Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Para uma história do ferreomodelismo no Brasil
Nova locomotiva G12
supera a expectativa

José Agenor - Centro-Oeste nº 95 (1º-mai-1995)

Já recebi a locomotiva G12 Frateschi com o novo motor japonês, e passo a seguir minhas impressões sobre ela, após ter feito vários testes.

Em 1987, eu havia feito uma modificação na G12 da época, instalando motor Kato e mudando a transmissão com auxílio de uma carga de caneta Bic.

Isso foi descrito com todos os detalhes no CO-23/10.

Depois, quando a Frateschi alterou sua transmissão e introduziu os volantes de inércia, passei a usar a G12 conforme saía de fábrica - trocando apenas o motor, substituindo-o pelo Kato da Atlas RS3. Ainda mantenho essas locomotivas modificadas.

A nova locomotiva Frateschi com motor Mabuchi funcionou ainda mais suavemente do que a minha híbrida, de motor Kato. Movimenta-se em velocidades bastante baixas, nas manobras; e é firme quando em percurso.

O controlador não esquenta mais, o que acontecia com os antigos motores Frateschi.

Até mesmo os eixos dos truques foram modificados, evitando que o modelo da G12 trepide ou balance quando em movimento.

Em resumo, temos agora locomotivas com desempenho ultra-suave, que nada ficam a dever às importadas, e por um preço 8 vezes menor.

Locomotivas virão com volantes de inércia | Frateschi adota motor Mabuchi | Nova G12 supera a expectativa
Frateschi Trens Elétricos - Histórico
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1995: Motor Mabuchi | 2004: A locomotiva V8 / Escandalosa
Fábrica começou em fundo de quintal | A evolução é o caminho natural
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Para uma história do ferreomodelismo no Brasil
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