Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Treliças finas e firmes

Centro-Oeste nº 23
(Dez. 1987)

Bambu seco é mais um material que está sendo utilizado pelo companheiro Paulo josé de Souza para a confecção de vários itens em sua maquete, tais como estruturas metálicas para galpões, que exigem material fino e resistente. Para a colagem, ele utiliza a cola Aerobrás (para aeromodelos).

O procedimento recomendado é:

  1. Desenhar a treliça, já no tamanho do modelo a ser construído;
  2. Montar e colar o bambu sobre o desenho, progressivamente;
  3. Após a secagem completa retirar o papel e as rebarbas de cola com o estilete;
  4. Lixar e pintar de cinza fosco ou outra cor, à vontade.

Ferrovias

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• Trem Vitória - Belo Horizonte - pontos de venda - 2 Out. 2017

• Horários do Trem Vitória - Belo Horizonte - 28 Set. 2017

• Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017

• Trem das Águas - ABPF Sul de Minas - 15 Set. 2017

• Fases de pintura das locomotivas English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017

• A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017

• Horários do Trem turístico S. João del Rei - 6 Dez. 2016

• Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016

• Trem turístico a vapor Curitiba - Lapa (1986) - 26 Nov. 2016

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

  

Ferreomodelismo

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• Alco FA1 e o lançamento Frateschi (1989) na RBF - 21 Out. 2013

  

Ferreoclipping

• Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016

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• Estação Pirajá completa a Linha 1 do Metrô de Salvador - 28 Nov. 2015

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Programação de Corpus Christi nos trens turísticos da ABPF Sul de Minas - 25 Mai. 2015

Passagens do trem para Vitória esgotam-se 15 dias antes do feriado - 22 Mar. 2015

  
  

Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• História do transporte urbano no Brasil - 19 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Batalhão Mauá: uma história de grandes feitos - 1º Dez. 2014

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

• A Era Diesel na EF Central do Brasil - 13 Mar. 2014

• Guia Geral das Estradas de Ferro - 1960 - 13 Fev. 2014

• Sistema ferroviário do Brasil - 1982 - 12 Fev. 2014

   
Galpão para oficina de locomotivas em maquete de ferreomodelismo
«O galpão para locomotivas foi construído com algumas idéias tiradas do projeto de Paulo José de Souza, apresentado no CO-24.
As medidas são praticamente as mesmas. Os pilares e a base foram feitos de poliestireno. A estrutura do telhado, em madeira balsa.
O telhado imitando Brasilit, bem como a parede de tijolo aparente, foram feitos de papel Smith montado, com as técnicas mostradas
em detalhe no CO-78» (Fernando Leon Lucas, CO-89, 1º abr. 1994).

Maquetes de ferreomodelismo
Galpão para locomotivas

Paulo José de Souza
Centro-Oeste nº 24 — Abril / 1988

Bambu, madeira e papelão foram os materiais usados por Paulo José de Souza para construir seu galpão para depósito de locomotivas.

Os desenhos (do autor) mostram em linhas gerais os elementos construtivos dentro do conjunto.

O principal, segundo ele, é ter uma noção dos elementos e do conjunto numa construção em estrutura metálica, com cobertura em telha galvanizada ou alumínio e fechamentos laterais no mesmo material. As medidas podem ser alteradas, então, conforme as necessidades de cada modelista e de sua maquete.

O projeto mostrado é de um galpão para 2 locomotivas (até mesmo SD40-2), com ponte rolante para o carregamento de grandes peças, almoxarifado, espaço para máquinas e ferramentas (tela divisória).

Além da liberdade quanto às dimensões do galpão, cada um poderá facilmente adotar outros materiais diferentes:

Pilares - Feitos com madeira balsa e papel cartão. Pilares em viga metálica de alma cheia, pois o tipo treliçado seria muito difícil fazer em HO. Dimensões do protótipo: 30 x 60 cm para galpão com ponte rolante ou 30 x 30 cm, sem ponte.

   
Projeto de galpão para oficina de locomotivas
Projeto de galpão para oficina de locomotivas

Tesouras - Feitas de bambu, conforme no CO-23/13 (ver Quadro). Deve-se aproveitar a parte externa, mais resistente, e jogar fora a parte interna do bambu, mais macia.

Terças - Madeira 1,5 x 1,5 mm ou bambu aproximadamente nestas dimensões.

Contraventos - Feitos em bambu.

Mureta - Feita com madeira balsa.

Telhado e laterais - Pode-se usar papel alumínio estriado (IF-27 para estriamento), folha modulada da Miniaturas Artesanais ou outra marca independente, ou aproveitar o miolo ondulado do papelão usado em caixas. Molhe-o para retirar a parte plana (externa), seque e pinte dos dois lados com tinta alumínio, terminando com uma demão de verniz fosco para retirar o excesso de brilho.

Piso - Papelão ou balsa. Pinte imitando cimento (tinta latex cimento) e sujeira, principalmente graxa.

Almoxarifado e ferramentaria - Feche com tela por todos os lados, inclusive o de cima. Ou gaze, etc.

Ponte rolante - Madeira balsa e papel cartão, formando o perfil "I" (alma cheia), como nos pilares e também nas vigas de rolamento sobre eles.

   

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Treliças do telhado da oficina de locomotivas
Treliças do telhado da oficina de locomotivas
Planta do telhado do galpão para oficina de locomotivas
Planta do telhado do galpão para oficina de locomotivas
Planta baixa da oficina de locomotivas para maquete de ferreomodelismo
Planta baixa da oficina de locomotivas para maquete de ferreomodelismo
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