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Ferreomodelismo

• Locomotiva GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015

• Decais para locomotivas G12 e C22-7i MRN / EF Trombetas - 7 Jun. 2015

• Cabine de sinalização em estireno - 19 Dez. 2014

• Cabine de sinalização em palito de fósforo - 17 Dez. 2014

• O vagão Frima Frateschi de 1970 - 3 Jun. 2014

• Decais Trem Rio Doce | Decais Trem Vitória-Belo Horizonte - 28 Jan. 2014

• As locomotivas Alco FA1 e o lançamento Frateschi (1989) na RBF - 21 Out. 2013

• A maquete do Trem turístico Ouro Preto - Mariana (Trem da Vale) - 12 Out. 2013

• Como construí minha própria locomotiva - 28 Set. 2013

  

Ferrovias

• A queda da ponte ferroviária em S. José dos Campos (1994) - 8 Jul. 2015

• Rodotrem “Sula Miranda” Rio - São Paulo (1992-1994) - 8 Jul. 2015

• Recuperação do Trem de Subúrbio de Salvador e transferência para a CTS (1998-2005) - 21 Jun. 2015

• O Trem de Subúrbio de Salvador no período da CBTU (1988-2005) - 19 Jun. 2015

• O Trem de Subúrbio de Salvador (1992) | TUEs | Estações | Sinalização | Via permanente - 16 Jun. 2015

• EF Jari | SD38-2 | Vagões | Projeto Jari - 12 Jun. 2015

• Filmagens de época na ABPF Sul de Minas - 1 Jun. 2015

• Locomotivas elétricas cremalheira Stadler para MRS - 26 Abr. 2015

• Síntese histórica da Valec e Geipot - 18 Abr. 2015

  
  

Ferreoclipping

• Metrô DF direciona mais trens para a Ceilândia - 27 Ago. 2015

• EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015

Programação de Corpus Christi nos trens turísticos da ABPF Sul de Minas - 25 Mai. 2015

Passagens do trem para Vitória esgotam-se 15 dias antes do feriado - 22 Mar. 2015

Ferrovia Norte-Sul inaugura “Open access” no Brasil - 5 Mar. 2015

Novos pontos de venda de passagens do trem Vitória a Minas - 3 Mar. 2015

Programação de Carnaval nos trens turísticos da ABPF Sul de Minas - 6 Fev. 2015

Metrô de Salvador entra em operação experimental - 11 Jun. 2014

   
       
   

Ferreomodelismo
Paquímetro (ou "calibre")


 
Paquímetro | Paquímetro digital | Escalímetro | Conversão de medidas | Pés, polegadas & cia.
Flavio R. Cavalcanti

O paquímetro é uma ferramenta para medidas de precisão — em especial, de peças e objetos cujo formato torna difícil ou impossível a aplicação de um escalímetro entre dois pontos. Pense numa bola.

  • Para as medidas externas de um objeto (ou parte dele), duas de suas superfícies são enquadradas entre a garra móvel e a garra fixa. O deslizamento da garra móvel se faz com o movimento do medidor — e suas marcas de leitura — ao longo da régua fixa.

  • O mesmo ocorre com o deslizamento do ponteiro móvel, na tomada de medidas entre duas superfícies "internas" do objeto.

Uma trava de mola (normalmente fechada) fixa a posição do medidor até o final da leitura. Para deslizar o conjunto móvel, deve-se manter a trava pressionada, liberando o movimento.

  • Paquímetros mais baratos, de plástico, em geral não têm trava. A durabilidade é menor, e deformações, afrouxamento, etc., podem comprometer a precisão das medidas. É necessário maior cuidado com solventes e outros produtos químicos.

  • Paquímetros de maior precisão substituem o deslizamento manual por um mecanismo indireto de "avanço do medidor", evitando pressão indevida em objetos cujo formato possa sofrer alteração. Também podem ter um parafuso de ajuste, ausente nos modelos comuns (mesmo que de boa marca e qualidade).

Entre chaveiros, o paquímetro é conhecido como "calibre", e na maior parte do tempo é utilizado apenas para comparar medidas (chave original / cópia), sem perder tempo com a leitura.

   

Bibliografia

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• História do transporte urbano no Brasil - 19 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Batalhão Mauá: uma história de grandes feitos - 1º Dez. 2014

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

• A Era Diesel na EF Central do Brasil - 13 Mar. 2014

• Guia Geral das Estradas de Ferro - 1960 - 13 Fev. 2014

• Sistema ferroviário do Brasil - 1982 - 12 Fev. 2014

• Estrada de Ferro do Corcovado: 100 anos de eletrificação -22 Mar 2013

  

Ferreosfera

       
 
         
 

Nônio

O painel de leitura do medidor chama-se "nônio" — uma seqüência de marcas em escala super-ampliada.

Sua função é de "lente de aumento analógica", facilitando a leitura. Elas "ampliam" a visualização da fração de milímetro, sempre que o "zero móvel" estaciona entre duas marcas da régua fixa.

Na foto abaixo, o aumento oferecido pelo "nônio" é de 40 vezes — para oferecer confiabilidade de leitura até 1/20 de mm (0,05 mm).

O mecanismo é de "computador analógico" — a velha régua de cálculo, da qual só falta o visor convexo (lente de plástico transparente).

  • A relação virtual é de 41 marcas (zero incluído), cobrindo 39 mm. O avanço real seria de 0,975 mm de uma para outra, e indicaria frações de 1/40 mm = 0,025 mm.
  • A relação efetiva, de 21 marcas (zero incluído), cobrindo os mesmos 39 mm, impõe um limite à precisão reconhecida como válida, em frações de 1/20 mm = 0,05 mm.
  • O resultado é uma "lente de aumento analógica", de 40x, com precisão reconhecida somente até 1/20 mm.

A foto abaixo mostra que a leitura de 3,95 mm já dá motivo a dúvidas, uma vez que o posicionamento da câmera fotográfica deformou a perspectiva das marcas mais à direita. A impressão é de que o 10 (móvel) estaria alinhado com a marca da régua fixa. Não está, pois neste caso o zero (móvel) também estaria.

Houvesse 41 marcas móveis, e provavelmente a leitura ficaria mais próxima de 3,975 mm.

No lado superior do nônio, o número de marcas cai a menos da metade, cobrindo apenas 1/4 do espaço disponível. A precisão considerada válida é quatro vezes menor (1/128'' = 0,20 mm), quando pela lógica deveria ser oito vezes menor.

A leitura em frações de polegada, na foto, dá exatamente 3,97 mm. Na prática, acabou sendo mais exata.

 

Byteria

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Detalhe do quadro de leitura, chamado Nônio
Detalhe do quadro de leitura (nônio). As marcas inferiores oferecem precisão de 0,05 mm. Na parte superior, as 8 marcas
oferecem precisão de apenas 1/128'' (0,20 mm), e a leitura é de 5/32'' = 3,97 mm.
  • Atualmente (2011), o paquímetro digital tornou-se uma opção interessante, por dispensar aprendizado, esforço da vista, e ser mais econômico.
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