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Ferreomodelismo
Fábrica começou em fundo de quintal

Marília de Camargo César – Gazeta Mercantil – 23-nov-1994

O que hoje é a Indústrias Reunidas Frateschi, começou no quintal de Galileo Frateschi, como uma oficina de brinquedos de madeira e bichos de pelúcia. Era 1958 e Celso — um dos 4 filhos do casal Galileo e Célia — tinha 15 anos.

Mas desde muito antes o menino demonstrava interesse especial pelos trens, na época movidos a corda.

O amor pelos trens elétricos, recorda o atual dono da Frateschi, foi fundamental para formar sua vocação.

Vários anos mais tarde, ele iria para a USP de São Carlos, de onde sairia formado engenheiro mecânico, em 1966.

Um ano depois, uniu-se ao pai na direção da Fábrica de Brinquedos Frateschi, que passou a fabricar acessórios para kits de trenzinhos produzidos então apenas pela Atma Paulista.

"A Atma tinha lançado uma linha de trens e nós queríamos crescer à sombra dela", admite.

Foi só em 1975 que a Frateschi lançaria sua primeira locomotiva, e em 1978 seu primeiro kit completo, com vagão e trilhos.

Celso não se recorda de quanto investiu em 1981, ao finalmente construir sua fábrica de 700 m2,onde ainda está instalado, na zona norte de Ribeirão Preto, SP.

Mas conta que, entre 1986 e 1989, investiu cerca de US$ 500 mil na ampliação das instalações para 1.000 m2 e na compra de novos equipamentos.

Hoje, seus trenzinhos são réplicas perfeitas dos de companhias como a Ferrocarriles Argentinos, Amtrak, Southern Pacific e Canadian Pacific, entre outras.

"Há três categorias de trens: os dos tigres asiáticos, baratos e de baixa qualidade; os europeus, caros e de alta qualidade; e os norte-americanos, de preço e qualidade intermediários.

Creio que estamos dentro desta última categoria", afirma o dono da Frateschi.

   

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1981: Carros Budd | 1992: Volantes de inércia | 1994: Ten-Wheeler nos EUA | Nos trilhos do mercado externo
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