Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
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Ferrovias

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

• Estação de Cachoeiro de Itapemirim | Pátio ferroviário (1994) - 28 Fev. 2016

• Caboose, vagões de amônia e locomotivas da SR7 em Alagoinhas (1991) - 25 Fev. 2016

• Locomotivas U23C modificadas para U23CA e U23CE (Numeração e variações) - 17 Fev. 2016

• A chegada da ponta dos trilhos a Brasília (1967) - 4 Fev. 2016

• Livro “Memória histórica da EFCB” - 7 Jan. 2016

• G8 4066 FCA no trem turístico Ouro Preto - Mariana (Girador | Percurso) - 26 Dez. 2015

• Fontes e fotos sobre a locomotiva GMDH1 - 18 Dez. 2015

• Locomotivas Alco RS no Brasil - 11 Dez. 2015

  

Ferreomodelismo

• Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016

• Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015

• Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015

• Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015

• GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015

• Decais para G12 e C22-7i MRN - 7 Jun. 2015

• Cabine de sinalização em estireno - 19 Dez. 2014

• Cabine de sinalização em palito de fósforo - 17 Dez. 2014

• O vagão Frima Frateschi de 1970 - 3 Jun. 2014

• Decais Trem Rio Doce | Decais Trem Vitória-Belo Horizonte - 28 Jan. 2014

• As locomotivas Alco FA1 e o lançamento Frateschi (1989) na RBF - 21 Out. 2013

• A maquete do Trem turístico Ouro Preto - Mariana (Trem da Vale) - 12 Out. 2013

  

Ferrovias

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

• Estação de Cachoeiro de Itapemirim | Pátio ferroviário (1994) - 28 Fev. 2016

• Caboose, vagões de amônia e locomotivas da SR7 em Alagoinhas (1991) - 25 Fev. 2016

• Locomotivas U23C modificadas para U23CA e U23CE (Numeração e variações) - 17 Fev. 2016

• A chegada da ponta dos trilhos a Brasília (1967) - 4 Fev. 2016

• Livro “Memória histórica da EFCB” - 7 Jan. 2016

• G8 4066 FCA no trem turístico Ouro Preto - Mariana (Girador | Percurso) - 26 Dez. 2015

• Fontes e fotos sobre a locomotiva GMDH1 - 18 Dez. 2015

• Locomotivas Alco RS no Brasil - 11 Dez. 2015

   

Escalas no ferreomodelismo
A escala da locomotiva
U20C Frateschi


 
Flavio R. Cavalcanti

As medidas, tiradas de um exemplar da época do lançamento, apresentam invejável concentração nas proximidades da escala 1:78,8 .

O truque-redutor, porém, parece ter-se modificado bastante, a julgar pelas distâncias entre-eixos obtidas por Reney Soares na recente G-22CU: – 25,05 e 21,3 mm.

Caso se observe redução de altura (semelhante à que parece ter havido entre a G-22U antiga e a G-22CU), mais um aspecto terá se afastado da escala 1:78,8 .

Observe que as plantas de diferentes ferrovias e épocas apresentam algumas discrepâncias — a verificar se são dos protótipos, ou dos desenhistas.

Locomotiva U-20-C
Medidas
segundo a NoB/RFFSA
Protótipo
HO 1:87,1
Frateschi
Frateschi
(mm)
(mm)
(mm)*
(Escala)
Comprimento entre testeiras
15.849,00
182,0
206,5
1:76,8
Dist. 1° ao 3° eixo
3.505,00
40,2
45,0
1:77,9
Distância entre eixos int.
1.911,00
21,9
24,0
1:78,8 ,6
Distância entre eixos ext.
1.594,00
18,3
21,0
1:75,9
Dist. 1ª roda à testeira
1.847,00
21,2
23,5
1:78,6
Dist. rabeira à 1ª roda
1.645,00
18,9
21,0
1:78,3
Altura da cabine
3.702,00
42,5
47,0
1:78,8
Altura máxima
3.772,00
43,3
48,0
1:78,6
Largura da base
2.743,00
31,5
35,2
1:77,9
Altura do passadiço
1.511,00
17,3
19,5
1:77,5
Altura do capô
2.781,00
31,9
36,0
1:77,3
Medidas
segundo a Fepasa (1,000 m)
Protótipo
HO 1:87,1
Frateschi
Frateschi
(mm)
(mm)
(mm)*
(Escala)
Comprimento entre testeiras
15.849,00
182,0
206,5
1:76,8
Dist. 1° ao 3° eixo
3.505,00
40,2
45,0
1:77,9
Distância entre eixos int.
1.911,00
21,9
24,0
1:78,8 ,6
Distância entre eixos ext.
1.594,00
18,3
21,0
1:75,9
Dist. 1ª roda à testeira
1.848,00
21,2
23,5
1:78,6
Dist. rabeira à 1ª roda
1.645,00
18,9
21,0
1:78,3
Altura da cabine
3.702,00
42,5
47,0
1:78,8
Largura da base
2.743,00
31,5
35,2
1:77,9
Medidas
segundo a Fepasa (1,600 m)
Protótipo
HO 1:87,1
Frateschi
Frateschi
(mm)
(mm)
(mm)*
(Escala)
Comprimento entre testeiras
15.849,00
182,0
206,5
1:76,8
Dist. 1° ao 3° eixo
3.505,00
40,2
45,0
1:77,9
Distância entre eixos int.
1.911,00
21,9
24,0
1:78,8 ,6
Distância entre eixos ext.
1.594,00
18,3
21,0
1:75,9
Dist. 1ª roda à testeira
1.848,00
21,2
23,5
1:78,6
Dist. rabeira à 1ª roda
1.645,00
18,9
21,0
1:78,3
Altura da cabine
3.702,00
42,5
47,0
1:78,8
Largura da base
2.743,00
31,5
35,2
1:77,9
         
Medidas
segundo ALL
Protótipo
HO 1:87,1
Frateschi
Frateschi
(mm)
(mm)
(mm)*
(Escala)
Comprimento entre testeiras
16.900,00
194,0
206,5
1:81,8
Dist. 1° ao 3° eixo
3.505,00
40,2
45,0
1:77,9
Distância entre eixos int.
1.911,00
21,9
24,0
1:78,8 ,6
Distância entre eixos ext.
1.594,00
18,3
21,0
1:75,9
Altura máxima
4.060,00
46,6
Largura da base
2.740,00
31,5
35,2
1:77,8
Altura do passadiço
1.510,00
17,3
19,5
1:77,4
         
Para comparação: U-20-C1 "Africanas"
Medidas
segundo ALL
Protótipo
HO 1:87,1
Frateschi
Frateschi
(mm)
(mm)
(mm)*
(Escala)
Comprimento entre testeiras
15.837,00
181,8
206,5
1:76,7
Dist. 1° ao 3° eixo
3.505,00
40,2
45,0
1:77,9
Distância entre eixos int.
1.911,00
21,9
24,0
1:78,8 ,6
Distância entre eixos ext.
1.594,00
18,3
21,0
1:75,9
Altura máxima
3.900,00
44,8
Largura da base
2.718,00
31,2
35,2
1:77,2
Altura do passadiço
1.460,00
16,8
19,5
1:74,9
(*) Importante: – As medidas dos modelos não devem ser consideradas exatas
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