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Um suporte de madeira, pedaços de isopor e papel de jornal formam o corpo da montanha na maquete de ferreomodelismo
Um suporte de madeira, pedaços de isopor e papel de jornal formam o corpo principal da montanha na maquete de ferreomodelismo
[Foto 56 - 7 Jan. 2010]

Ferrovias

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• Livro “Memória histórica da EFCB” - 7 Jan. 2016

• G8 4066 FCA no trem turístico Ouro Preto - Mariana (Girador | Percurso) - 26 Dez. 2015

• Fontes e fotos sobre a locomotiva GMDH1 - 18 Dez. 2015

• Locomotivas Alco RS no Brasil - 11 Dez. 2015

   

Maquete do Carlão | Ferreomodelismo
Fazendo a montanha da mini ferrovia


 
Fotos e informações: Carlos A. R. Alvarenga
Texto: Flavio R. Cavalcanti

A montanha — tanto quanto o "buraco da mina" — é feita em poucos passos, nesta sequência:

  1. Estrutura de madeira para dar suporte
  2. Isopor de preenchimento inicial
  3. Papel (jornal) com cola branca para fechar o relevo
  4. Cimento ou gesso para criar a textura básica do "solo"
  5. Pintura do "solo"
  6. Aplicação de terra e/ou "vegetação"

Mas isto pode variar, conforme o tipo de relevo a ser retratado em cada seção da maquete. Observe que o buraco da mina e a parte da montanha desmontada pela mineração formam praticamente uma "escultura" à parte — fortemente caracterizada pela escavação —, enquanto o restante do morro apresentará um relevo mais próximo do terreno "natural".

A parte inicial, fortemente esculpida, lembra certas fontes de jardim — que, a rigor, também são maquetes.

A "pistola" de cola a quente é utilizada para colagem rápida do isopor à madeira, ou do isopor com isopor. Também é utilizada na junção com os portais dos túneis da ferrovia, moldados em resina.

A "casca" do morro, feita em papel, se enrijece por diferentes métodos, conforme as alternativas adotadas — cola PVA (papel machê), massa PVA de parede, gesso ou, neste caso, cimento.

Para alguns exemplos de relevo de maquete “em casca” não tão bonitos, porém com mais algumas explicações e dicas, veja:

Relevo "casca-de-ovo" | "Casca" de gesso | "Casca" de papel e cola
   

Ferreomodelismo

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A parte do morro caracterizada pelas explosões e raspagem do minério é praticamente uma "escultura" em cimento (ou gesso), na maquete, fazendo-se depois a parte mais suave, em papel e cola
A parte do morro caracterizada pelas explosões e raspagem do minério é praticamente uma "escultura" em cimento (ou gesso), na maquete.
A parte mais "natural" da montanha será feita a seguir, usando principalmente isopor, papel e cola sobre um suporte simples de madeira
[Foto 55a - 5 Jan. 2010]
Fechada a parte de trás da montanha com isopor, papel e cola, começa a aplicação do cimento (ou gesso), agora imitando uma textura menos enrugada
Fechada a parte de trás da montanha com isopor, papel e cola, começa a aplicação do cimento (ou gesso), agora modelando uma textura menos enrugada
[Foto 57a - 7 Jan. 2010]
Aspecto físico do conjunto do morro e buraco da mineração na maquete. Observe a diferença de relevo entre as partes "natural" e "artificial" da montanha, mesmo sem pintura ou "vegetação"
Aspecto físico do conjunto do morro e buraco da mineração na maquete. Observe a diferença de relevo entre as partes "natural" e "artificial" da montanha, mesmo sem pintura ou "vegetação"
[Foto 62c - 15 Jan. 2010]
Conjunto do morro e do buraco da mineração, visto de fora da maquete. Observe os "degraus" acima do túnel duplo da ferrovia
Conjunto do morro e do buraco da mineração, visto de fora da maquete. Observe os "degraus" acima do túnel duplo da ferrovia
[Foto 62 - 15 Jan. 2010]
Relevo "casca-de-ovo" | "Casca" de gesso | "Casca" de papel e cola
Mineração de ferro Buracão
Localização | Carpintaria | Buraco da mina | Montanha | Túnel | Vegetação
Mineração na maquete do CMMF | Mineração na maquete da AMF | Uma entrevista com José Ramiro
Mineração de bauxita
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Mineração de ferro Buracão | Vídeo: percorrendo a Maquete do Carlão
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