Centro-Oeste - Trens, ferrovias e ferreomodelismo
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home
  
   
   
Conjunto Locomotiva G12 + slug nos trilhos da ferrovia em Tubarão
Conjunto G12 Slug nº 532 no pátio de calcáreo (Tubarão, Vitória, ES), Vinícius Secchin, Dezembro de 2007

Ferrovias

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

• Estação de Cachoeiro de Itapemirim | Pátio ferroviário (1994) - 28 Fev. 2016

• Caboose, vagões de amônia e locomotivas da SR7 em Alagoinhas (1991) - 25 Fev. 2016

• Locomotivas U23C modificadas para U23CA e U23CE (Numeração e variações) - 17 Fev. 2016

• A chegada da ponta dos trilhos a Brasília (1967) - 4 Fev. 2016

• Livro “Memória histórica da EFCB” - 7 Jan. 2016

• G8 4066 FCA no trem turístico Ouro Preto - Mariana (Girador | Percurso) - 26 Dez. 2015

• Fontes e fotos sobre a locomotiva GMDH1 - 18 Dez. 2015

• Locomotivas Alco RS no Brasil - 11 Dez. 2015

  

Bibliografia

• A Gretoeste: a história da rede ferroviária GWBR - 25 Abr. 2016

• Índice das revistas Centro-Oeste (1984-1995) - 13 Set. 2015

• Tudo é passageiro - 16 Jul. 2015

• The tramways of Brazil - 22 Mar. 2015

• História do transporte urbano no Brasil - 19 Mar. 2015

• Regulamento de Circulação de Trens da CPEF (1951) - 14 Jan. 2015

• Batalhão Mauá: uma história de grandes feitos - 1º Dez. 2014

• Caminhos de ferro do Rio Grande do Sul - 20 Nov. 2014

• A Era Diesel na EF Central do Brasil - 13 Mar. 2014

• Guia Geral das Estradas de Ferro - 1960 - 13 Fev. 2014

• Sistema ferroviário do Brasil - 1982 - 12 Fev. 2014

  

Ferrovias

Os “antigos” trens turísticos a vapor da RFFSA - 21 Nov. 2016

• Estação de Cachoeiro de Itapemirim | Pátio ferroviário (1994) - 28 Fev. 2016

• Caboose, vagões de amônia e locomotivas da SR7 em Alagoinhas (1991) - 25 Fev. 2016

• Locomotivas U23C modificadas para U23CA e U23CE (Numeração e variações) - 17 Fev. 2016

• A chegada da ponta dos trilhos a Brasília (1967) - 4 Fev. 2016

• Livro “Memória histórica da EFCB” - 7 Jan. 2016

• G8 4066 FCA no trem turístico Ouro Preto - Mariana (Girador | Percurso) - 26 Dez. 2015

• Fontes e fotos sobre a locomotiva GMDH1 - 18 Dez. 2015

• Locomotivas Alco RS no Brasil - 11 Dez. 2015

   

Estrada de Ferro Vitória a Minas
Conjunto G12 Slug nº 532


 
Fotos: Vinícius Secchin de Melo e Deiwison J. Coelho Silva
João Bosco Setti
data 09 Mai 2008 21:52
assunto: sobre a SLUG ou MATE

Amigos,

O interessante é que a slug, que a EFVM chama de MATE (Motors for Added Tractive Effort), é a original 546, que teve o motor diesel removido, sendo alimentada pela G12 532. Também pode ser chamada de BTM (Traction Booster Module) our ainda TEBU (Tractive Effort Booster Unit).

De início eram ambas com aparência externa normal, com os comandos na 532 (geradora), mas tempos depois a EFVM rebaixou os narizes longo e curto da 546 (sem motor) e reinstalou os comandos nela, tirando da 532, por ser mais silenciosa e com melhor visibilidade.

Esta história é contada no livro EFVM2, nas páginas 48 a 50, e até a publicação ambas mantinham seus números independentes. Depois a EFVM unificou o número das duas como 532, já que trabalham permanentemente engatadas.

Um abraço,

Setti

Vinícius Secchin de Melo escreveu:

Sim Antônio, elas são cativas uma da outra. A máquina da frente não possui motor diesel, apenas motores de tração nos rodeiros e a locomotiva de traz possui motor diesel, gerador de tração (o original da G12) e motores de tração.

Foram feitas ligações elétricas específicas dos motores de tração para que operasse desta forma.

A grande vantagem é que este conjunto consegue desenvolver esforço de tração comparável a uma DDM !!!

Grande abraço.

Antonio Leal escreveu:

Tanto a slug quanto a g12 atrás tem a numeração 532... Elas funcionam sempre juntas em regime de "Cosme e Damião"?

2008 Mai. 09 Vinícius Secchin de Melo :

Olha a slug aí gente !!!

   

Ferreomodelismo

• Luzes de 0,5 mm (fibra ótica) - 2 Jun. 2016

• Vagão tanque TCQ Esso - 13 Out. 2015

• Escalímetro N / HO pronto para imprimir - 12 Out. 2015

• Carro n° 115 CPEF / ABPF - 9 Out. 2015

• GMDH-1 impressa em 3D - 8 Jun. 2015

• Decais para G12 e C22-7i MRN - 7 Jun. 2015

  
       
 
Conjunto de locomotivas slug com a nova pintura da Vale em 30 de Abril de 2011
Conjunto slug fotografado por Deiwison J. Coelho Silva no complexo de Tubarão em Vitória (ES) em 30 Abr. 2011
Vista lateral do conjunto locomotiva G12 + slug
Conjunto G12 Slug nº 532 no pátio de recepção de minério de Tubarão (Vitória, ES). Foto: Vinícius Secchin, Março 2008
Locomotivas da Estrada de Ferro Vitória a Minas
As "fases" das G-12 | Vista do teto | Em La Grange | A "Cabeçuda" | Conjunto Slug
G12 Acesita | G12 MRN
B12 | DH Krupp Bo+Bo+Bo | G-16 | GT-26CU2 | DDM-45 | BB45-2 nº 886 | Dash 8-40BB
Plantas de locomotivas da EFVM
B12 | G12 GM | GT26CU2 EMD-GM e Macosa | GT26CU2 GM-Villares | DH Krauss-Maffei | DDM45
Estrada de Ferro Vitória a Minas
Trem de passageiros Vitória - Belo Horizonte | Trem turístico Ouro Preto - Mariana | O novo trem da Vale
As "fases" das G-12 | Vista do teto | Ainda em La Grange | A "Cabeçuda" | Conjunto Slug | G12 Acesita | G12 MRN
G-16 | GT-26CU2 | DDM-45 | Dash 8-40BB | Vagão caboose | Fotos de 1971 | Simulador de trens | Antigo CTC
Mapa 2003 | Estações em 2003 | Mapa 1984 | Mapa 1970 | Estações em 1960 | Mapa em 1954 | Abertura dos trechos até 1944 | 1907
Vale
EFVM | EF Carajás | Ferrovia Norte-Sul
Trem Vitória - Belo Horizonte | Trem São Luís - Parauapebas | Trem Ouro Preto - Mariana
O simulador de trens | Antigo CTC

Busca no site
  
       
Ferrovias | Mapas | Estações | Locomotivas | Diesel | Vapor | Elétricas | Carros | Vagões | Trilhos Urbanos | Turismo | Ferreomodelismo | Maquetes ferroviárias | História do hobby | Iniciantes | Ferreosfera | Livros | Documentação | Links | Atualizações | Byteria | Mboabas | Brasília | Home
Sobre o site Centro-Oeste | Contato | Publicidade | Política de privacidade