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Antiga embalagem da primeira ponte metálica da Frateschi, ilustrada por um desenho tosco
Antiga embalagem da primeira ponte metálica da Frateschi, ilustrada por um desenho tosco

Para uma história do ferreomodelismo no Brasil
A primeira ponte ferroviária Frateschi

Flavio R. Cavalcanti

Primeiro kit Frateschi para montar — segundo a Sport Modelismo n° 7 — a ponte em treliça metálica era o lançamento de uma empresa "conhecida dos ferreomodelistas pelo seu sistema de catenárias".

Os exemplares que vi da SM nada mais falam sobre tais catenárias. A Frateschi citou-as só uma vez, de passagem. Pessoas que viveram aquela época do hobby, também nunca abordaram o assunto.

A Frateschi "atuava no mercado" desde 1965 (segundo o IF-10), ou desde 1964 (postes telegráficos, segundo Celso Frateschi).

A ponte foi projetada com 165 mm de comprimento — a grade reta básica da Atma — e recebeu o código de referência 1501, dando continuidade ao código ref. 1500 dos postes telegráficos de 1964.

Ainda em 1967, foi lançada a Plataforma de Passageiros ref. 1502 [notícia] e no ano seguinte os códigos ref. 1508 e 1509 [notícia].

Os códigos ref. 1503 e 1507 só foram lançados anos mais tarde.

Os códigos ref. 1504, 1505 e 1506, segundo Celso, foram reservados para complementos à Plataforma, e afinal nunca utilizados.

  
Atualizações do “Centro-Oeste”
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Esquema de montagem do primeiro ferreomodelo de ponte ferroviária da Frateschi
Esquema de montagem da primeira ponte ferroviária da Frateschi
Ponte metálica 165 mm, ref. 1501 | Notícia
Frateschi Trens Elétricos - Construções para maquetes
1500 - Postes telegráficos | 1501 - Ponte treliça metálica 165 mm | 1502 - Plataforma de estação | 1503 - Estação moderna
1507 - Pinheiros | 1508 - Depósito de locomotivas moderno | 1509 - Portal de túnel | 1510 - Ponte treliça metálica 330 mm
1511 - Rampa-kit | 1512 - Caixa d'água | 1513 - Casa popular tipo BNH | 1514 - Depósito de óleo diesel
1515 - Pontilhão metálico 220 mm | 1516 - Ponte metálica 220 mm | 1517 - Depósito locomotivas antigo
1518 - Cabine de sinalização antiga | 1519 - Estação Eng° Passos | 1520 - Ponte metálica treliça importada
Frateschi Trens Elétricos - Histórico
1958: Brinquedos Frateschi | 1964: Postes telegráficos | 1967: Ponte metálica 165 mm | 1967: Plataforma de estação
1968: Portal de túnel e Depósito de locomotivas | 1969: Ponte metálica 330 mm, Vagão prancha e Vagão gaiola
1970: Vagão Frima | 1974: Estação moderna | 1977: A bula das locomotivas G12 | 1979: "Desvio" | Informativo Frateschi
1981: Carros Budd | 1992: Volantes de inércia | 1994: Ten-Wheeler nos EUA | Nos trilhos do mercado externo
1995: Motor Mabuchi | 2004: A locomotiva V8 / Escandalosa
Fábrica começou em fundo de quintal | A evolução é o caminho natural
Geometria dos "trilhos" Frateschi | Itens & Cronologia
As escalas da Frateschi
G-12 | G-22U | G-22CU | FA-1 | Consolidation | U-20C | U-5B
Vagão Tremonha | Carros Budd | Motores & motores
Marcas da história do ferreomodelismo brasileiro
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Produtores em atividade | Lojas e serviços
Para uma história do ferreomodelismo no Brasil
Pré-História & Priscas Eras | Cronologia 1945-1965 | Cronologia 1965-1969 | Acréscimos & correções
Pioneiro vendeu tudo para se estabelecer | Fiz minha primeira locomotiva sem saber que era "HO"
A bitola O brasileira | "Você é europeu ou americano?" | Brinquedos Frateschi | Ferreomodelismo Frateschi
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