Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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O detalhamento do cenário da maquete aumenta o realismo da locomotiva arrastando os vagões de minério sobre os trilhos em curva
O detalhamento do cenário da maquete aumenta o realismo da locomotiva arrastando os vagões de minério sobre os trilhos em curva, na saída do túnel
[Foto 67c - 21 Jan. 2010]

Ferrovias

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

• Estação de Cachoeiro de Itapemirim | Pátio ferroviário (1994) - 28 Fev. 2016

• Caboose, vagões de amônia e locomotivas da SR7 em Alagoinhas (1991) - 25 Fev. 2016

• Locomotivas U23C modificadas para U23CA e U23CE (Numeração e variações) - 17 Fev. 2016

• A chegada da ponta dos trilhos a Brasília (1967) - 4 Fev. 2016

• Livro “Memória histórica da EFCB” - 7 Jan. 2016

• G8 4066 FCA no trem turístico Ouro Preto - Mariana (Girador | Percurso) - 26 Dez. 2015

• Fontes e fotos sobre a locomotiva GMDH1 - 18 Dez. 2015

• Locomotivas Alco RS no Brasil - 11 Dez. 2015

  

Ferreomodelismo

• Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016

• Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015

• Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015

• Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015

• GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015

• Decais para G12 e C22-7i MRN - 7 Jun. 2015

   

Maquete do Carlão | Ferreomodelismo
Aplicando a vegetação
do morro da mina


 
Fotos e informações: Carlos A. R. Alvarenga
Texto: Flavio R. Cavalcanti

O último passo ao fazer o "terreno" da maquete é aplicar a "vegetação", feita dos mais variados materiais — e pelos mais variados processos —, ou comprada pronta. Veja como fazer Árvores e Capim, por exemplo, e algumas ferramentas e técnicas de aplicação.

Essa fase, no entanto, deve ser preparada — e às vezes se mistura — com a pintura de manchas verdes e a aplicação de alguma "terra" (artificial ou natural), aqui e ali. Isso porque a aplicação de "grama" (serragem tingida) e outras vegetações rasteiras (esponja moída e tingida) diretamente sobre um "solo" pintado de marrom, vermelho ou amarelo dará o aspecto de vegetação raquítica — insuficiente para esconder o solo —, ao passo que, aplicada sobre uma mancha de vários tons de verde, transmitirá a noção de vegetação mais densa.

Também é necessário criar texturas — completando a textura já aplicada ao relevo da maquete ao longo da fase de confecção do morro ou montanha

Terra, areia (formando pequenos montes), pequenas pedras e outros materiais, entremeados com a "vegetação", ajudam a produzir outros efeitos adicionais.

Junto aos trilhos da ferrovia, por exemplo — como acontece ao lado de qualquer obra de engenharia — é comum observar pequenos montes de terra revirada, onde a vegetação só consegue ressurgir de forma irregular.

Nas encostas do morro — principalmente onde houve intervenção humana, como nos túneis da ferrovia — é comum observar sinais de deslizamento ou de terra levada pela descida da água da chuva.

Enfim, vale notar que o túnel ferroviário embaixo de um morro escavado por mineração é uma "licença poética" — algo que acontece na maquete, por necessidade de adensar diversos elementos em um espaço reduzido. Para desviar a atenção, a mineração é feita na face frontal do morro, enquanto nas laterais — onde passam os túneis da mini ferrovia — procura-se o aspecto de uma montanha "comum".

   

Ferreosfera

  

Ferreoclipping

• Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016

• Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016

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Aplicação de manchas de tinta e em seguida cola, no relevo da maquete, para receber a "vegetação"
Aplicação de manchas de tinta e em seguida cola, no relevo da maquete, para receber a "vegetação"
[Foto 65 - 20 Jan. 2010]
Terra e pequenas pedras (areia peneirada) ajudam a caracterizar a "bitola" marcada por caminhões ao lado dos trilhos da ferrovia, reduzindo o aspecto excessivamente plano da madeira da maquete
Terra e pedrisco (areia peneirada) ajudam a caracterizar a "bitola" marcada por caminhões ao lado dos trilhos da ferrovia, reduzindo o aspecto excessivamente plano da madeira da maquete
[Foto 67b - 21 Jan. 2010]
A vegetação em torno dos túneis é fundamental para mudar o significado do morro, uma vez que ferrovias não passam embaixo de uma mina escavada a céu aberto
A vegetação em torno dos túneis é fundamental para mudar o significado do morro, uma vez que ferrovias não passam embaixo de uma mina escavada a céu aberto
[Foto 66 - 21 Jan. 2010]
Mineração de ferro Buracão
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