Fernando Leon Lucas — Centro-Oeste nº 85 (1º-Dez-1993)A fixação dos truques ao chassi de carros e vagões é feita através de um parafuso de 2,5 mm de diâmetro e 10 mm de comprimento, com porca e arruela. A porca é encaixada numa peça de poliestireno de 2 mm de espessura por 8 mm de largura, e comprimento conforme a largura do chassi — geralmente cerca de 30 mm (Fig. 1). O encaixe da porca nesta peça visa permitir sua fixação, já que é difícil colar uma peça metálica no poliestireno. Há 2 maneiras de fazer o encaixe. Uma das maneiras é furar o plástico estireno com broca de 2 mm de diâmetro e — com uma lima quadrada do tipo usada por ourives — alargar o furo e dar-lhe o contorno da porca. |
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Sendo a porca sextavada, torna-se difícil dar ao furo este contorno. Por isto vamos limar 2 cantos da porca para que fique retangular. É fácil limar o furo no plástico estireno para torná-lo retangular e encaixar a porta.
A outra maneira é esquentar a porca na chama de uma lamparina, ou mesmo na chama do fogão. Com ela quente, pressione-a contra o poliestireno até que ela penetre e até mesmo passe para o outro lado. Desta forma a porca pode permanecer sextavada.
Para facilitar esta operação, enrosque a porca na ponta de um parafuso e use um alicate para segurar o parafuso na hora de aquecer a porca.
Ao redor do furo no plástico fica uma saliência de material derretido que será removida com uma lima ou lixa.
Coloque no furo outra porca, pois a que foi aquecida fica queimada e enferruja com facilidade.
Se for usado o segundo processo para encaixar a porca, é conveniente primeiro fazer o encaixe — e só depois cortar o poliestireno no tamanho desejado, de modo que o furo fique corretamente centralizado.
Cole a peça de poliestireno (com a porca encaixada) no fundo do chassi. Caso a porca tenha mais do que os 2 mm de espessura do plástico, é bom limá-la para que fique nivelada em ambas as faces.
Para evitar que a porca saia da posição cola-se por cima um outro pedaço de poliestireno de 2 mm de espessura e formato de 8 x 8 mm. Se preferir faça-a redonda com um diâmetro de 8 mm.
Seja qual for o feitio escolhido, este "fecho" deve ter um furo central de 2,5 mm de diâmetro para a passagem do parafuso. Não esqueça de centralizar muito bem este furo com o furo da porca, por ocasião da colagem.
Além de "trancar" a porca em seu lugar, o "fecho" serve de encosto para o assentamento do truque, mantendo uma distância adequada do chassi e permitindo sua livre movimentação (giro).
Dependendo do tipo do chassi, é possível que se precise colar 2 "fechos", um por cima do outro.
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Os truques Frateschi têm um furo de uns 4,8 mm de diâmetro para fixação, o que deixa grande folga entre o furo e o parafuso. Por isso é necessário fazer uma pequena arruela de poliestireno de 2 mm de espessura — que depois será afinada para 1,5 mm —, com um furo central de 2,5 mm de diâmetro para a passagem do parafuso, e diâmetro externo um pouco menor do que 4,8 mm, para encaixar no furo de fixação existente no truque Frateschi (Fig. 2). É sobre esta arruela de plástico que se vai dar o aperto do parafuso, com folga para permitir a livre movimentação do truque. Por isso, quase sempre é necessário ajustar o comprimento do parafuso — a menos que você perfure o fundo do chassi antes de colar a peça com a porca. Isso permitirá que o parafuso ultrapasse o fundo do chassi do vagão, dispensando ajustar o comprimento do parafuso. Já fiz vários vagões com os truques fixados desta maneira, e não me arrependo. |
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Pessoalmente prefiro utilizar a primeira sugestão — limar a porca para deixá-la retangular. A "cola" a que me refiro é na verdade um dos líquidos que dissolvem e fundem as peças de plástico — thinner, toluol ou clorofórmio. Foto — Vagão prancha rebaixado que acabei de construir em Outubro, a partir do projeto apresentado por Marcelo Lordeiro na Revista Ferroviária em 93/Abril e 93/Maio. Utilizei o sistema descrito aqui, para fixar os 2 truques de cada plataforma-cabeceira e também para fixar estas à plataforma principal. |
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