Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Trens turísticos

Trem do Corcovado
São João del Rei
Campos do Jordão
Ouro Preto - Mariana
Trem das Águas
Trem da Mantiqueira
Trem das Termas
Montanhas Capixabas
Barra do Rio Grande
Teleférico de Ubajara

Em projeto

Expresso Pai da Aviação
Trem ecoturístico da Mata Atlântica
Locomotiva Zezé Leone

Antigos trens turísticos

São Paulo - Santos
Cruzeiro - São Lourenço
Trem da Mata Atlântica
Trem dos Inconfidentes
Trem Curitiba - Lapa

Calendário 1987
VFCJ | Bitolinha | Lapa | Inconfidentes | Trem da Serra | Paranapiacaba
  

Ferreoclipping

• Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016

• Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016

• Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015

• Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015

• EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015

  

Ferreofotos

• Alco RSD8 Fepasa - 29 Fev. 2016

• G12 200 Acesita - 22 Fev. 2016

• “Híbrida” GE244 RVPSC - 21 Fev. 2016

• U23C modernizadas C30-7MP - 17 Fev. 2016

• C36ME MRS | em BH | Ferronorte - 14 Fev. 2016

• Carregamento de blocos de granito na SR6 RFFSA (1994) - 7 Fev. 2016

• G12 4103-6N SR6 RFFSA - 6 Fev. 2016

• Toshiba nº 14 DNPVN em Rio Grande - 25 Jan. 2016

• Encarrilamento dos trens do Metrô de Salvador (2010) - 14 Nov. 2015

• Incêndio de vagões tanque em Mogi Mirim (1991) - 9 Nov. 2015

• Trem Húngaro nas oficinas RFFSA Porto Alegre (~1976) - 21 Out. 2015

   

Para uma história do ferreomodelismo
Centro-Oeste nº 72
1º de Novembro de 1992


 
Flavio R. Cavalcanti - 28 Set. 2015

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Ferreomodelismo

Ferreomodelo

Pátios & Fotos

Protótipo

Quadro de Avisos

Porto Novo - Segundo o Farias, da oficina de Porto Novo (Além Paraíba, MG), onde estive em 92/Mar, as locomotivas a vapor estão espalhadas.

A 327 está lá em Porto Novo, sendo desmontada para uma revisão geral.

A 1424 está em Miguel Pereira, RJ, onde há um núcleo histórico.

A 1170 foi para Campos, RJ, onde está ao tempo. O Edmar, eng° responsável de Porto Novo, esteve em Campos e passou um esculacho no pessoal de lá.

A locomotiva n° 1170 é da oficina de Valença, RJ, e trafegava por Vassouras, junto com a 1194 e outras (Hugo Caramuru, Juiz de Fora, MG).

Bom Jesus - Desde Set/05, os trens da EF Vale do Bom Jesus - Estado de São Paulo - estão fazendo o percurso completo, de Pedregulho a Rifaina, com paradas nas estações de Chapadão e Igaçaba.

São 2 horários, com partidas de Pedregulho pela manhã e à tarde, nos sábados, domingos e feriados. O trajeto é feito em 1h 30 minutos.

Rifaina é uma cidade turística, lazer dos habitantes da região (ao norte de Franca, divisa com Minas Gerais). Sua estação tem uma bem montada lanchonete, que serve refeições completas.

A linha corta uma região muito bela, principalmente depois da estação do Chapadão. A ferrovia continua sendo administrada pelo ex-maquinista da EF Oeste de Minas, Benito Mussolini Grassi (Eduardo Peretto, Socorro, SP).

Melhorias - Estive em São José dos Campos, SP, e pude conferir na estação os melhoramentos indicados pelo Kelso no CO-71/3, inclusive os painéis fotográficos dispostos no saguão de entrada, com flagrantes históricos da saudosa Central do Brasil, em preto & branco (José E. Buzelin, BH/MG).

Atraso - Para melhorar os trens de passageiros, a Fepasa está entrevistando os usuários de longo percurso. Como era de se esperar, as maiores reclamações são sobre os atrasos, principalmente nos "expressos" (Evaldo Alves, Jaú, SP).

São Diogo - Interessante detalhe me chama a atenção no projeto do Luiz Sérgio de Souza (CO-71/8): - O pátio "São Diogo", última fase prevista de expansão, para estacionar sua composição do Santa Cruz.

Para quem não conhece, São Diogo é um depósito próximo à estação D. Pedro II (Rio, RJ), onde ficam locados os carros de formação dos trens Santa Cruz e Vera Cruz, além das automotrizes e, vez por outra, a RS-1 n° 3112, de 1945, com a clássica pintura 2ª fase da Central do Brasil (azul e amarelo).

Portanto, cabe reconhecer a homenagem do colega, em sua maquete, a esse depósito cuja história se confunde com a própria EF Central do Brasil, desde o tempo áureo das locomotivas a vapor - abrigadas ali em belíssima rotunda, há muito demolida (José E. Buzelin, BH/MG).

Consolidation - Na planta, a Consolidation n° 700 da EFCB pode não parecer muito maior que a n° 557. Mas era visivelmente maior. A montagem da classe 700 era alta, com uns 80 cm entre o topo das rodas e a caldeira.

A caldeira da 700 era de maior diâmetro, e mais longa. A fornalha era mais larga e mais comprida. Idem, quanto ao tênder.

As irmãs da 557, quando puxavam trens de gado de Belo Horizonte a Lafaiete, nunca passaram (pelo que vi há quase 50 anos) de 14 gaiolas por composição. Já as 700, rebocavam 20 gaiolas, e com muito mais facilidade e aceleração.

As locomotivas da classe da 557 eram de montagem baixa. A impressão visual, entre as duas, era realmente discrepante (Délio Araújo, Goiânia, GO).

Album - Na revista Trains (Kalmbach), 92/Ago, a Ron Books oferece os volumes 1 a 3 do Brazilian Steam Album, a US$ 13,50 cada. O porte é de US$ 3 por livro encomendado, e pode-se comprar através de cartões de crédito internacionais.

É uma boa pedida, pois os livros são ilustrados com as excelentes fotos de Carlheinz Hahmann. É lamentável que nenhuma editora brasileira tenha se interessado em traduzir e publicar aqui esses livros (Alexandre Santurian, Salvador, BA).

Cruzeiro - A automotriz Bandeirante será reformada e fará o transporte turístico entre Cruzeiro, SP, e São Lourenço, MG.

A Mikado n° 505 está recebendo um trato na parte externa. Está sendo pintada e, pelo que parece, será uma das próximas a funcionar. Esse trabalho está sendo feito pelo Américo, associado da ABPF em Sorocaba (Eduardo Peretto, Socorro, SP).

Onde estão - Anexo fotos de uma Mikado 2-8-2 Jung, muito linda, que foi de Tubarão (SC) para o Rio Grande do Sul, para "correr" na Ferrovia da Uva, de Bento Gonçalves (pelo menos, é o que me disseram); e de uma Mikado 2-8-2 Alco que lá já trabalha - ambas, n° 4 e n° 156, encontradas em Diretor Pestana; foto de uma Mikado 2-8-2 Alco-Montreal da VFRGS ao lado do edifício da SR-6; e uma Mikado 2-8-2 Baldwin adaptada para queimar óleo cru, abandonada ao lado do depósito das diesel; além de uma manobreira 0-6-0-T nas oficinas do porto de Rio Grande, RS, reformada para o museu do porto (José Flávio do Val Simoni, Mogi-Guaçu, SP).

Cegonha - Li no CO-69/21 que a RFFSA estaria projetando vagões para o transporte de carros. No entanto, uns 13 anos atrás, eu costumava ver esse tipo de composição passando em direção ao porto. Gostaria de saber o que houve com aqueles vagões (Nilson Oliveira, Rio, RJ).

Elétrica - A locomotiva n° 2010 da Fepasa - elétrica GE 1-C+C-1 -, ex-Sorocabana, foi reformada e está trabalhando sediada em Mairinque, SP (Emerson Santos, SP/SP).

Trenes - Para meu espanto, quando voltei do Brasil, os trens argentinos de passageiros (CO-70/23) haviam voltado a andar, e assim seguem. O interesse pelo assunto, por aqui, é "tão grande", que até agora ninguém soube me explicar, com certeza e clareza, que arranjo foi feito... (Marcos Ahorn, Cordoba, Argentina).

Sibéria - Na reportagem sobre o trem Pequim-Moscou (CO-71/18), aparece a substituição dos truques na fronteira entre a China e a antiga URSS, pois as bitolas são diferentes (César Arruda, Lorena, SP).

Villares - Gostaria de saber se a Fepasa e a Rede possuem alguma locomotiva Villares (Evaldo Alves, Jaú, SP).

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Índice | Folheto
Publicações da história do ferreomodelismo brasileiro
Manual Atma CA | Manual Atma CC | Sport Modelismo | EFOM | Informativo Frateschi | Apontamentos
Ferrovias para você construir | Estatutos da SBF | Catálogos Frateschi | Esporte Modelismo | Centro-Oeste
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Dormente de Ferro | Taipin | Dormente de Ferro | Trem de Ferro | SD40-2 | Jornal do Ferreomodelista
Guindastes ferroviários no Brasil | ABC do Ferreomodelismo | Como divulgar o hobby?
Publicações marcam períodos de expansão | Centro-Oeste inaugura sua tipografia eletrônica | Publicações listadas até 1991
   

Ferrovias

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

• Estação de Cachoeiro de Itapemirim | Pátio ferroviário (1994) - 28 Fev. 2016

• Caboose, vagões de amônia e locomotivas da SR7 em Alagoinhas (1991) - 25 Fev. 2016

• Locomotivas U23C modificadas para U23CA e U23CE (Numeração e variações) - 17 Fev. 2016

• A chegada da ponta dos trilhos a Brasília (1967) - 4 Fev. 2016

• Livro “Memória histórica da EFCB” - 7 Jan. 2016

• G8 4066 FCA no trem turístico Ouro Preto - Mariana (Girador | Percurso) - 26 Dez. 2015

• Fontes e fotos sobre a locomotiva GMDH1 - 18 Dez. 2015

• Locomotivas Alco RS no Brasil - 11 Dez. 2015

  

Ferreomodelismo

• Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016

• Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015

• Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015

• Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015

• GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015

• Decais para G12 e C22-7i MRN - 7 Jun. 2015

• Cabine de sinalização em estireno - 19 Dez. 2014

• Cabine de sinalização em palito de fósforo - 17 Dez. 2014

• O vagão Frima Frateschi de 1970 - 3 Jun. 2014

• Decais Trem Rio Doce | Decais Trem Vitória-Belo Horizonte - 28 Jan. 2014

• As locomotivas Alco FA1 e o lançamento Frateschi (1989) na RBF - 21 Out. 2013

• A maquete do Trem turístico Ouro Preto - Mariana (Trem da Vale) - 12 Out. 2013

  

Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• História do transporte urbano no Brasil - 19 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Batalhão Mauá: uma história de grandes feitos - 1º Dez. 2014

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

• A Era Diesel na EF Central do Brasil - 13 Mar. 2014

• Guia Geral das Estradas de Ferro - 1960 - 13 Fev. 2014

• Sistema ferroviário do Brasil - 1982 - 12 Fev. 2014

  

Legislação

• Estrutura da Valec - Decreto 8.134, de 28 Out. 2013

• “Open access” e atuação da Valec - Decreto 8.129, de 23 Out. 2013

• Sistema Nacional de Viação - Lei 12.379, de 6 Jan. 2011

• Aviso RFFSA - Trens turísticos - 7 Out. 1992

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