Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home
  
   
   
  

Ponto culminante

Kelso Médici
Centro-Oeste DC-5
7 Ago. 1990

O Marcos Ahorn esqueceu de mencionar que o ponto ferroviário culminante do Brasil está na EF Campos do Jordão, no km 37, a 1.743 metros de altitude, conforme prospectos anexos.

Esta viagem já foi alvo de reportagem do programa Goulart de Andrade, do SBT.

Fiz a viagem em 1º Abr. 1990, também na automotriz A4, porém na cabine do maquinista, tendo filmado diversos trechos ao longo do percurso, sem acidentes. (…)

Trens turísticos

Trem do Corcovado
São João del Rei
Campos do Jordão
Ouro Preto - Mariana
Trem das Águas
Trem da Mantiqueira
Trem das Termas
Montanhas Capixabas
Barra do Rio Grande
Teleférico de Ubajara

Em projeto

Expresso Pai da Aviação
Trem ecoturístico da Mata Atlântica
Locomotiva Zezé Leone

Antigos trens turísticos

São Paulo - Santos
Cruzeiro - São Lourenço
Trem da Mata Atlântica
Trem dos Inconfidentes
Trem Curitiba - Lapa

Calendário 1987
VFCJ | Bitolinha | Lapa | Inconfidentes | Trem da Serra | Paranapiacaba
  

Trens de passageiros

Vitória - Belo Horizonte
São Luís - Parauapebas

Antigos trens de passageiros

Xangai
Barrinha
Expresso da Mantiqueira
Barra Mansa a Lavras
Trem de Prata
Trem Húngaro
Automotrizes Budd
Litorinas Fiat
Cruzeiro do Sul
Trem Farroupilha
Trem de aço da Paulista

Plataforma de embarque: 1995

Trens turísticos e passeios ferroviários
Trens de passageiros
Museus ferroviários
Maquetes ferroviárias
Eventos

   

Estrada de Ferro Campos do Jordão
A outra ponta da EFCJ


 
César Assan
Centro-Oeste DC-7 – 25 Out. 1990

No mês de julho, fiz "programa de desquitado": viajei de férias com meus filhos, estive em Campos do Jordão e passeei na EFCJ. Ao contrário dos passeios registrados pelo Märcos Ahorn (DC-2/11 e DC-3/14) e pelo Kelso Médici (DC-5/3), o que fiz desce a serra, de Campos em direção a Santo Antônio do Pinhal.

Este passeio turístico em automotriz é oferecido pela EFCJ em 2 horários diários e, nas férias, em 4 horários. Parte da estação de Capivari, passa por Jaguaribe e Abernésia e entra na área rural. Ao transpor o alto do Lageado, inicia-se a descida até Santo Antônio, onde a automotriz é virada para a viagem de retorno.

Apesar do tempo nublado, fiz excelentes fotos: a antiga estação Emílio Ribas, que agora abriga a Secretaria Municipal de Turismo (estilo europeu), o girador (inglês) com a automotriz, casas dos funcionários (estilo europeu), vagões desativados servindo de alojamento e depósito, os bondes de subúrbio, a automotriz de manutenção com a pintura "estalando", o trole manual, a nova estação de Capivari, uma turma de "conserva" trocando os dormentes de um AMV.

Em Santo Antônio, há a estação e casas de funcionários (no mesmo estilo), outro girador, a subestação de força, além de um belo panorama do vale do Paraíba, com Taubaté ao fundo. Na própria estação, existe uma lanchonete bem montada, com salgados, sanduíches, refrigerantes, café etc. Ali também se vendem doces caseiros, artesanato e roupas de lã.

O passeio é agradável, a paisagem e a mata são muito bonitas e, para os ferreofilistas, é imperdível, por suas características únicas. As crianças adoram a viagem de trem e, após a primeira meia hora, se entrosam entre si de tal forma que a volta parece uma excursão.

O surpreendente, como notaram o Marcos e o Kelso, é que, apesar de ser um serviço público, o pessoal é atencioso e o material e as instalações estão em condições bem razoáveis. Existe também um entrosamento (tímido) com os empresários locais: são distribuídos tickets que dão direito a um copinho de chocolate quente na estação de Santo Antônio, sob patrocínio de um fabricante local de chocolates.

O que de fato está mal é a linha: No trecho de declividade 11%, o boleto do trilho está plano, de tão gasto pelo atrito, existem muitos dormente deteriorados e o lastro (de pedras grandes) bem merece um reforço, que auxiliaria bastante o nivelamento — apesar dos 20 km/h, a automotriz sacoleja bastante.

«» ª … •’ — “”
EF Campos do Jordão
Horários | Percursos | Hospedagem
Como chegar
de São Paulo | do Rio de Janeiro
—|—
Estações | Frota | Folhetos dos anos 90 | Reativação: 1986
Siemens | Aventura em 1990 (I) | Aventura em 1990 (II) | A outra ponta da EFCJ
Mapa 1984 | Estações 1982 | Mapa 1970 | Estações 1960 | Mapa 1954
Abertura dos trilhos
Bondes
Corcovado | EFCJ | Ramal do Prata | Fazenda dos Ingleses
História do transporte urbano no Brasil | The tramways of Brazil | Tudo é passageiro
Passeios turísticos e Trens de passageiros
Vitória - Belo Horizonte | São Luís - Parauapebas
Trem do Corcovado | São João del Rei | Ouro Preto - Mariana
Campos do Jordão | Trem das Águas | Trem da Mantiqueira
Trem das Termas | Montanhas Capixabas | Ubajara
   

Ferreoclipping

• Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016

• Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016

• Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015

• Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015

• EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015

  

Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

  

Legislação

• Estrutura da Valec - Decreto 8.134, de 28 Out. 2013

• “Open access” e atuação da Valec - Decreto 8.129, de 23 Out. 2013

• Sistema Nacional de Viação - Lei 12.379, de 6 Jan. 2011

• Aviso RFFSA - Trens turísticos - 7 Out. 1992

Moedas | Medidas

Acompanhe no FB

  

Busca no site
  
       
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home
Sobre o site Centro-Oeste | Contato | Publicidade | Política de privacidade