Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Ferrovias

• Locomotiva GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017

• Trem Vitória - Belo Horizonte - pontos de venda - 2 Out. 2017

• Horários do Trem Vitória - Belo Horizonte - 28 Set. 2017

• Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017

• Trem das Águas - ABPF Sul de Minas - 15 Set. 2017

• Fases de pintura das locomotivas English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017

• A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017

• Horários do Trem turístico S. João del Rei - 6 Dez. 2016

• Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016

• Trem turístico a vapor Curitiba - Lapa (1986) - 26 Nov. 2016

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

  

Ferreomodelismo

• Backlight em maquetes de ferreomodelismo - 5 Nov. 2017

• Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016

• Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015

• Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015

• Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015

• GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015

• Decais para G12 e C22-7i MRN - 7 Jun. 2015

• Cabine de sinalização em estireno - 19 Dez. 2014

• Cabine de sinalização em palito de fósforo - 17 Dez. 2014

• O vagão Frima Frateschi de 1970 - 3 Jun. 2014

• Decais Trem Rio Doce | Decais Trem Vitória-Belo Horizonte - 28 Jan. 2014

• Alco FA1 e o lançamento Frateschi (1989) na RBF - 21 Out. 2013

  

Ferreoclipping

• Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016

• Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016

• Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015

• Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015

• Estação Pirajá completa a Linha 1 do Metrô de Salvador - 28 Nov. 2015

• Metrô DF direciona 2/3 dos trens para a Ceilândia - 27 Ago. 2015

• EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015

Programação de Corpus Christi nos trens turísticos da ABPF Sul de Minas - 25 Mai. 2015

Passagens do trem para Vitória esgotam-se 15 dias antes do feriado - 22 Mar. 2015

  

Ferreosfera

  
   

Maquetes de ferreomodelismo
A maquete do exemplo

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A antiga geometria Frateschi

 
Flavio R. Cavalcanti – Centro-Oeste n° 76 – 1°-Mar-1993

Para ilustrar algumas idéias do artigo do Eduardo Coelho, optei por traçar um projeto na largura total de uma folha de compensado: — 2,2 x 1,6 metros. Isso permite deixar bastante espaço na frente do circuito oval — mas exige um corredor de acesso na parte de trás, para manutenção e socorro.

Os pátios de vagões e locomotivas foram trazidos para a frente, fora do circuito — e bem ao alcance do modelista. O prédio da estação e a parte baixa da vila, podem ficar dentro do oval.

Sugiro um pátio de cruzamento na parte de trás, dentro do túnel — uma cópia exata do pátio de cruzamento frontal — para guardar uma composição. Assim, o trem que chega à vila não precisa ser o mesmo que acaba de partir na direção oposta (Fig. 1).

Desenho esquemático da disposição dos trilhos na maquete

Um esquema elétrico simples, para ver e controlar o trem escondido no túnel, foi apresentado no CO-22/12.

A parede mostrada na Fig. 1, é apenas figurada. O melhor é dispensá-la, fazendo apenas a montanha.

Duas ripas verticais — unidas no alto por uma terceira ripa — formam o portal de acesso ao interior da montanha, pelo lado de trás. Também servem de apoio para o relevo (Fig. 1).

Traçado

Todas as curvas deste exemplo têm raio = 48 cm, inclusive os AMVs, que são os antigos ref. 4165 / 4965 da Frateschi. Quem ainda os tem, não precisa jogá-los no lixo. Podem ser encontrados nas grandes lojas, em segunda mão.

Para alongar os pátios de cruzamento, recorri a um macete simples, que consiste em situar os AMVs antes de iniciar-se a reta do circuito oval (Fig. 3, Fig. 3-B e Fig. 4).

Na alternativa escolhida, as linhas do cruzamento ficam mais afastadas do que seria real. Convém instalar uma plataforma de passageiros entre elas.

A linha mais interna é a principal. A linha externa é ocupada por locomotivas em manobra — é lógico usá-la para receber composições que serão manobradas.

Traçado dos trilhos na maquete

Não é vantagem alongar os pátios de classificação de vagões — embora existam formas para isso —, a menos que você esteja disposto a manobrar sobre a curva direita do trajeto oval.

O ideal é usar para manobras apenas os 2 pátios mais à frente, deixando o terceiro — continuação do cruzamento externo — para um armazém, ou uma pequena indústria.

O mesmo é válido para os pátios de locomotivas, à direita. O pátio mais afastado pode ser um armazém.

Idéia para o desengate de vagões nos trilhos em curva
   
  

Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• História do transporte urbano no Brasil - 19 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Batalhão Mauá: uma história de grandes feitos - 1º Dez. 2014

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

• A Era Diesel na EF Central do Brasil - 13 Mar. 2014

• Guia Geral das Estradas de Ferro - 1960 - 13 Fev. 2014

• Sistema ferroviário do Brasil - 1982 - 12 Fev. 2014

  

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Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

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