Novo no site: preservação e turismo
Locomotiva Zezé Leone:
história, recuperação e projeto turístico
Flavio R. Cavalcanti - 22 Jul. 2013
A locomotiva Zezé Leone foi recuperada com incentivos fiscais, com o objetivo de tracionar um trem turístico na região de Santos Dumont (MG) porém este projeto ainda parece distante da realização.
Trata-se de uma locomotiva a vapor Pacific (4-6-2) construída pela American Locomotive Company (Alco) em 1922 e presenteada ao Brasil pelo rei Alberto I da Bélgica, que visitou o Brasil no centenário da Independência.
Foi popularmente apelidada com o nome da primeira Miss Brasil, eleita naquele ano.
Incorporada à Estrada de Ferro Central do Brasil (EFCB), onde recebeu o nº 370, tracionou o trem noturno de passageiros Cruzeiro do Sul, entre o Rio de Janeiro e São Paulo.
Desativada em 1968, estava destinada a virar sucata, sendo salva por intervenção dos ferroviários. Instalada em um pedestal diante das oficinas de Santos Dumont (MG), em 1991 já estava bastante afetada pela exposição ao tempo. No final da década de 2000 foi, afinal, recuperada ao ponto de voltar a ser operacional, embora ainda precisando de recuperação mais completa no sistema de freios.
No site
Foi adotada, aqui, a grafia Leone, encontrada no álbum de família da Miss Brasil de 1922.
Esta é, também, a grafia adotada nos jornais da época, bem como no cartaz oficial do filme estrelado pela jovem miss.
Na pesquisa realizada até o momento, só a partir de 1959 começam a surgir jornais com grafia diferenciada.
Cartaz do filme Zezé Leone, lançado em 1923
«»
|