|
O Museu Ferroviário Manoel Tomé de Souza é uma experiência inédita, integrado à Unidade Rocas do Campus Cidade Alta do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), em Natal.
A Unidade Rocas, que realiza sua sua aula inaugural, com cerimônia aberta ao público, às 8:00 do dia 25 Abr. 2016, ocupa a Rotunda das antigas oficinas ferroviárias da RFFSA, restaurada pelo IFRN a partir de 2012.
Como parte dos eventos, será lançado o livro «A Gretoeste: a história da rede ferroviária Great Western of Brazil», do pesquisador inglês William Edmundson,
O projeto de restauração da Rotunda e das Oficinas incluiu a manutenção dos trilhos, cortando as salas de aula, visíveis através de um piso de vidro.
As salas receberam os nomes de antigos ferroviários do Rio Grande do Norte, a começar por Manoel Tomé de Souza, que salvou do maçarico a locomotiva Catita, na década de 1970, e dividem os espaços com o Museu Ferroviário, cujo acervo estará distribuído dentro e fora das salas, nos corredores, galerias e áreas externas.
Girador de Locomotivas e Rotunda, inclusive,
x, junto à estação ferroviária, ocupada pelo escritório do DNOCS.
IAPHACC - - M.F.M.T.S - IFRN Campus Cidade Alta - Unidade Rocas
xx
«» ª