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Para uma história do ferreomodelismo no Brasil
Nova locomotiva G12
supera a expectativa
José Agenor - Centro-Oeste nº 95 (1º-mai-1995)
Já recebi a locomotiva G12 Frateschi com o novo motor japonês,
e passo a seguir minhas impressões sobre ela, após
ter feito vários testes.
Em 1987, eu havia feito uma modificação na G12 da
época, instalando motor Kato e mudando a transmissão
com auxílio de uma carga de caneta Bic.
Isso foi descrito com todos os detalhes no CO-23/10.
Depois, quando a Frateschi alterou sua transmissão e introduziu
os volantes de inércia, passei a usar a G12 conforme saía
de fábrica - trocando apenas o motor, substituindo-o pelo
Kato da Atlas RS3. Ainda mantenho essas locomotivas modificadas.
A nova locomotiva Frateschi com motor Mabuchi funcionou ainda mais
suavemente do que a minha híbrida, de motor Kato. Movimenta-se
em velocidades bastante baixas, nas manobras; e é firme quando
em percurso.
O controlador não esquenta mais, o que acontecia com os
antigos motores Frateschi.
Até mesmo os eixos dos truques foram modificados, evitando
que o modelo da G12 trepide ou balance quando em movimento.
Em resumo, temos agora locomotivas com desempenho ultra-suave,
que nada ficam a dever às importadas, e por um preço
8 vezes menor.
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