Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Estação Engenheiro Passos, da Estrada de Ferro Central do Brasil, adotada pela Frateschi como modelo para sua estação de estilo antigo
Estação Engenheiro Passos, da Estrada de Ferro Central do Brasil, adotada pela Frateschi como modelo para sua estação de estilo antigo

  

Para uma história do ferreomodelismo no Brasil
Estação ferroviária de estilo antigo

Flavio R. Cavalcanti

A Estação Engenheiro Passos, da Estrada de Ferro Central do Brasil - EFCB, situada na divisa entre os estados do Rio de Janeiro e São Paulo, foi o protótipo adotado pela Frateschi para lançar sua estação ferroviária de estilo antigo, em 1992.

Vinha substituir a antiga estação de estilo moderno — movimento associado ao lançamento de suas locomotivas a vapor, e que incluiu o lançamento da cabine de sinalização ferroviária, a substituição do antigo depósito de locomotivas de estilo moderno por outro de estilo antigo, o relançamento de vários vagões de estilo antigo que estavam fora de produção, o lançamento de vagões de passageiros de estilo antigo etc.

Atualizações do “Centro-Oeste”
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Esquema de montagem da estação ferroviária Frateschi de estilo antigo para maquetes de ferreomodelismo em escala HO
Esquema de montagem da estação ferroviária Frateschi de estilo antigo
Estações ferroviárias & ferreomodelos
Estação modernista Frateschi | Plataforma ferroviária (Lançamento) | Estação Frateschi estilo antigo
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Estação ferroviária Atma | Pátios & estações
Frateschi Trens Elétricos - Construções para maquetes
1500 - Postes telegráficos | 1501 - Ponte treliça metálica 165 mm | 1502 - Plataforma de estação | 1503 - Estação moderna
1507 - Pinheiros | 1508 - Depósito de locomotivas moderno | 1509 - Portal de túnel | 1510 - Ponte treliça metálica 330 mm
1511 - Rampa-kit | 1512 - Caixa d'água | 1513 - Casa popular tipo BNH | 1514 - Depósito de óleo diesel
1515 - Pontilhão metálico 220 mm | 1516 - Ponte metálica 220 mm | 1517 - Depósito locomotivas antigo
1518 - Cabine de sinalização antiga | 1519 - Estação Eng° Passos | 1520 - Ponte metálica treliça importada
Frateschi Trens Elétricos - Histórico
1958: Brinquedos Frateschi | 1964: Postes telegráficos | 1967: Ponte metálica 165 mm | 1967: Plataforma de estação
1968: Portal de túnel e Depósito de locomotivas | 1969: Ponte metálica 330 mm, Vagão prancha e Vagão gaiola
1970: Vagão Frima | 1974: Estação moderna | 1977: A bula das locomotivas G12 | 1979: "Desvio" | Informativo Frateschi
1981: Carros Budd | 1992: Volantes de inércia | 1994: Ten-Wheeler nos EUA | Nos trilhos do mercado externo
1995: Motor Mabuchi | 2004: A locomotiva V8 / Escandalosa
Fábrica começou em fundo de quintal | A evolução é o caminho natural
Geometria dos "trilhos" Frateschi | Itens & Cronologia
As escalas da Frateschi
G-12 | G-22U | G-22CU | FA-1 | Consolidation | U-20C | U-5B
Vagão Tremonha | Carros Budd | Motores & motores
Marcas da história do ferreomodelismo brasileiro
Metalma | Erka | A bitola O brasileira | Estrela | Atma | Frateschi | Pioneer | Modeltrem / Hobbylândia | Miniaturas Artesanais
MR Custom | LAF | Phoenix | GM Paint | Minitec | Herpa | MRZ Decais | Pinto Family | Decais do Carlão | Hobbytec
Produtores em atividade | Lojas e serviços
Para uma história do ferreomodelismo no Brasil
Pré-História & Priscas Eras | Cronologia 1945-1965 | Cronologia 1965-1969 | Acréscimos & correções
Pioneiro vendeu tudo para se estabelecer | Fiz minha primeira locomotiva sem saber que era "HO"
A bitola O brasileira | "Você é europeu ou americano?" | Brinquedos Frateschi | Ferreomodelismo Frateschi
Afinal, quem somos nós, os ferreomodelistas? | Publicações marcam períodos de expansão
Publicações da história do ferreomodelismo brasileiro
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