Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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A estrutura de carpintaria da maquete reserva um espaço para a mineração onde os trilhos da mini ferrovia fazem a volta à esquerda
A estrutura de carpintaria da maquete reserva um espaço para a mineração onde os trilhos da mini ferrovia fazem a volta, à esquerda de quem entra
[Foto 37 - 3 Nov. 2009]

Ferrovias

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

• Estação de Cachoeiro de Itapemirim | Pátio ferroviário (1994) - 28 Fev. 2016

• Caboose, vagões de amônia e locomotivas da SR7 em Alagoinhas (1991) - 25 Fev. 2016

• Locomotivas U23C modificadas para U23CA e U23CE (Numeração e variações) - 17 Fev. 2016

• A chegada da ponta dos trilhos a Brasília (1967) - 4 Fev. 2016

• Livro “Memória histórica da EFCB” - 7 Jan. 2016

• G8 4066 FCA no trem turístico Ouro Preto - Mariana (Girador | Percurso) - 26 Dez. 2015

• Fontes e fotos sobre a locomotiva GMDH1 - 18 Dez. 2015

• Locomotivas Alco RS no Brasil - 11 Dez. 2015

  

Ferreosfera

   

Maquete do Carlão | Ferreomodelismo
A localização de uma mineração
no projeto da maquete


 
Fotos e informações: Carlos A. R. Alvarenga
Texto: Flavio R. Cavalcanti

A mineração de ferro a céu aberto é o tipo de cenário praticamente impossível de reproduzir nas dimensões corretas, em uma maquete de ferreomodelismo escala HO (1:87), por maior que seja o espaço disponível.

Trata-se, portanto, de "encolher, seletivamente", algumas das medidas (principalmente a extensão), preservando outras medidas, dentro de limites razoáveis.

Mesmo assim, é preciso reservar um bom espaço para a mineração, ao projetar o percurso dos trilhos da mini ferrovia.

Nesta rápida visão do projeto geral da maquete — um circuito de trilhos circular, retorcido e alongado para se ajustar a um cômodo extenso, porém estreito — fica claro que os únicos locais capazes de abrigar o cenário da mineração são as duas extremidades do circuito, onde os trilhos se afastam para que os trens possam retornar, percorrendo curvas suficientemente abertas para longos trens puxados por locomotivas de três ou quatro eixos por truque (FRC).

O projeto da maquete de ferreomodelismo, desenhado por José Ramiro Trindade do Nascimento
O projeto da maquete, desenhado por José Ramiro Trindade do Nascimento
[Foto 6 - 26 Abr. 2009]
   

Ferreomodelismo

• Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016

• Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015

• Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015

• Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015

• GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015

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• Cabine de sinalização em estireno - 19 Dez. 2014

• Cabine de sinalização em palito de fósforo - 17 Dez. 2014

• O vagão Frima Frateschi de 1970 - 3 Jun. 2014

• Decais Trem Rio Doce | Decais Trem Vitória-Belo Horizonte - 28 Jan. 2014

• As locomotivas Alco FA1 e o lançamento Frateschi (1989) na RBF - 21 Out. 2013

• A maquete do Trem turístico Ouro Preto - Mariana (Trem da Vale) - 12 Out. 2013

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Chico Tampieri transformando o desenho do Ramiro em maquete solidamene embasada. O retorno dos trilhos do lado esquerdo da foto seria a segunda opção
para instalar a mineração na maquete, porém uma montanha ali reduziria bastante a iluminação natural
[Foto 31 - 7 Out. 2009]
Mineração de ferro Buracão
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