Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Ferreomodelismo

• Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016

• Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015

• Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015

• Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015

• GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015

• Decais para G12 e C22-7i MRN - 7 Jun. 2015

• Cabine de sinalização em estireno - 19 Dez. 2014

• Cabine de sinalização em palito de fósforo - 17 Dez. 2014

• O vagão Frima Frateschi de 1970 - 3 Jun. 2014

• Decais Trem Rio Doce | Decais Trem Vitória-Belo Horizonte - 28 Jan. 2014

• As locomotivas Alco FA1 e o lançamento Frateschi (1989) na RBF - 21 Out. 2013

• A maquete do Trem turístico Ouro Preto - Mariana (Trem da Vale) - 12 Out. 2013

  

Ferreofotos

• Alco RSD8 Fepasa - 29 Fev. 2016

• G12 200 Acesita - 22 Fev. 2016

• “Híbrida” GE244 RVPSC - 21 Fev. 2016

• U23C modernizadas C30-7MP - 17 Fev. 2016

• C36ME MRS | em BH | Ferronorte - 14 Fev. 2016

• Carregamento de blocos de granito na SR6 RFFSA (1994) - 7 Fev. 2016

• G12 4103-6N SR6 RFFSA - 6 Fev. 2016

• Toshiba nº 14 DNPVN em Rio Grande - 25 Jan. 2016

• Encarrilamento dos trens do Metrô de Salvador (2010) - 14 Nov. 2015

• Incêndio de vagões tanque em Mogi Mirim (1991) - 9 Nov. 2015

• Trem Húngaro nas oficinas RFFSA Porto Alegre (~1976) - 21 Out. 2015

  

Ferrovias

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

• Estação de Cachoeiro de Itapemirim | Pátio ferroviário (1994) - 28 Fev. 2016

• Caboose, vagões de amônia e locomotivas da SR7 em Alagoinhas (1991) - 25 Fev. 2016

• Locomotivas U23C modificadas para U23CA e U23CE (Numeração e variações) - 17 Fev. 2016

• A chegada da ponta dos trilhos a Brasília (1967) - 4 Fev. 2016

• Livro “Memória histórica da EFCB” - 7 Jan. 2016

• G8 4066 FCA no trem turístico Ouro Preto - Mariana (Girador | Percurso) - 26 Dez. 2015

• Fontes e fotos sobre a locomotiva GMDH1 - 18 Dez. 2015

• Locomotivas Alco RS no Brasil - 11 Dez. 2015

  

Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

   

Maquete de ferreomodelismo EF Pireneus-Paranã
Relevo "casca-de-ovo"


 
Flávio R. Cavalcanti

O relevo "casca-de-ovo" — não se engane com o nome — é forte o bastante para sustentar pontes, viadutos e construções menores.

Com ele você faz morros, montanhas, como também vales, leitos de lagos e rios, e — por que não? — despenhadeiros abaixo da via férrea.

Com isso você duplica o desnível da paisagem, obtendo um efeito impressionante.

As duas alternativas principais são a "casca" de gesso, e a "casca" de papel e cola branca. Provavelmente você irá preferir uma dessas duas técnicas. Mas também pode usar uma combinação das duas.

    Ferramentas utilizadas para dar acabamento no relevo de gesso da maquete de ferreomodelismo
Neste diorama de 96 x 44 cm, a maior parte do
relevo fica abaixo da via férrea
(no alto, protegida pelo plástico)

Armação

Em ambos os casos, o primeiro passo é fazer uma armação para sustentar essa futura "casca".

Em uma pequena maquete, plana, você pode empilhar caixas de vários formatos, jornal embolado — enfim tudo que ajude a montar o perfil desejado para o morro.

Use durex ou fita crepe, para manter essa pilha de coisas mais ou menos unida. Depois de fazer o morro, você vai tirar tudo isso de lá.

Na maquete plana, você não deve fixar o morro, pois é melhor tirar o enchimento de caixas e jornal embolado. Se vai fazer túnel, o morro precisa ser tirado de vez em quando, para manutenção da linha (limpeza etc.).

Em uma maquete maior — ou que não tenha base plana — você pode fazer uma armação de ripas (na vertical, inclinadas etc.) e completar com uma teia de tiras de papelão.

 

Teia de tiras de papelão para confecção do relevo da maquete em gesso
Grampos de roupa prendem as tiras de papelão (previamente amassadas para dar flexibilidade), enquanto você vai montando a teia e fazendo os ajustes. Para fixar na madeira, usei grampeador. Cole as tiras de papelão umas nas outras e deixe os grampos até o dia seguinte
Maquete com relevo em gesso feito de tiras de jornal
Após assentar a via, pedaços avulsos de trilhos foram soldados por cima, para lhe dar rigidez. Em seguida a base de madeira foi serrada fora — e a via ficou suspensa (técnica de Marcos Eduardo Brandão, testada na EF Paranaíba-Aragarças em 1985). O despenhadeiro foi feito com folhas de jornal embebidas em gesso e aplicadas sobre uma teia de tiras de papelão grosso
«» ª … •’ — “”
Relevo "casca-de-ovo" | "Casca" de gesso | "Casca" de papel e cola | Isopor, gesso e papel
Um diorama, se não há espaço!
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Ferreoclipping

• Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016

• Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016

• Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015

• Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015

• EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015

  

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