Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home
  
   
   
 

  

Ferrovias

• Estrada de Ferro Goiás - 30 Jul. 2018

• GE U23C nº 3902 RFFSA - 8 Out. 2017

• Litorinas Budd RDC no Brasil - 27 Set. 2017

• Fases de pintura das English Electric EFSJ / RFFSA - 2 Mai. 2017

• A Velha Senhora no trem da Luz a Paranapiacaba (1985) - 22 Fev. 2017

• Trens especiais Curitiba - Pinhais (1991) - 29 Nov. 2016

  

Ferreomodelismo

• Backlight em maquetes de ferreomodelismo - 5 Nov. 2017

• Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016

• Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015

• Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015

• Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015

• GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015

   

Engates: ferrovias e ferreomodelismo
Horn-Hook, X2f e NMRA

Flávio R. Cavalcanti – Centro-Oeste DC-21 (30 Nov. 1991)
As informações desse artigo foram fornecidas
pelo companheiro Warren Delano, SP/SP,
representante da NMRA para orientação
aos sócios da América do Sul.

Nem o texto sobre engates do Marcos Bertossi (DC-16) — nem a edição final feita pelo Centro-Oeste — deixaram claro que a Associação Nacional dos Ferreomodelistas dos EUA (NMRA) rejeita as denominações "engate NMRA" e "engate X2f NMRA", atribuídas ao engate Horn-Hook (chifre-gancho, ver DC-16, Fig. 11a e 11b).

Em 1962/Jun, a Railroad Model Craftsman publicou, na pág. 5, a seguinte carta de Donald Robinson, Oficial, NMRA:

"Ainda que um hábito, uma vez iniciado, seja muito difícil de quebrar, isso pode ser feito com um pouco de persistência. A utilização do termo — engate NMRA — é um desses hábitos.

"É verdade que existem vários engates HO sendo vendidos, que se parecem com o projeto X2f, desenvolvido pela NMRA, mas nenhum deles conforme as dimensões da NMRA. De fato, as dimensões das várias marcas variam tão grosseiramente que é difícil, senão impossível, acoplar uns com os outros.

"Já que os engates atualmente em produção não seguem as especificações da NMRA, e não são de forma alguma patrocinados pela NMRA, os termos engate NMRA, e engate X2f NMRA... são incorretos.

"Na última reunião do NMRA Board of Trustees, foi tomada a decisão de fazer todo esforço para eliminar a referência à NMRA, de qualquer menção dos engates atualmente no mercado. (...).

"... solicito, portanto, colaboração com a Associação Nacional de Ferremodelistas (NMRA) no sentido de evitar qualquer referência a engate NMRA, até que a sua utilização seja autorizada pela organização. Por ora, a NMRA deseja que nem seu nome, nem a sua sigla, sejam ligados com qualquer engate, de qualquer forma que tenda a sugerir patrocínio ou favoritismo, ou ao engate, ou ao seu projeto".

    Engate de ferreomodelismo em plástico, usado pelas grandes marcas do hobby nos EUA

Isso foi quase 3 décadas atrás.

O projeto X2f havia sido desenvolvido alguns anos antes, pela comissão especial para normas de engates da NMRA. O objetivo era criar um engate que: (1) Parecesse com o protótipo; (2) Acoplasse com tantos outros, quanto possível; (3) Fosse fácil de fabricar; (4) Fosse superior, em operação, a qualquer outro então disponível.

Competiam então os primeiros Kadee; o laço-gancho (ou gancho-anel) da Mantua; e modelos não-operacionais imitando os protótipos.

A votação dos sócios da NMRA não aprovou a adoção do X2f como engate-padrão para a escala HO.

A essa altura, vários fabricantes de modelismo ferroviário estavam prontos para entrar no mercado de trens elétricos (caixas com conjuntos prontos para rodar). O novo engate X2f rapidamente foi adotado por todos os fabricantes de trens elétricos, inclusive Mantua-Tyco, Athearn, Gilbert, Penn Line, Varney, Lionel, produtores independentes como Rail Line, Ulrich, Model Die Casting, Selley, e produtores do Japão, Inglaterra e Europa.

Quanto mais fabricantes o adotavam, mais problemas apareciam. Algumas versões não seguiam fielmente as especificações originais de engenharia, definida pela comissão da NMRA. Também surgiram variações nos materiais utilizados em sua fabricação, incluindo vários tipos de plástico, zamac, latão e outros metais.

Ainda mais crítico, era o grau de elasticidade da mola, nas diversas marcas. Algumas usavam molas inteiramente moldadas em plástico, outras usavam mola-de-cabelo metálica, molas helicoidais metálicas etc.

   

Ferreosfera

  

Ferreoclipping

• Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016

• Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016

• Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015

• Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015

• EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015

  

Engates ferroviários
Ferrovia | Engate europeu | Ferreomodelismo | Horn-Hook, X2f, NMRA
Kadee & ímãs de desengates | Ajuste de engates Kadee | Raios de curva | Engate Kadee na haste do truque
Por que Kadee n° 4 | Instalando engates e truques Phoenix | Bancada de manutenção | Oficina de locomotivas
Truques ferroviários
Truques: modelos e protótipos | Fixação de truques em modelos | Instalando engates e truques Phoenix
Rodeiros RP-25 NMRA | Curvas e material rodante | AMVs e material rodante | Gabarito adicional em curvas

Busca no site
  
       
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home
Sobre o site Centro-Oeste | Contato | Publicidade | Política de privacidade