Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Ferreomodelismo

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• Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016

• Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015

• Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015

• Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015

• GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015

  

Ferreofotos

• Estação Aimorés - Trem Vitória a Minas - 27 Set. 2017

• EFSPRG - A ferrovia na guerra do Contestado - 25 Set. 2017

• Toshiba DNPVN - Porto do Rio Grande - 11 Jul. 2017

• A volta da locomotiva "Velha Senhora" (1981) - 18 Fev. 2017

• Reconstrução da Rotunda de São João del Rei (1983-1984) - 8 Dez. 2016

• Trem do centenário do cerco da Lapa (1993) - 2 Dez. 2016

• Embarque de blindados em vagões Fepasa (1994) - 27 Nov. 2016

• Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 23 Nov. 2016

• G12 canadenses “espartanas” nº 4103-4196 na ALL - 7 Set. 2016

• Locomotivas “Loba” GE 1-C+C-1 nº 2001 a 2025 Fepasa - 5 Set.. 2016

  

Ferrovias

• Estrada de Ferro Goiás - 30 Jul. 2018

• Locomotiva GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017

• Trem Vitória - Belo Horizonte - pontos de venda - 2 Out. 2017

• Horários do Trem Vitória - Belo Horizonte - 28 Set. 2017

• Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017

• Trem das Águas - ABPF Sul de Minas - 15 Set. 2017

• Fases de pintura das locomotivas English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017

• A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017

• Horários do Trem turístico S. João del Rei - 6 Dez. 2016

• Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016

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Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

  

Ferreoclipping

• Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016

• Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016

• Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015

• Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015

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Para uma história do ferreomodelismo
Centro-Oeste nº 1
Dezembro de 1984

Flavio R. Cavalcanti - Set. 2013

O primeiro Centro-Oeste tinha oito páginas tamanho A5 (duas folhas A4 dobradas ao meio) e seu custo foi quase inteiramente coberto por um anúncio oferecido de última hora pelo sr. Marcelo, dono da Brinquelândia Presentes, que funcionava no primeiro subsolo do Ed. Venâncio 2000, em Brasília.

Daí, o encarte natalino, feito de um dia para o outro.

Os textos foram feitos e refeitos em “colunas” de 42 linhas, na largura de 32 letras — até se ajustarem aos espaços previstos, deixando linhas em branco para os desenhos, medidos antes, — e “passados a limpo” em máquina de escrever IBM elétrica.

   

O nome do “informativo” e os títulos das seções (sobre títulos das matérias) foram decalcados com Letraset e similares.

Montadas as páginas, foram reduzidas em xerox (creio que de 100 para 67%), e multiplicadas em “mimeógrafo eletrônico” ou xerox.

Foi despachado pelos Correios para os sócios da SMFB - Sociedade de Modelismo Ferroviário de Brasília, e para mais alguns ferreomodelistas, lojas, revistas, RFFSA, Frateschi, outros produtores etc. do dia 20 de Dezembro de 1984.

Índice

  • Caminho das pedras (editorial) —

  • Glossário / Expediente

    O “glossário” explicava a terminologia ferroviária adotada. Por exemplo: “AMV” (“Aparelho de Mudança de Via”), em substituição à palavra “desvio”, até então utilizada pela Frateschi em suas publicações e embalagens. Essas definições foram indicadas, principalmente, pelo Gilberto Coutinho.

    O “glossário” voltou a ser aperfeiçoado em outras edições, ao longo do tempo, e por fim tornou-se parte integrante do “Folheto” de apresentação do Centro-Oeste e do ferreomodelismo, enviado a todos os que escreviam pela primeira vez.

    Obs.: Na internet, a partir do ano 2000, foram adotadas algumas alterações, em benefício dos robôs do Google, cuja “inteligência artificial” não é nenhuma Brastemp. Por exemplo: “loco” — abreviação muito útil numa publicação onde espaço era precioso — foi substituído por “locomotiva”. Pelo mesmo motivo, “carro” vem sendo substituído por “vagão de passageiros” ou, simplesmente, “vagão”. Quem precisa do Google para encontrar informações, agradece. Não faz sentido desanimá-los, escondendo páginas ferroviárias, como agulhas perdidas em um palheiro, no meio de uma infinidade de páginas de concessionárias e oficinas de automóveis.
Páginas 2 e 3 do Centro-Oeste nº 1
Páginas 2 e 3 do Centro-Oeste nº 1
  • Esconda os ímãs de desengate

    O desenho é auto-explicativo. Era uma sugestão recebida do Celso Frateschi, para maquetes com grandes pátios ferroviários. Ao invés de usar inúmeras grades de desengate ref. 4110D, — com ímãs aparente, e inúmeras emendas, — abrir um rasgo retangular na cortiça, para instalar ímãs escondidos, e assim utilizar as grades flexíveis ref. 4880 / 4980, com aparência mais real, e o mínimo de emendas.

    Essa dica voltou a ser indicada em outras edições, em várias épocas, e por fim, reunida com várias outras dicas em uma matéria abrangente sobre engates & desengates, no CO-89.

  • Não corte as grades flexíveis

    Outra dica recebida do Celso Frateschi. Quando encurvamos uma grade flexível, o trilho interno à curva projeta-se além do último dormente, enquanto o trilho externo à curva termina antes do último dormente. Normalmente, recomendava-se serrar esta parte final das grades flexíveis, para que ambos os trilhos terminassem emparelhados, descartando os últimos dormentes. Isto implicaria em desperdício considerável, numa maquete como a EFPP - Estrada de Ferro Pireneus-Paranã, onde muitas curvas eram compensadas por outras, para o lado oposto. A dica era deslizar os trilhos de uma grade para dentro dos dormentes da grade seguinte (e vice-versa), fazendo as emendas (desencontradas) sobre os dormentes. Para isso, bastava cortar com estilete os “ressaltos” de plástico que fixam os trilhos sobre os dormentes onde a emenda será feita.
Páginas 4 e 5 do Centro-Oeste nº 1
Páginas 4 e 5 do Centro-Oeste nº 1
  • Circuito de luz constante para locomotivas

    Circuito eletrônico simples, apresentado pelo José Carlos Reis Menezes, para que os faróis das locomotivas 4x4 Frateschi (fase II) apresentassem intensidade constante, independente da tensão (“voltagem”, “velocidade”) fornecida pelos antigos Controladores ref. 5100 / 5200 através dos trilhos da mini-ferrovia.
Páginas 6 e 7 do Centro-Oeste nº 1
Páginas 6 e 7 do Centro-Oeste nº 1
  • Contato permanente nos trilhos

    Dicas, bastante resumidas, para manter bom contato elétrico dos trilhos com as rodas das locomotivas 4x4 Frateschi (fase II). Essas dicas foram reapresentadas e desenvolvidas, mais tarde, em outras edições do Centro-Oeste. Um roteiro bastante detalhado foi apresentado em “Construindo um vagão limpa-trilhos”, no Centro-Oeste DC-18.

  • Vegetação da própria natureza

    Dica do Gilberto Coutinho sobre o uso de musgos e liquens (tipo “barba-de-pau”, por exemplo) para variar e enriquecer a “vegetação” da maquete.

  • Maquetes dos sócios da SMFB / Pequenos anúncios

    Informações das maquetes dos sócios da Sociedade de Modelismo Ferroviário de Brasilia e respectivos telefones.
Página 8 (última) do Centro-Oeste nº 1 Encarte do Centro-Oeste nº 1
Página 8 (última) e encarte do Centro-Oeste nº 1
  • Cartão plástico para construções (Portal de túnel)

    Dica do José Alberto Santana para utilização do plástico estireno (poliestireno) dos “separadores” A-Z, Janeiro-Dezembro, 1-31 etc. para arquivos de fichas, daqueles que secretárias tinham em cima da mesa, com as fichas dos clientes do escritório, pacientes do consultório, contas a pagar etc.

    Estes “separadores” são facilmente cortados com estilete e régua metálica sobre superfície de vidro, e podem ser riscados com estilete, ferro de solda etc. para imitar muros de tijolo aparente, portais de túnel em pedra etc.

    O desenho sugeria medidas, testadas na EFPP, para um portal de túnel “mínimo” — bem menos “espaçoso” que o portal da Frateschi, feito para ferrovia com catenária. Mais tarde, essas medidas foram detalhadas e explicadas em “Um túnel para sua maquete”, no CO-76.

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