Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Com os trilhos da mini ferrovia previamente fixados e "empedrados", são colocados os portais e feitos os "tubos" dos túneis, antes de começar a fazer a montanha sobre a maquete
Com os trilhos da mini ferrovia previamente fixados e "empedrados", são colocados os portais e feitos os "tubos" dos túneis, antes de fazer a montanha sobre a maquete
[Foto 54 - 5 Jan. 2010]

Ferrovias

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

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• Fontes e fotos sobre a locomotiva GMDH1 - 18 Dez. 2015

• Locomotivas Alco RS no Brasil - 11 Dez. 2015

   

Maquete do Carlão | Ferreomodelismo
Preparação dos túneis da ferrovia


 
Fotos e informações: Carlos A. R. Alvarenga
Texto: Flavio R. Cavalcanti

Chegada a hora de fazer o corpo principal da montanha sobre a parte de trás da máquete, fica evidente o motivo de se ter começado pelo assentamento dos trilhos — testados e ajustados, — "empedramento" (aplicação de lastro) e detalhes de cenário junto à ferrovia — canaletas de drenagem da água da chuva, trilhas laterais marcadas no solo por caminhões de serviço, vegetação etc.

Nos locais escolhidos, colocam-se sobre os trilhos os portais dos túneis, e preparam-se as coberturas de formato tubular que serão os túneis propriamente ditos.

Essa cobertura tubular é necessária para representar, pelo menos, a parte inicial de cada túnel, uma vez que a montanha será oca — um grande salão. A extensão da cobertura varia conforme a posição na maquete (se é mais visível ou mais escondida de quem olha). Observe que onde a ferrovia é dupla, exigindo portal mais amplo, convém fazer uma cobertura tubular mais extensa, pois seu interior será mais visível.

Pode ser feita de isopor, ou até de papel (jornal, neste caso), devendo receber acabamento interno na parte mais próxima do portal, e portanto mais visível.

Avance com a montanha pelos dois lados dos trilhos, sempre que possível, uma vez que os portais de túnel costumam ficar meio encravados — em geral, a parte mais baixa dos morros é desmontada, de modo que a ferrovia entra em um corte, até chegar ao túnel propriamente dito.

Acima dos portais de túnel, convém recuar um pouco a montanha, imitando a retirada de material que poderia desabar sobre a ferrovia na época das chuvas. Em alguns casos, são feitos "degraus" na montanha, acima dos túneis, para afastar esse risco.

   

Ferreomodelismo

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Ao fazer a montanha de isopor e papel, ajuste a junção com os portais dos túneis da ferrovia. Avance um pouco com a montanha pelos lados dos trilhos, inclusive separando visualmente os portais
Ao fazer a montanha de isopor e papel, ajuste a junção com os portais dos túneis da ferrovia. Avance um pouco com a montanha pelos lados dos trilhos, inclusive separando visualmente os portais
[Foto 58 - 9 Jan. 2010]
Se você não tiver a mesma prática que o Ramiro, convém cobrir os trilhos da maquete antes de começar a trabalhar com cimento, gesso etc.
Se você não tiver a mesma prática que o Ramiro, convém cobrir os trilhos da maquete antes de começar a trabalhar com cimento, gesso, cola etc.
[Foto 59a - 11 Jan. 2010]

Utilização de "pistola" de cola a quente para fazer a junção da montanha com os portais dos túneis
[Foto 59 - 11 Jan. 2010]
O avanço da montanha entre dois túneis colocados lado a lado ajuda a aumentar a impressão de realismo na maquete. Sempre que possível, coloque um portal mais recuado do que o outro
O avanço da montanha entre dois túneis colocados lado a lado ajuda a aumentar a impressão de realismo na maquete. Sempre que possível, coloque um portal mais recuado do que o outro
[Foto 60 - 11 Jan. 2010]
Pedaços de isopor formam os "degraus" cortados na montanha acima do túnel, uma precaução contra o deslizamento de materiais soltos (terra, saibro) nas ferrovias
Pedaços de isopor formam os "degraus" cortados na montanha acima do túnel, uma precaução contra o deslizamento de materiais soltos (terra, saibro) nas ferrovias
[Foto 62a - 15 Jan. 2010]
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