Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home
  
   
   
Locomotiva nº 535 da EFVM, apelidada de "Cabeçuda"
Locomotiva "Cabeçuda" da EFVM — G-12 n° 535, que teve a cabina elevada em 1 metro, para maior visibilidade e segurança no pátio de manobras

Trens de passageiros

Vitória - Belo Horizonte
São Luís - Parauapebas

Antigos trens de passageiros

Xangai
Barrinha
Expresso da Mantiqueira
Barra Mansa a Lavras
Trem de Prata
Trem Húngaro
Automotrizes Budd
Litorinas Fiat
Cruzeiro do Sul
Trem Farroupilha
Trem de aço da Paulista

Plataforma de embarque: 1995

Trens turísticos e passeios ferroviários
Trens de passageiros
Museus ferroviários
Maquetes ferroviárias
Eventos

  

Ferreoclipping

• Livro sobre a GWBR em João Pessoa e Recife - 12 Mai. 2016

• Museu Ferroviário de Natal - 25 Abr. 2016

• Passagens e calendário do trem turístico Ouro Preto - Mariana | Percurso - 20 Dez. 2015

• Passagens e descontos do Trem do Corcovado | Onde comprar - 12 Dez. 2015

• EF Campos do Jordão | Horários | Hospedagem - 15 Jul. 2015

   

Locomotiva G12 n° 535 da Estrada de Ferro Vitória a Minas
A "Cabeçuda" da EFVM


 
Fábio Dardes
Centro-Oeste n° 88 — 1° Mar. 1994

Mais uma vez a Estrada de Ferro Vitória a Minas mostra sua capacidade de adotar medidas que resultem em eficiência e produtividade, conforme pode ser constatado nesta modificação efetuada na locomotiva G-12 n° 535.

O objetivo da modificação é dar maior visibilidade ao maquinista durante as manobras das composições ferroviárias, que em geral são longas dentro da EFVM.

A modificação consiste basicamente na elevação da cabine, com todos os comandos, cerca de 1 metro acima da altura original (para comparação, ela fica da altura do radiador das locomotivas Dash-8-40BB); e adoção de amplos vidros tipo rayban.

Também foi removido o freio dinâmico, encurtando e rebaixando o nariz curto, para oferecer melhor visibilidade.

Por enquanto, só foi construída uma unidade, mas existe a possibilidade de que outras venham a ser modificadas.

Na EFVM, a locomotiva G-12 n° 535 foi carinhosamente apelidada de "Cabeçuda".

Esse tipo de solução já é adotado por várias ferrovias americanas, normalmente as que transportam minério, tal como a EFVM.

Os fabricantes produziram locomotivas com estas características. Como exemplo, a Kennecott Inc. encomendou em 1977, junto à Electro-Motive Division (EMD-GM), 11 locomotivas GP-39-2.

Já a Alco, fez uma versão de sua manobreira C-415 para a Southern Pacific.

Para o ferreomodelista, aí está uma locomotiva altamente "maquetável" (como diz nosso colega Nilson Rodrigues), pela sua originalidade.

   

Trens turísticos

Trem do Corcovado
São João del Rei
Campos do Jordão
Ouro Preto - Mariana
Trem das Águas
Trem da Mantiqueira
Trem das Termas
Montanhas Capixabas
Barra do Rio Grande
Teleférico de Ubajara

Em projeto

Expresso Pai da Aviação
Trem ecoturístico da Mata Atlântica
Locomotiva Zezé Leone

Antigos trens turísticos

São Paulo - Santos
Cruzeiro - São Lourenço
Trem da Mata Atlântica
Trem dos Inconfidentes
Trem Curitiba - Lapa

Calendário 1987
VFCJ | Bitolinha | Lapa | Inconfidentes | Trem da Serra | Paranapiacaba

Acompanhe no FB

Lateral da locomotiva nº 535 da Estrada de Ferro Vitória a Minas - EFVM
A "Cabeçuda" da EFVM | Desenho e notas | Fotos de 2008
Locomotivas da Estrada de Ferro Vitória a Minas
As "fases" das G-12 | Vista do teto | Em La Grange | A "Cabeçuda" | Conjunto Slug
G12 Acesita | G12 MRN
B12 | DH Krupp Bo+Bo+Bo | G-16 | GT-26CU2 | DDM-45 | BB45-2 nº 886 | Dash 8-40BB
Plantas de locomotivas da EFVM
B12 | G12 GM | GT26CU2 EMD-GM e Macosa | GT26CU2 GM-Villares | DH Krauss-Maffei | DDM45
Estrada de Ferro Vitória a Minas
Trem de passageiros Vitória - Belo Horizonte | Trem turístico Ouro Preto - Mariana | O novo trem da Vale
As "fases" das G-12 | Vista do teto | Ainda em La Grange | A "Cabeçuda" | Conjunto Slug | G12 Acesita | G12 MRN
G-16 | GT-26CU2 | DDM-45 | Dash 8-40BB | Vagão caboose | Fotos de 1971 | Simulador de trens | Antigo CTC
Mapa 2003 | Estações em 2003 | Mapa 1984 | Mapa 1970 | Estações em 1960 | Mapa em 1954 | Abertura dos trechos até 1944 | 1907
Vale
EFVM | EF Carajás | Ferrovia Norte-Sul
Trem Vitória - Belo Horizonte | Trem São Luís - Parauapebas | Trem Ouro Preto - Mariana
O simulador de trens | Antigo CTC
Cadernos do Fábio Dardes
O ABC dos decais | Materiais & ferramentas para o trabalho com modelos | Bancada para manutenção
Como padronizar a altura de engates Kadee | Decais LAF
Transformando uma gôndola Atma em GPD da RFFSA | Nacionalizando locomotivas estrangeiras (I)
A "Cabeçuda" da EFVM | As "fases" das G12 | U5B n° 3027 EFCB | As English Electric da RFN
As GP9L e GP18 da EF Araraquara | As Baldwin AS-616 nas ferrovias brasileiras | As locomotivas Shay no Brasil

Busca no site
  
       
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home
Sobre o site Centro-Oeste | Contato | Publicidade | Política de privacidade