Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Locomotiva Alco FA1 nº 3207 RFFSA em Barra do Piraí (RJ)
Locomotiva Alco FA1 nº 3207 RFFSA em Barra do Piraí (RJ). Observe os dois faróis “sealed beams” em substituição ao original da Alco. Foto: Fábio Dardes, RBF nº 4

Ferrovias

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

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• Locomotivas U23C modificadas para U23CA e U23CE (Numeração e variações) - 17 Fev. 2016

• A chegada da ponta dos trilhos a Brasília (1967) - 4 Fev. 2016

• Livro “Memória histórica da EFCB” - 7 Jan. 2016

• G8 4066 FCA no trem turístico Ouro Preto - Mariana (Girador | Percurso) - 26 Dez. 2015

• Fontes e fotos sobre a locomotiva GMDH1 - 18 Dez. 2015

• Locomotivas Alco RS no Brasil - 11 Dez. 2015

  

Ferreoclipping

• Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016

• Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016

• Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015

• Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015

• Estação Pirajá completa a Linha 1 do Metrô de Salvador - 28 Nov. 2015

• Metrô DF direciona 2/3 dos trens para a Ceilândia - 27 Ago. 2015

• EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015

Programação de Corpus Christi nos trens turísticos da ABPF Sul de Minas - 25 Mai. 2015

Passagens do trem para Vitória esgotam-se 15 dias antes do feriado - 22 Mar. 2015

  

Ferreomodelismo

• Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016

• Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015

• Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015

• Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015

• GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015

• Decais para G12 e C22-7i MRN - 7 Jun. 2015

  

Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• História do transporte urbano no Brasil - 19 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Batalhão Mauá: uma história de grandes feitos - 1º Dez. 2014

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

• A Era Diesel na EF Central do Brasil - 13 Mar. 2014

• Guia Geral das Estradas de Ferro - 1960 - 13 Fev. 2014

• Sistema ferroviário do Brasil - 1982 - 12 Fev. 2014

  

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Para uma história do ferreomodelismo no Brasil
A locomotiva Alco FA1 Frateschi


 
Flavio R. Cavalcanti - Ago. 2013

O lançamento do ferreomodelo de locomotiva Alco FA1 foi o tema de capa da RBF nº 4 [Ano I, Out./Dez. 1988; Ano II, Jan./Mar. 1989], postada nos Correios em 7 Ago. 1989.

O longo Editorial [p. 1-3] anunciava: “Este ano será (...) aquele em que acontecerá o maior número de inovações da linha Frateshi”.

De fato, a seção Novidades [p. 3-8] anunciava uma longa lista de lançamentos, inovações e aperfeiçoamentos:

  • Locomotiva FA1, nas pinturas RFFSA / Central e EFCB azul (2ª pintura EFCB), ref. 3008 e 3009
  • Locomotiva U20C na pintura azul da Fepasa (ref. 3007)
  • Locomotiva G12 na pintura azul da Fepasa (ref. 3000) - de volta ao catálogo, após um relançamento em série limitada
  • Vagões tanque de amônia Nitrofértil e Ultrafertil (ref. 2028 e 2029)
  • Vagões tanque ref. 2030, 2031 e 2032 em substituição aos vagões tanque (ref. 2011, 2012, 2013, 2014 e 2023)
  • Vagões frigoríficos Anglo, RFFSA/EFSJ, RFFSA/Bordon (ref. 2003K, 2007K, 2010K) e graneleiros EFS (ref. 2002K, 2008K) - relançamento em Kits para montar
  • Ponte “metálica” ref. 1510 - relançamento em série limitada
  • “Cascas” dos vagões ref. 2017, 2020 e 2025 sem pintura (ref. 20017, 20030, 20025)
  • “Cascas” das locomotivas G12, G22U e U20C sem pintura (ref. 30043, 30044, 30045); e da G12 azul Fepasa (ref. 30000)
  • Controlador ref. 5400 (em substituição ao ref. 5200)
  • Novas caixas “Trem elétrico”, agora incluindo o Controlador ref. 5300: Passageiros RFFSA, Cargueiro RFFSA, Cargueiro Fepasa e Minério RFFSA (ref. 6505, 6511, 6512, 6513)
  • Novas caixas “Hobby Trilho”, agora com os novos AMVs (“desvios”) ref. 4200
  • Nova edição do manual de maquetes “Ferrovias para você construir (vol. 2)”, com maior número de traçados, adaptados para os novos AMVs ref. 4200 e 4900, passando de 22 para 51 páginas
  • Além de várias inovações técnicas, nos mais diversos itens e peças.
Os ferreomodelos de locomotiva Alco FA1 lançados pela Frateschi em 1989
Os ferreomodelos de locomotiva Alco FA1 lançados pela Frateschi em 1989

Ferreomodelo Alco FA1

Quarta locomotiva lançada pela Frateschi, — após a G12, G22U e U20C, — a Alco FA1 foi a primeira realmente em escala 1:87.

Isso pode ter sido facilitado pelas maiores dimensões da locomotiva protótipo — corpo largo e 10 mm a mais de altura em escala HO, — mas também refletia um projeto, muito bem estudado, de disputar mais espaço no mercado internacional.

«Várias foram as FAs fabricadas por firmas estrangeiras, mas a Frateschi superou todas, por 1.000 a 0, não só em matéria de FA, mas também de truques Alco» — afirmava a Frateschi.

Daí, a decisão de reproduzir com fidelidade o protótipo original da Alco — no escapamento e no farol, — ao invés do protótipo com as modificações adotadas no Brasil.

Entre os aperfeiçoamentos, a Frateschi apontava que, “pela primeira, numa locomotiva [ferreomodelo] nacional, aparecem o ventilador do radiador e a estrutura por trás das grades laterais”; o motor já vinha fixado sobre nova suspensão, mais silenciosa e suave; escurecimento dos contatos de captação de energia por trás das rodas; parafusos dos redutores enegrecidos “para melhor acabamento”; fios mais flexíveis para melhorar a mobilidade dos truques; engate dianteiro sem o “anel” (que poderia ser acrescentado pelo ferreomodelista); substituição dos antigos parafusos de fixação da “casca” ao chassi por encaixes laterais; maior detalhamento do tanque de combustível, caixas de baterias e reservatório de ar etc.

O lançamento da locomotiva Alco FA1 na capa da RBF nº 4
O lançamento da locomotiva Alco FA1 na capa da RBF nº 4

“A locomotiva histórica da Frateschi”

O artigo de Fábio Dardes [p. 11-15] resume o surgimento do projeto da locomotiva pela Alco, de 1940 (“série 241”), e seus desenvolvimentos posteriores (motor 244, especificações DL.208, DL.208A, DL.208B e DL.508C).

A EFCB recebeu suas 12 locomotivas FA1 (especificação DL.208A) em Maio e Junho de 1948, constituindo-se o primeiro lote desse modelo a ser exportado; e teriam sido também as primeiras locomotivas diesel “covered wagon” a rodar no Brasil.

Pela análise de fotos e documentos, concluía que as locomotivas FA1 chegaram ao Brasil equipadas com turbo-alimentador refrigerado a ar (saída do escape longitudinal ao motor diesel), posteriormente substituído por turbo refrigerado a água (saída do escape transversal ao motor diesel); porém não conseguiu determinar se a modificação foi feita ainda na época da EFCB, ou já na época de formação da RFFSA (após 1957).

O posicionamento da buzina sobre o nariz estaria ligado ao gabarito da EFCB, mais restritivo que o das ferrovias norteamericanas.

Sua primeira pintura era a de vermelho cereja com faixa na cor marfim com frisos pretos e a inscrição “CENTRAL” em branco, com as letras “sombreadas” de verde (“sombra projetada”, ou “shadow”). Mais tarde receberam um segundo padrão de pintura

Destinaram-se, inicialmente, à tração de trens de passageiros entre o Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte. Após a criação da RFFSA começaram a ser utilizadas também em trens de carga. Com a chegada de outras locomotivas mais potentes, foram gradualmente relegadas aos serviços de manobra e de lastro.

Ao ser publicado o artigo, já tinham sido baixadas e sucateadas, com exceção da locomotiva nº 3211 — oficialmente 7099, nos arquivos, porém não renumerada, — “nas oficinas de Engenho de Dentro (RJ), ao tempo, em péssimo estado (faltando vários componentes)”.

Referências

Ao final do artigo, Fábio Dardes citava 5 fontes, que servem de base inicial para a busca de mais informações sobre as locomotivas Alco FA1:

  • Revista Ferroviária, 1948
  • Revista Ferroviária, Jul./Ago. 1981
  • Extra South 2200, Jan./Fev. 1973
  • Extra South 2200, Mar./Abr. 1973
  • Diesel Locomotive Cyclopedia, vol. 2
Locomotiva Alco FA1
Alco | EFCB / RFFSA | EM | RBF | Frateschi
As escalas da Frateschi
G-12 | G-22U | G-22CU | FA-1 | Consolidation | U-20C | U-5B
Vagão Tremonha | Carros Budd | Motores & motores
Frateschi Trens Elétricos - Histórico
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1968: Portal de túnel e Depósito de locomotivas | 1969: Ponte metálica 330 mm, Vagão prancha e Vagão gaiola
1970: Vagão Frima | 1974: Estação moderna | 1977: A bula das locomotivas G12 | 1979: "Desvio" | Informativo Frateschi
1981: Carros Budd | 1992: Volantes de inércia | 1994: Ten-Wheeler nos EUA | Nos trilhos do mercado externo
1995: Motor Mabuchi | 2004: A locomotiva V8 / Escandalosa
Fábrica começou em fundo de quintal | A evolução é o caminho natural
Geometria dos "trilhos" Frateschi | Itens & Cronologia
   
  

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