Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Locomotiva elétrica Siemens, ex-Tramway do Guarujá e ex-EF Campos do Jordão, fixada como cabine de comando do teleférico do Morro do Elefante
Locomotiva elétrica Siemens, ex-Tramway do Guarujá e ex-EF Campos do Jordão, fixada como cabine de comando do teleférico do Morro do Elefante

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• Decais Trem Rio Doce | Decais Trem Vitória-Belo Horizonte - 28 Jan. 2014

• Alco FA1 e o lançamento Frateschi (1989) na RBF - 21 Out. 2013

  

Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

   

Estrada de Ferro Campos do Jordão
Uma alemãzinha para o Brasil


 
Jorge Hereth
Centro-Oeste nº 76 — 1º Mar. 1993

Na revista alemã Eisenbahnmagazin de Fev. 1991, Jürgen Gottwald apresentou um lançamento HO do fabricante Spieth — especializado em bondes —, que interessa ao ferreomodelista brasileiro.

Trata-se de uma pequena locomotiva elétrica de 2 eixos, com a cabine no centro (bi-frontal), e apenas um pantógrafo.

O protótipo foi fabricado pela Siemens, dos anos 20 até meados dos anos 40. Nos anos 20, a estatal alemã Deutsche Reichsbahngesellschaft (DRG) adquiriu 5 unidades desta locomotiva para sua linha München — Freilassing — Berchtesgarden (bitola 1,435 m) e as classificou como E69.

Depois da II Guerra Mundial (1939-1945), elas foram integradas à estatal alemã-ocidental Deutsche Bundesbahn (DB), onde são classificadas, hoje, como "Série 169". Modelos desta versão básica são fabricados pela Fleischmann (ref. 4300 e 4303).

Em 1930, apareceu uma versão simplificada da E69, própria para ferrovias secundárias e/ou privadas, com bitola de 1,435 m.

Depois da II Grande Guerra, parte destas locomotivas passou para a DB; e o resto passou para a estatal alemã-oriental Deutsche Reichsbahn (DR). Desta versão simplificada, a Piko faz os modelos da DR (ref. 5/6200/000); e da DB (ref. 5/6210/000).

A Siemens também produziu versões para companhias de bondes e/ou para bitola métrica.

Em 1946, a companhia de bondes de Stuttgart adquiriu 12 locomotivas para a construção e manutenção de suas linhas. Metade destas locomotivas foram revendidas para outras cidades, entre 1950 e 1952.

É esta última versão que a Spieth produz em escala HO.

O modelo é vendido em kit para montar, e custa DM 208 (US$ 150). As partes são de latão e de metal branco. O motor, engrenagens, rodeiros e ligações elétricas já vêm prontos, tudo montado no chassi. Os detalhes são em latão.

As instruções de montagem são extremamente concisas, contendo até fotos do modelo e do protótipo. O grau de dificuldade da montagem é, mais ou menos, o mesmo do vagão siderúrgico lançado no Brasil pela MR Custom Service (CO-66).

Devido ao encaixe de adaptação — hoje obrigatório na Europa —, o modelo pode ser equipado com o engate que o modelista preferir.

Recomenda-se engates Bemo (compatíveis com os da Frateschi); ou Kadee-NEM (Normas Européias de Modelismo Ferroviário).

O que torna o modelo interessante, para nós, é o fato de que houve um protótipo no Brasil.

Em 1924, a Cia. Guarujá adquiriu esta locomotiva para o serviço de cargas (Foto na página anterior, embaixo. Ver, também, foto no CO-19/4).

Sua ficha técnica:

  • Motores: 2, com auto-resfriamento
  • Potência: 2 x 52 HP
  • Velocidade: 40 km/h com um trem de 32 toneladas
  • Peso: 14.600 kg

Mais tarde, a Cia. Guarujá tornou-se Serviços Públicos do Guarujá; posteriormente, Estância Balneária do Guarujá; e em algum momento também foi batizado Tramway Guarujá.

Em 1956, a ferrovia foi fechada, e a locomotiva transferida para a EF Campos do Jordão (EFCJ), foi numerada como T-1 (o "T" significa tração).

Seu fim foi humilhante, para uma locomotiva: — Instalada como aparelho fixo, hoje ela traciona o teleférico para o Morro do Elefante, em Campos do Jordão, SP.

Para transformar o modelo alemão em EFCJ, as seguintes modificações são necessárias:

  • Arredondar o teto e adaptar as frentes da cabine adequadamente;
  • Diminuir os capôs, nas frentes e nas laterais;
  • Instalar corrimãos aos lados dos capôs;
  • Instalar um holofote em frente a cada capô; e
  • Retirar os faróis acima dos pára-brisas.

Estas modificações são um pouco difíceis e, por isso, exigem certa habilidade do modelista.

Por falar da presença da T-1 em Guarujá, não disponho de nenhuma informação sobre suas características nesta ferrovia.

Para quem gosta de maior realismo, a Spieth já prometeu o lançamento do modelo em HOm — representação HO da bitola métrica, resultando em 12 mm entre as faces internas dos trilhos.

Não se deve esquecer que a bitola da EFCJ é métrica, como também era a bitola em Guarujá.

Para qualquer consulta, o endereço da Spieth é:

  • Spieth
    Postfach 300 137
    Leinfelden — Echterdingen
    Alemanha
«» ª … •’ — “”
EF Campos do Jordão
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• “Open access” e atuação da Valec - Decreto 8.129, de 23 Out. 2013

• Sistema Nacional de Viação - Lei 12.379, de 6 Jan. 2011

• Aviso RFFSA - Trens turísticos - 7 Out. 1992

Moedas | Medidas
  

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• Estrutura da Valec - Decreto 8.134, de 28 Out. 2013

• “Open access” e atuação da Valec - Decreto 8.129, de 23 Out. 2013

• Sistema Nacional de Viação - Lei 12.379, de 6 Jan. 2011

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