Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home
  
   
   
  

Trens de passageiros

Vitória - Belo Horizonte
São Luís - Parauapebas

Antigos trens de passageiros

Xangai
Barrinha
Expresso da Mantiqueira
Barra Mansa a Lavras
Trem de Prata
Trem Húngaro
Automotrizes Budd
Litorinas Fiat
Cruzeiro do Sul
Trem Farroupilha
Trem de aço da Paulista

Plataforma de embarque: 1995

Trens turísticos e passeios ferroviários
Trens de passageiros
Museus ferroviários
Maquetes ferroviárias
Eventos

  

Ferreoclipping

• Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016

• Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016

• Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015

• Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015

• EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015

  

Trens turísticos

Trem do Corcovado
São João del Rei
Campos do Jordão
Ouro Preto - Mariana
Trem das Águas
Trem da Mantiqueira
Trem das Termas
Montanhas Capixabas
Barra do Rio Grande
Teleférico de Ubajara

Em projeto

Expresso Pai da Aviação
Trem ecoturístico da Mata Atlântica
Locomotiva Zezé Leone

Antigos trens turísticos

São Paulo - Santos
Cruzeiro - São Lourenço
Trem da Mata Atlântica
Trem dos Inconfidentes
Trem Curitiba - Lapa

Calendário 1987
VFCJ | Bitolinha | Lapa | Inconfidentes | Trem da Serra | Paranapiacaba
  

Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• História do transporte urbano no Brasil - 19 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Batalhão Mauá: uma história de grandes feitos - 1º Dez. 2014

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

• A Era Diesel na EF Central do Brasil - 13 Mar. 2014

• Guia Geral das Estradas de Ferro - 1960 - 13 Fev. 2014

• Sistema ferroviário do Brasil - 1982 - 12 Fev. 2014

   

Trens de passageiros da SR-2 RFFSA - 1993
Viagem de Barra Mansa a Lavras


 
Antônio Augusto Faria
Centro-Oeste nº 77 — Abril 1993

O Roteiro de Férias (CO-73) omitiu a existência do trem de passageiros que sobe a serra da Mantiqueira, entre Barra Mansa, RJ, e Lavras, MG, na linha-tronco da SR-2 / RFFSA.

Esse trem circula só 1 vez por semana, em cada sentido. Sai de Lavras na segunda-feira, às 8h15, chegando a Barra Mansa às 17h. Retorna na sexta-feira, saindo de Barra Mansa às 6h e chegando a Lavras às 14h45. Informações podem ser obtidas na estação de Lavras, pelo telefone 035-821-4500.

Fiz a viagem de Barra Mansa a Lavras em 26/Fev pp.

A composição foi tracionada por uma locomotiva G-12 (n° 4150-8E) puxando 7 carros: — 3 de segunda-classe, 2 de primeira, 1 restaurante e 1 bagageiro-correio, todos de aço-carbono.

A paisagem é muito bonita, principalmente na subida da serra, entre Glicério, RJ (a 14 km de Barra Mansa) e Augusto Pestana, MG (a 73 km) — mata Atlântica, rios, vales, algumas cachoeiras.

Houve até um trecho de neblina — inesperado, para mim —, após Falcão, RJ (a 41 km de Barra Mansa).

O trem estava logo abaixo da neblina; em seguida, andou algum tempo dentro da neblina; e finalmente, logo depois de Passa Vinte, MG (a 52 km de Barra Mansa), já no alto da serra, o trem ficou acima da neblina.

De Augusto Pestana até Arantina, MG (a 110 km de Barra Mansa) — início da descida da serra —, a paisagem continua bonita.

E de Arantina a Lavras, MG (a 285 km de Barra Mansa), a paisagem — se não tem mais a mesma beleza — é bastante simpática, com o trem passando entre fazendas e pequenas cidades.

Boa parte do percurso — principalmente na serra da Mantiqueira — segue bem próximo à Ferrovia do Aço, avistada inúmeras vezes.

O trecho de Barra Mansa a Arantina pareceu-me de bom potencial para exploração turística.

O serviço de bar e restaurante é eficiente. Além de água mineral, café, cerveja e refrigerantes, há refeições, salgados e doces — tudo muito simples, mas satisfatório em preços e qualidade.

Os funcionários da ferrovia são atenciosos: — Os do restaurante, o chefe do trem e seu auxiliar, e o pessoal das estações em Barra Mansa e Lavras.

O único senão foi a falta d'água nas instalações sanitárias dos carros.

Notas de viagem

  1. Barra Mansa parece ser o paraíso das locomotivas General Motors tipo G-8 e G-12. Havia 3 locos G-8 (n° 4001, 4052 e 4059) manobrando. Outras 3 locos, paradas a maior distância, não pude distingüir se eram G-8 ou G-12. Havia também alguns carros de passageiros e muitos vagões de carga.

  2. Nosso trem cruzou com 4 cargueiros, todos tracionados por locomotivas U-20C (General Electric), em duplex e triplex.

  3. Em Augusto Pestana, ainda há um triângulo de reversão.

  4. Em Engenheiro Behring, MG (5 km antes de Lavras), existe o entroncamento da linha com os ramais de Lavras a Três Corações, MG; e de Lavras a Divinópolis, MG. Havia no local vários carros de passageiros e uma locomotiva GE pequena — tipo U-5B ou U-6B.

  5. Na oficina de Lavras, estavam algumas locomotivas U-20C e G-12. No pátio, 1 carro suburbano de passageiros e 1 dormitório-cabine — este último, em um trem de socorro.

  6. As estações tiveram seus pátios aumentados, para o cruzamento de trens cargueiros longos. Foram até construídas 2 novas estações com esta finalidade: — Anísio Braz, RJ, logo após Barra Mansa; e Carvão, MG, entre Augusto Pestana e Arantina.

Mas, talvez por não comportarem pátios maiores, algumas estações foram abandonadas: — Glicério e Joaquim Leite, no Estado do Rio; e Rutilo e Morangal, em Minas.

Em vez de simplesmente abandoná-las, a RFFSA poderia cedê-las às prefeituras, para aproveitamento como escolas, postos de saúde, creches, centros sociais etc. A Rede poderia, inclusive, exigir que uma sala fosse destinada à preservação da cultura ferroviária.

«» ª • — “”
Barra Mansa a Lavras | 4ª viagem experimental de trem para Brasília
Passeios turísticos e Trens de passageiros
Vitória - Belo Horizonte | São Luís - Parauapebas
Trem do Corcovado | São João del Rei | Ouro Preto - Mariana
Campos do Jordão | Trem das Águas | Trem da Mantiqueira
Trem das Termas | Montanhas Capixabas | Ubajara
Estações ferroviárias da RMV
Cruzeiro | Passa Quatro | São Sebastião do Rio Verde | Ramon | Soledade de Minas
Andrelândia | Arantina | Joaquim Leite | Lídice | Angra dos Reis
SR2 RFFSA : VFCO : RMV : EFOM...
Esquema das linhas | Perfil das linhas | Quadro de Tração | Locomotivas
Locomotiva n° 233 da RMV | As locomotivas de Divinópolis | As locomotivas Shay da EFOM
Vídeo-documento: O último Trem do Sertão | Vídeo-evocação: Trem do Sertão | Trem de Pirapora
Estações em 1960: RMV | EFG
Mapas: 1984 | 1970 | 1965 | 1960 | 1954 | EFOM 1927 | RSM 1926
Mapas de 1898: EFOM | Muzambinho, Minas e Rio | Sapucaí
Mundos perdidos da República Velha | EF Paracatu não mudou o sertão
Angra dos Reis | Eletrificação | Trem da Mata Atlântica | De Barra Mansa a Lavras
A estação de Brasília | Brasilia em trilhos | VFCO - o Livro | Home VFCO
   

Ferreofotos

• Alco RSD8 Fepasa - 29 Fev. 2016

• G12 200 Acesita - 22 Fev. 2016

• “Híbrida” GE244 RVPSC - 21 Fev. 2016

• U23C modernizadas C30-7MP - 17 Fev. 2016

• C36ME MRS | em BH | Ferronorte - 14 Fev. 2016

• Carregamento de blocos de granito na SR6 RFFSA (1994) - 7 Fev. 2016

• G12 4103-6N SR6 RFFSA - 6 Fev. 2016

• Toshiba nº 14 DNPVN em Rio Grande - 25 Jan. 2016

• Encarrilamento dos trens do Metrô de Salvador (2010) - 14 Nov. 2015

• Incêndio de vagões tanque em Mogi Mirim (1991) - 9 Nov. 2015

• Trem Húngaro nas oficinas RFFSA Porto Alegre (~1976) - 21 Out. 2015

  

Ferrovias

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

• Estação de Cachoeiro de Itapemirim | Pátio ferroviário (1994) - 28 Fev. 2016

• Caboose, vagões de amônia e locomotivas da SR7 em Alagoinhas (1991) - 25 Fev. 2016

• Locomotivas U23C modificadas para U23CA e U23CE (Numeração e variações) - 17 Fev. 2016

• A chegada da ponta dos trilhos a Brasília (1967) - 4 Fev. 2016

• Livro “Memória histórica da EFCB” - 7 Jan. 2016

• G8 4066 FCA no trem turístico Ouro Preto - Mariana (Girador | Percurso) - 26 Dez. 2015

• Fontes e fotos sobre a locomotiva GMDH1 - 18 Dez. 2015

• Locomotivas Alco RS no Brasil - 11 Dez. 2015

  

Legislação

• Estrutura da Valec - Decreto 8.134, de 28 Out. 2013

• “Open access” e atuação da Valec - Decreto 8.129, de 23 Out. 2013

• Sistema Nacional de Viação - Lei 12.379, de 6 Jan. 2011

• Aviso RFFSA - Trens turísticos - 7 Out. 1992

Moedas | Medidas

Acompanhe no FB

  

Busca no site
  
       
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home
Sobre o site Centro-Oeste | Contato | Publicidade | Política de privacidade