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Cabine de sinalização com operador sentado, acima do nível do vagão Fepasa, em um pequeno trecho de maquete
Cabine de sinalização com operador sentado, acima do nível do vagão Fepasa, em um pequeno trecho de maquete. Foto: Jane A. Neves

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Maquete de ferreomodelismo
Cabine de palitos de fósforo

Flavio R. Cavalcanti - 17 Dez. 2014
Fotos: Alberto R. Cavalcanti

A cabine ou torre de controle de pátio ferroviário foi uma experiência de baixo custo, para não ficar sem diversão num momento de dureza absoluta, no final de 1983.

Custo total: um tubo de cola branca e 2 ou 3 caixas de fósforos.

Os defeitos são evidentes: portal com largura excessiva e sem a trave superior; falta de maçaneta ou fechadura; telhado empenado; e péssimo acabamento, no geral. Coisas de primeira experiência no hobby, que cada um pode corrigir a seu gosto.

Escala

O que mais tomou tempo e deu trabalho foi estabelecer as medidas a serem adotadas.

Porque a inspiração — a torre da Atma — estava em escala visualmente incompatível com os kits Frateschi da época.

Medi, então, todo tipo de portas, — bem como a distância entre andares em diferentes prédios, — para conferir o resultado em 1:87.

Uma análise rápida mostrou que as medidas assim obtidas não combinavam, nem com os kits Frateschi, nem com os kits da Atma.

Ora, a Atma oferecia apenas 3 kits, e a torre era o único que faria sentido na minha mini-ferrovia. Não me interessava aquela estação esquisita, nem aquela casa estilo americano. Já os kits Frateschi eram mais numerosos, e queria aproveitar vários deles.

Para complicar, as “figuras” humanas então existentes, — talvez copiadas de marcas estrangeiras, — tinham escala também diferente. Ou, estatura de europeus.

A solução era adaptar a escala da minha torre / cabine de palitos de fósforos para uma escala compatível com a dos kits Frateschi e das figuras então disponíveis no mercado.

Calculadas as medidas que usaria, o resto foi fácil.

Paredes

As paredes foram feitas com palitos de seção retangular, dispostos na horizontal; e fachadas lateralmente por palitos de seção quadrada, formando vigas verticais nas quinas.

Desde então, nunca vi nada parecido, com vigas aparentes, — mas foi uma solução para o problema prático de “como fazer as quinas”.

Raspei a cabeça dos palitos e fui colando-os sobre um cartão recortado nas medidas desejadas.

Pode-se usar cartolina preta, — ou pintar de preto o cartão disponível, — para que a iluminação interna não apareça pelas frestas. Uma boa ideia é colar cartão dobrado por dentro dos cantos, para melhor vedação da luz.

Para a “calçada”, fiz um quadro de mini-paredes, pelo mesmo processo, e por cima colei a folha de madeira da própria caixa de fósforos.

O piso superior foi feito pelo mesmo processo, colando a folha de madeira sobre um quadro de 4 palitos.

As portas e janelas também foram feitas de folha de madeira.

No caso do telhado, a folha fina de madeira da caixa precisaria ser melhor reforçada por uma estrutura de ripas, — palitos cortados ao meio, para afinar, — evitando o empenamento, que ocorreu em pouco tempo.

Caso decida fazer paredes com palitos na vertical, — mais semelhante às estações da antiga EFSPRG — será conveniente colar palitos horizontais, por dentro, para evitar empenamento.

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Cabine de sinalização em nível acima do vagão tanue Soma, em um trecho de maquete
Cabine de sinalização em nível acima do vagão tanue Soma, em um trecho de maquete. Foto: Jane A. Neves
Lateral da cabine de sinalização, em relação à alturados degraus de uma locomotiva G12
Lateral da cabine de sinalização, em relação à alturados degraus de uma locomotiva G12. Foto: Alberto R. Cavalcanti. Centro-Oeste n° 95 — 1° Mai. 1995
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Vista frontal da cabine de sinalização, comparada à altura de um trem com vagões tanque. Foto: Alberto R. Cavalcanti
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