Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Comportamento de vagões engatados em curvas reversas

Ferrovias

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

• Estação de Cachoeiro de Itapemirim | Pátio ferroviário (1994) - 28 Fev. 2016

• Caboose, vagões de amônia e locomotivas da SR7 em Alagoinhas (1991) - 25 Fev. 2016

• Locomotivas U23C modificadas para U23CA e U23CE (Numeração e variações) - 17 Fev. 2016

• A chegada da ponta dos trilhos a Brasília (1967) - 4 Fev. 2016

• Livro “Memória histórica da EFCB” - 7 Jan. 2016

• G8 4066 FCA no trem turístico Ouro Preto - Mariana (Girador | Percurso) - 26 Dez. 2015

• Fontes e fotos sobre a locomotiva GMDH1 - 18 Dez. 2015

• Locomotivas Alco RS no Brasil - 11 Dez. 2015

  

Ferrovias

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• Fontes e fotos sobre a locomotiva GMDH1 - 18 Dez. 2015

• Locomotivas Alco RS no Brasil - 11 Dez. 2015

   

Maquetes de ferreomodelismo
Material rodante e raios de curva


 
Gilberto Coutinho e Flávio R. Cavalcanti
Centro-Oeste nº 2
(Jan-1985)

As indicações da tabela são típicas para utilização de material segundo as especificações norte-americanas da NMRA:

  • Engates Kadee (entre outros) instalado no modelo, não no truque);
  • rodeiros RP-25;
  • perfis (trilhos) Code 100, etc.

O material Frateschi e parte do material europeu — mais ajustados às normas européias NEM — apresentam exigências bem menores, sendo suficiente seguir a geometria das grades e AMVs de cada fabricante, em geral compatíveis entre si.

 

Compatibilidade do material rodante com os vários tipos de curva
Curva tipo /
Material rodante
Super-fechada     Fechada Convencional      Aberta Super-aberta
Escala N —>>
Raio = 194 mm Raio = 248 mm Raio = 330 mm Raio = 406 mm Raio = 483 mm
Escala HO —>>
Raio = 381 mm Raio = 457 mm Raio = 610 mm Raio = 762 mm Raio = 914 mm
0-4-0 / 0-6-0 /
2-8-0 / 4-6-0 /
4-6-2 / 2-8-2
4-8-4 / 2-10-2
Articuladas
2-8-8-2 / 4-8-8-4
/
Diesel manobreira
Diesel B+B
Diesel C+C
Gôndolas, tremonhas até
          140 mm HO
            76 mm N
/
Box, tanques, frigos
          175 ~ 210 mm HO
            95 ~ 114 mm N
Vagões especiais longos
          298 ~329 mm HO
          162 ~179 mm N
/
Carros até
          210 mm HO
          114 mm N
Carros longos até
          298 mm HO
          162 mm N
— Operação impossível, exceto com modificações típicas de brinquedo
— Operação possível com pequenas modificações que não mutilam a aparência
        do modelo em escala. — Gabarito lateral deve ser aumentado
— Operação sem restrições
— Operação sem restrições + Aparência razoável
 / — Faixa de transição
Geometria dos trilhos
Raios de curva e material rodante | AMVs e material rodante | Afastamento adicional em curvas
Rodas RP-25 | Trilhos Code 100 | Gabarito Mark III | Gabaritos EBCB e VFRGS
Engates ferroviários
Ferrovia | Engate europeu | Ferreomodelismo | Horn-Hook, X2f, NMRA
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Por que Kadee n° 4 | Instalando engates e truques Phoenix | Bancada de manutenção | Oficina de locomotivas
Truques ferroviários
Truques: modelos e protótipos | Fixação de truques em modelos | Instalando engates e truques Phoenix
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A antiga geometria Frateschi
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Maquete O / On30 para trens Lionel | EF Pireneus-Paranã | EF Paranaíba-Aragarças
Diorama | Diorama quadro a quadro
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