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Locomotiva U20C "Juiz de Fora" com o Trem de Prata na estação Barão de Mauá, no Rio de Janeiro
Locomotiva U20C "Juiz de Fora" após a segunda viagem do Trem de Prata, na estação Barão de Mauá.
Observe, acima dela, a "sanfona" do carro de aço Budd

A volta do Trem de Prata: 1994

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A volta do Trem de Prata  -  1994
Viagem de trem ganha status 5 estrelas

Nos 44 anos dos carros Budd da Central, a nova versão do tradicional Trem Santa Cruz volta na rota Rio de Janeiro – São Paulo
Texto e Fotos: José E. Buzelin
Centro-Oeste nº 93 - 1º Fev. 1995
A volta do Trem de Prata: 1994
A viagem | O trem | Nos jornais

Dia 8 de Dezembro de 1994, pouco mais de 21h — Retorna à operação uma das linhas de trens passageiros mais tradicionais do Brasil — a Rio de Janeiro – São Paulo.

Por décadas, o Ramal de São Paulo foi o leito dos mais famosos trens da Central: as litorinas Fiat, os carros ACF do Cruzeiro do Sul, os carros Budd do Santa Cruz, as automotrizes Budd e o Trem Húngaro com seus carros Ganz-Mavag, que entre os usuários cotidianos transportaram personalidades e autoridades.

Destes trens, o Santa Cruz marcou época. Circulou diariamente de 1950 a 1990, quando foi suspenso ao completar 40 anos de viagens bem-sucedidas. Em seu lugar, ficou a expectativa do retorno pelas mãos da iniciativa privada, como de fato ocorre agora, 4 anos depois.

Em 93/Ago/17, a RFFSA lançou o edital nº 33/93, abrindo a concorrência para exploração de viagens noturnas turísticas no Ramal de São Paulo — primeiro passo para o retorno do Santa Cruz, com os mesmos carros, porém sob nova identidade.

Até o final de 1993, habilitou-se para o novo serviço o chamado "Consórcio Trem de Prata", formado pelas empresas Portobello Hotéis e Útil — União Transportes Interestaduais de Luxo (operadora da linha rodoviária Belo Horizonte – Rio, com sede em Juiz de Fora, MG).

Ficou estabelecido que a operação e tração do "novo" trem ficaria sob a responsabilidade da Rede, ao passo que a reforma dos carros e adequação dos terminais (estações) ficaria por conta do consórcio, que faria um investimento da ordem de US$ 4 milhões para tornar realidade o "Trem de Prata" — conforme passaria a ser denominado oficialmente.

Inauguração marcada para Março de 1994, pelo menos 2 fatores impediriam sua concretização dentro do prazo: a reforma dos carros pela CCC (Cia. Comércio e Construção, Deodoro, RJ), que não estava concluída; e a queda de uma ponte próxima a São José dos Campos, SP, que interrompeu o tráfego no Ramal de São Paulo durante 6 meses.

Notícias e boatos desencontrados fizeram o primeiro ativo de marketing do trem. Até a inauguração oficial, chegou-se a acreditar, mesmo, que o evento não ocorresse.

Mas em tempo veio a confirmação — em Nov/18 o trem Rio – São Paulo voltaria a circular.

Esta data, na verdade, significou a inauguração simbólica do trem, sem a esperada viagem.

O lançamento, sob os olhares atentos de autoridades e do público aficcionado, foi feito às 11h, na gare da estação Barão de Mauá (de onde passaria a sair o trem), com a divulgação definitiva da primeira viagem: — Dez/08, às 20h30.

   

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Plaqueta de identificação na porta do vagão do Trem de Prata
Placa de identificação na entrada do carro "Guarujá" do Trem de Prata
Identificação do carro "Paraty" e placa da reforma feita pela CCC
Identificação do carro "Paraty" e placa da reforma feita pela CCC para o Trem de Prata
Locomotiva U20C "Rio de Janeiro" com o Trem de Prata em Barra Funda, São Paulo
A U20C "Rio de Janeiro" com o Trem de Prata em Barra Funda. Note a altura da plataforma, pessoas e táxis. Foto: José E. Buzelin
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