Para uma história do ferreomodelismo
Centro-Oeste DC-7
25 de Outubro de 1990
Flavio R. Cavalcanti - 12 Set. 2015
O Centro-Oeste DC-7, em Outubro de 1990, inaugurou a tipografia eletrônica, inicialmente formada por um IBM PC-XT (16 bits) com 640 KBytes de memória, HD de 20 Megabytes e dois drivers de disketes (5¼’’ e 3½’’).
A preparação foi de 6 meses (terceiro emprego, de madrugada, para comprar o hardware), e 1 mês de leitura (2 livros de MS-DOS 3.3, 1 livro de MS Word, 3 livros de Ventura Publisher).
Feito isso, foi relativamente fácil e rápido preparar os textos e diagramar a nova edição.
O resultado foi impactante embora só em Abril do ano seguinte a diagramação tenha alcançado seu padrão definitivo.
As primeiras edições pelo novo sistema ainda tiveram de ser impressas, em papel, na HP Laser-Jet de um amigo, o Getúlio Oliveira Lacerda, para multiplicação em xerox. Só em Janeiro do ano seguinte, após sair (também) do segundo emprego, foi possível adquirir uma HP Laser-Jet II+.
Era o caminho para, no final do ano seguinte, voltar a multiplicar o Centro-Oeste em gráficas off-set.
Índice de matérias
«» ª ’
Quadro de Avisos
Restaurante - Estamos terminando a recuperação da locomotiva n° 18 da EF Madeira-Mamoré (ponta norte), o que permitirá circular aos feriados um segundo trem, de Porto Velho ao km 25 (Cachoeira de Teotônio), continuando o trem atual no trajeto até Cachoeira de Santo Antônio. Mas precisamos ver como faremos para adquirir um carro-restaurante para o serviço de bar no trem até o km 25. Não sei onde poderemos obter um, mesmo que precisando de reforma. Rosendo Vericat, Vemaq Veículos e Máquinas, Av. Castelo Branco c/ Araçatuba, Cep 78935 Cacoal, RO.
Ferrovias - Desde maio último, o jornal Nossa Terra, Cx.P. 441, Itapetininga, SP, vem publicando uma espécie de fascículos sobre ferrovias, de autoria de Armando Rodrigues da Silva. Trata-se de uma seção ou coluna com um formato peculiar: ocupa sempre um retângulo do mesmo tamanho, dos 2 lados do papel, de modo que o leitor pode recortá-lo e arquivar, até formar o livro completo. O tablóide é quinzenal e o livro começou a ser publicado no n° 19 (Cr$ 10), na 1ª quinzena de maio.
Ferroviário - A Afer/PG (Associação dos Ferroviários de Ponta Grossa, PR) realizou, nos dias Set/29 e 30, diversos passeios de trem a Maracanã, via Alagados, aproximadamente 30 km (mais a volta), em comemoração ao Dia do Ferroviário. Nos deliciamos com a magistral paisagem, diversos viadutos, inclusive passando por uma cachoeira e uma represa de captação de água de nossa cidade (represa de Alagados). O sucesso foi tão grande que, em novembro próximo, os passeios serão repetidos com cerca de 28 carros de passageiros. A expectativa é muito grande, desde agora, e sei que de forma alguma dará prejuízo. No passeio de setembro, as partidas foram às 9h, 13h, 15h (dia 29), 8h, 10h, 13h e 15h (dia 30). José Francisco Pavelec, Ponta Grossa, PR.
CPEF - Procura-se plantas (tipo 1:100) e informações adicionais sobre a(s) locomotiva(s) Santa Fé de vapor superaquecido 2-10-2 da Cia. Paulista. O Centro-Oeste oferece ao colaborador uma planta heliográfica tamanho A-0 (1 metro) de uma destas locomotivas, com visão tipo raio-X indicando 413 peças e partes - numeradas no desenho e listadas em anexo.
|