Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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O relevo movimentado faz com que a maquete não seja "plana", embora o trem percorra trilhos totalmente nivelados
O relevo movimentado faz com que a maquete não seja "plana", embora o trem percorra trilhos totalmente nivelados

Ferreomodelismo

• Backlight em maquetes de ferreomodelismo - 5 Nov. 2017

• Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016

• Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015

• Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015

• Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015

• GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015

  

Ferreofotos

• Estação Aimorés - Trem Vitória a Minas - 27 Set. 2017

• EFSPRG - A ferrovia na guerra do Contestado - 25 Set. 2017

• Toshiba DNPVN - Porto do Rio Grande - 11 Jul. 2017

• A volta da locomotiva "Velha Senhora" (1981) - 18 Fev. 2017

• Reconstrução da Rotunda de São João del Rei (1983-1984) - 8 Dez. 2016

• Trem do centenário do cerco da Lapa (1993) - 2 Dez. 2016

• Embarque de blindados em vagões Fepasa (1994) - 27 Nov. 2016

• Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 23 Nov. 2016

• G12 canadenses “espartanas” nº 4103-4196 na ALL - 7 Set. 2016

• Locomotivas “Loba” GE 1-C+C-1 nº 2001 a 2025 Fepasa - 5 Set.. 2016

   

Ferreomodelismo: Terceira dimensão em maquetes de 3,5 m²
Trilhos planos, relevo movimentado


 
Centro-Oeste nº 19 — Out./Nov. 1986
** Atenção: isopor não oferece sustentação confiável **

Produzir a terceira dimensão — eis a fórmula mágica para fazer crescer uma mini-ferrovia retangular, p.ex., de até 3,5 m², equivalente a uma folha de compensado de 2,2 x 1,6 metro.

Um bom exemplo é dado pela segunda maquete (já desmontada) do Adão Pereira, de Goiânia, mostrada em algumas fotos tiradas com uma câmara Ricoh e lente comum.

A técnica dessa terceira dimensão foi o assentamento do leito de cortiça em cima de três camadas de isopor grossas (15 ou 20 mm cada).

Resultado: uma ferrovia circular plana, onde a paisagem nunca está no mesmo nível da linha, como ocorreria se a cortiça fosse assentada diretamente sobre a folha de madeira.

Afinal, quem ousaria dizer que esta é uma maquete "plana"?

O Adão fez a maquete em Brasília, levou-a para Goiânia e pendurou-a no teto, de onde era baixada apenas na hora de operar a ferrovia. Atualmente ele estuda outro projeto, eliminando a única parte pesada — a folha de madeira —, substituindo-a por uma estrutura de esquadrias de alumínio, mais leve.

A seguir, alguns pontos em destaque, seja para aproveitar ou mesmo para aperfeiçoar em outras maquetes ferroviárias.

Natural - Quase não há extensões de relevo plano, nem transições abruptas de um plano a outro, nem "muros de arrimo", nem morros brotando do plano sem qualquer explicação. A paisagem às vezes é mais alta do que a linha, mas existem muitos trechos (como na vida real) em que a linha corre sobre um aterro, irregular (não reto) e bastante suave, mais alto do que o terreno em volta. Esse efeito, cavando o isopor em volta da linha, faz com que os trens apareçam imponentes, altos (como na real). Isso não acontece quando a linha está quase no mesmo nível do "solo" (folha de madeira), das árvores e das construções da beira da linha.

Lago - Uma depressão abriga o lago com um vazadouro. Note que não há limite para o desnível que se poderia fazer no terreno, bem maior. A água foi feita pelo processo do vidro martelado, segundo as dicas do livro Ferrovias para Você Construir, da Frateschi (usadas também em muitos outros aspectos do paisagismo e da decoração). Faltou um acabamento melhor na junção lago / margem, com massa corrida de parede (massa PVA), imitando areia em alguns locais e trazendo a grama até a água, em outros. Com maior desnível pode-se instalar uma bela ponte curva de madeira em treliça.

Túnel - Embora seja um morro num canto apenas para justificar um túnel, não parece ser "um morro no canto apenas para justificar um túnel". Isso, porque o morro não brota do plano. Existe toda uma movimentação do relevo, com fases intermediárias da paisagem, integrando o morro no conjunto.

   

Ferrovias

• Locomotiva GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017

• Trem Vitória - Belo Horizonte - pontos de venda - 2 Out. 2017

• Horários do Trem Vitória - Belo Horizonte - 28 Set. 2017

• Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017

• Trem das Águas - ABPF Sul de Minas - 15 Set. 2017

• Fases de pintura das locomotivas English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017

• A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017

• Horários do Trem turístico S. João del Rei - 6 Dez. 2016

• Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016

• Trem turístico a vapor Curitiba - Lapa (1986) - 26 Nov. 2016

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

  

Ferreoclipping

• Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016

• Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016

• Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015

• Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015

• EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015

O pátio ferroviário é a única área realmente plana na maquete
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Terceira dimensão em maquetes de 3,5 m²
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