Ferreomodelismo
Como padronizar a altura
dos engates Kadee
Fábio Dardes – Centro-Oeste nº 23, (Dez. 1987)
Importante
Este artigo é altamente “datado” – muita coisa mudou
no material Frateschi, nesses 22 anos.
Este artigo visa facilitar a instalação dos engates Kadee e Mat-a-Matic
em vagões e carros nacionais Frateschi, Atma e Pioneiro.
As combinações de truques e rodeiros descritas na tabela anexa
são as que acredito terem a maior probabilidade de acontecer. Não
foi considerado o truue Phoenix, pois quando a tabela foi elaborada ele ainda
não estava disponivel.
As medidas dos calços na tabela foram baseadas em experiência própria,
e a tolerância foi dada em função da própria variação
dos materiais.
Os calços devem ser colocados entre o chassi e a caixa do engate, podendo
ser colados ou aparafusados (Fig. 1).
Sempre que possível, a instalação dos engates deve ser feita
no chassi, pois assim as forças envolvidas não são transmitidas
aos truques, mas diretamente à estrutura do vagão, dando maior liberdade
de giro ao truque (Fig. 2).
Esse tipo de instalação só é aconselhável
para vagões curtos – protótipo até 40’ ou 50’ (12 a 15 m).
Para vagões de mais de 50’ e carros de passageiros, a montagem dos engates
deve ser feita no próprio truque, evitando o desengate durante o tráfego.
Esse desengate ocorre porque, sendo a distância entre centro de truques
muito grande, e o raio das curvas muito pequeno (mesmo observando “grandes raios”,
eles não traduzem a realidade dos raios da ferrovia protótipo),
os engates são forçados a um giro excessivo. E sendo os carros muito
grandes em relação ao arco da curva, o engate não consegue
acompanhar a linha de centro da via (Fig. 3).
A Fig. 4 mostra as dimensões que devem ser respeitadas
em relação à superfície do boleto dos trilhos. A Fig.
5 mostra como ajustar o pino de desengate.
Para verificar a altura tanto do engate como do pino de desengate, pode-se utilizar
o gabarito da própria Kadee, ou construir um, utilizando as dimensões
da Fig. 4. Veja a propósito o IF nº 17.
Adaptação
A adaptação mais trabalhosa é a do chassi utilizado pela
Atma nos furgões e tanques, que merece destaque:
1 – Corte a parte hachurada nas dimensões indicadas na Fig.
6.
2 – Coloque no esquadro.
3 – Cole o calço de estireno de 0,1 mm.
4 – Cole a caixa do Kadee.
Caso o engate fique abaixo das dimensões descritas na Fig.
4 (ponto médio do engate), você pode utilizar arruelas entre
o chassi e o truque, aumentando então a altura do chassi e do vagão.
Para os vagões Frateschi, onde não seja necessário usar
calços, a montagem é feita no próprio chassi.
Em alguns casos, em vez de calços para distanciar o engate, é preciso
rebaixar o chassi, ou “cavar”. O procedimento é semelhante (não
igual) ao descrito para o furgão e o tanque da Atma.
Para os vagões prancha, graneleiro, gaiola, frigorífico e graneleiro
de cimento, onde a instalação é feita diretamente no chassi,
é necessário abrir um rasgo na testeira, na dimensão da caixa
do engate Kadee, ou do Mat-a-Matic.
Para os vagões furgão e prancha da Pioneiro, deve-se retirar a
parte da viga central entre a testeira e a fixação do truque (Fig.
8) e em seguida acrescentar o calço de 2 a 2,2 mm.
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