Locomotiva G12 n° 535 da Estrada de Ferro Vitória
a Minas
A "Cabeçuda" da EFVM
Mais uma vez a Estrada de Ferro Vitória a Minas mostra sua capacidade
de adotar medidas que resultem em eficiência e produtividade, conforme pode ser
constatado nesta modificação efetuada na locomotiva G-12 n° 535.
O objetivo da modificação é dar maior visibilidade ao maquinista durante as manobras
das composições ferroviárias, que em geral são longas dentro da EFVM.
A modificação consiste basicamente na elevação da cabine, com todos os comandos,
cerca de 1 metro acima da altura original (para comparação, ela fica da altura
do radiador das locomotivas Dash-8-40BB); e adoção de amplos vidros tipo rayban.
Também foi removido o freio dinâmico, encurtando e rebaixando o nariz curto,
para oferecer melhor visibilidade.
Por enquanto, só foi construída uma unidade, mas existe a possibilidade de que
outras venham a ser modificadas.
Na EFVM, a locomotiva G-12 n° 535 foi carinhosamente apelidada de "Cabeçuda".
Esse tipo de solução já é adotado por várias ferrovias americanas, normalmente
as que transportam minério, tal como a EFVM.
Os fabricantes produziram locomotivas com estas características. Como exemplo,
a Kennecott Inc. encomendou em 1977, junto à Electro-Motive Division (EMD-GM),
11 locomotivas GP-39-2.
Já a Alco, fez uma versão de sua manobreira C-415 para a Southern Pacific.
Para o ferreomodelista, aí está uma locomotiva altamente "maquetável" (como diz
nosso colega Nilson Rodrigues), pela sua originalidade.
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