Maquetes de ferreomodelismo
A maquete do exemplo
Flavio R. Cavalcanti – Centro-Oeste n° 76 – 1°-Mar-1993
Para ilustrar algumas idéias do artigo do Eduardo Coelho, optei por traçar um projeto na largura total de uma folha de compensado:
— 2,2 x 1,6 metros. Isso permite deixar bastante espaço na frente do circuito oval — mas exige um corredor de acesso na parte de trás, para
manutenção e socorro.
Os pátios de vagões e locomotivas foram trazidos para a frente, fora do circuito — e bem ao alcance do modelista. O prédio
da estação e a parte baixa da vila, podem ficar dentro do oval.
Sugiro um pátio de cruzamento na parte de trás, dentro do túnel — uma cópia exata do pátio de cruzamento frontal — para guardar
uma composição. Assim, o trem que chega à vila não precisa ser o mesmo que acaba de partir na direção oposta (Fig. 1).
Um esquema elétrico simples, para ver e controlar o trem escondido no túnel, foi apresentado no CO-22/12.
A parede mostrada na Fig. 1, é apenas figurada. O melhor é dispensá-la, fazendo apenas a montanha.
Duas ripas verticais — unidas no alto por uma terceira ripa — formam o portal de acesso ao interior da montanha, pelo lado de trás. Também
servem de apoio para o relevo (Fig. 1).
Traçado
Todas as curvas deste exemplo têm raio = 48 cm, inclusive os AMVs, que são os antigos ref. 4165 / 4965 da Frateschi. Quem
ainda os tem, não precisa jogá-los no lixo. Podem ser encontrados nas grandes lojas, em segunda mão.
Para alongar os pátios de cruzamento, recorri a um macete simples, que consiste em situar os AMVs antes de iniciar-se a reta
do circuito oval (Fig. 3, Fig. 3-B e Fig. 4).
Na alternativa escolhida, as linhas do cruzamento ficam mais afastadas do que seria real. Convém instalar uma plataforma de
passageiros entre elas.
A linha mais interna é a principal. A linha externa é ocupada por locomotivas em manobra — é lógico usá-la para receber composições
que serão manobradas.
Não é vantagem alongar os pátios de classificação de vagões — embora existam formas para isso —, a menos que você esteja disposto
a manobrar sobre a curva direita do trajeto oval.
O ideal é usar para manobras apenas os 2 pátios mais à frente, deixando o terceiro — continuação do cruzamento externo — para
um armazém, ou uma pequena indústria.
O mesmo é válido para os pátios de locomotivas, à direita. O pátio mais afastado pode ser um armazém.
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