte turístico entre Cruzeiro, SP, e São Lourenço, MG.

A Mikado n° 505 está recebendo um trato na parte externa. Está sendo pintada e, pelo que parece, será uma das próximas a funcionar. Esse trabalho está sendo feito pelo Américo, associado da ABPF em Sorocaba (Eduardo Peretto, Socorro, SP).

Onde estão - Anexo fotos de uma Mikado 2-8-2 Jung, muito linda, que foi de Tubarão (SC) para o Rio Grande do Sul, para "correr" na Ferrovia da Uva, de Bento Gonçalves (pelo menos, é o que me disseram); e de uma Mikado 2-8-2 Alco que lá já trabalha - ambas, n° 4 e n° 156, encontradas em Diretor Pestana; foto de uma Mikado 2-8-2 Alco-Montreal da VFRGS ao lado do edifício da SR-6; e uma Mikado 2-8-2 Baldwin adaptada para queimar óleo cru, abandonada ao lado do depósito das diesel; além de uma manobreira 0-6-0-T nas oficinas do porto de Rio Grande, RS, reformada para o museu do porto (José Flávio do Val Simoni, Mogi-Guaçu, SP).

Cegonha - Li no CO-69/21 que a RFFSA estaria projetando vagões para o transporte de carros. No entanto, uns 13 anos atrás, eu costumava ver esse tipo de composição passando em direção ao porto. Gostaria de saber o que houve com aqueles vagões (Nilson Oliveira, Rio, RJ).

Elétrica - A locomotiva n° 2010 da Fepasa - elétrica GE 1-C+C-1 -, ex-Sorocabana, foi reformada e está trabalhando sediada em Mairinque, SP (Emerson Santos, SP/SP).

Trenes - Para meu espanto, quando voltei do Brasil, os trens argentinos de passageiros (CO-70/23) haviam voltado a andar, e assim seguem. O interesse pelo assunto, por aqui, é "tão grande", que até agora ninguém soube me explicar, com certeza e clareza, que arranjo foi feito... (Marcos Ahorn, Cordoba, Argentina).

Sibéria - Na reportagem sobre o trem Pequim-Moscou (CO-71/18), aparece a substituição dos truques na fronteira entre a China e a antiga URSS, pois as bitolas são diferentes (César Arruda, Lorena, SP).

Villares - Gostaria de saber se a Fepasa e a Rede possuem alguma locomotiva Villares (Evaldo Alves, Jaú, SP).

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Índice | Folheto
Publicações da história do ferreomodelismo brasileiro
Manual Atma CA | Manual Atma CC | Sport Modelismo | EFOM | Informativo Frateschi | Apontamentos
Ferrovias para você construir | Estatutos da SBF | Catálogos Frateschi | Esporte Modelismo | Centro-Oeste
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Revista Brasileira de Ferreomodelismo | Informativo AFRJ | Escala Dupla | Escala UMM | Composição
Dormente de Ferro | Taipin | Dormente de Ferro | Trem de Ferro | SD40-2 | Jornal do Ferreomodelista
Guindastes ferroviários no Brasil | ABC do Ferreomodelismo | Como divulgar o hobby?
Publicações marcam períodos de expansão | Centro-Oeste inaugura sua tipografia eletrônica | Publicações listadas até 1991
   

Ferrovias

• Estrada de Ferro Goiás - 30 Jul. 2018

• Locomotiva GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017

• Trem Vitória - Belo Horizonte - pontos de venda - 2 Out. 2017

• Horários do Trem Vitória - Belo Horizonte - 28 Set. 2017

• Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017

• Trem das Águas - ABPF Sul de Minas - 15 Set. 2017

• Fases de pintura das locomotivas English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017

• A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017

• Horários do Trem turístico S. João del Rei - 6 Dez. 2016

• Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016

• Trem turístico a vapor Curitiba - Lapa (1986) - 26 Nov. 2016

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

  

Ferreomodelismo

• Backlight em maquetes de ferreomodelismo - 5 Nov. 2017

• Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016

• Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015

• Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015

• Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015

• GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015

• Decais para G12 e C22-7i MRN - 7 Jun. 2015

• Cabine de sinalização em estireno - 19 Dez. 2014

• Cabine de sinalização em palito de fósforo - 17 Dez. 2014

• O vagão Frima Frateschi de 1970 - 3 Jun. 2014

• Decais Trem Rio Doce | Decais Trem Vitória-Belo Horizonte - 28 Jan. 2014

• Alco FA1 e o lançamento Frateschi (1989) na RBF - 21 Out. 2013

  

Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• História do transporte urbano no Brasil - 19 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Batalhão Mauá: uma história de grandes feitos - 1º Dez. 2014

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

• A Era Diesel na EF Central do Brasil - 13 Mar. 2014

• Guia Geral das Estradas de Ferro - 1960 - 13 Fev. 2014

• Sistema ferroviário do Brasil - 1982 - 12 Fev. 2014

  

Legislação

• Estrutura da Valec - Decreto 8.134, de 28 Out. 2013

• “Open access” e atuação da Valec - Decreto 8.129, de 23 Out. 2013

• Sistema Nacional de Viação - Lei 12.379, de 6 Jan. 2011

• Aviso RFFSA - Trens turísticos - 7 Out. 1992

Moedas | Medidas
  

Ferreosfera

  

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